English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No Antigo Testamento a poligamia para os homens era permitida. Já no Novo testamento ela é abolida. A pergunta: será a poligamia masculina um pecado tão sério? Afinal (aí veio a resolução), DEUS NÃO É O MESMO? Ou seja o mesmo Deus do Antigo Testamento não é o mesmo Deus do Novo Testamento? Então a poligamia pode ser encarada como a Lei Suprema que recebeu uma Emenda, aí eu entro como um leigo no assunto mas que sabe que no Direito, uma Lei retrocede PARA BENEFICIAR e não PARA PREJUDICAR OU IMPEDIR. Afinal, ele está certo ao afirmar que Deus "fecha os olhos" ante poligamia dos homens, ou é apenas uma forma de livrar a sua consciência ou tentar legitimar uma situação que esse meu amigo é deveras comprometido, pois ele é um pulador de muro histórico?
Ah, não sei nem se deveria fazer esta pergunta nesta categoria, mas vou arriscar pois tem a ver com relacionamento né?

2007-03-26 00:18:49 · 6 respostas · perguntado por Wallygator 4 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

6 respostas

Amigo....

O problema não é religioso e sim cultural.

O velho testamento traz conceitos do Oriente médio, onde até hoje, existem países em que o homem pode ter todas as esposas que conseguir sustentar.

O novo testamento que conhecemos, foi revisado e redigido pela igreja católica aqui no ocidente e, portanto traz a tradição monogâmica ocidental.

Como a maioria dos problemas religiosos, a poligamia não tem nada a ver com Deus, e sim com a interpretação dos homens no decorrer do tempo.

Um abraço.

2007-03-26 00:43:18 · answer #1 · answered by Wagner S 6 · 1 0

Existe um motivo muito simples para que Deus permitisse a poligamia naquela época e depois não.

A população de Israel e dos demais povos do mundo era muito pequena. Existia uma necessidade urgente de se povoar a Terra, agravada pelo fato de que na época do antigo testamento haviam muitas guerras com a morte de muitos homens (portanto, em dados momentos, haviam muito mais mulheres do que homens).

Já na época do novo testamento, e de lá para cá, estas necessidades já não existiam mais. Os povos já eram numerosos o bastante para que a poligamia fosse abolida, e as guerras já não eram tão constantes (pelo menos em Israel).

Deus realmente é o mesmo ontem, hoje e sempre. Mas a humanidade não. Deus lida com a humanidade de acordo com o estágio que ela está. Deus não se manifestou no passado da mesma forma que se manifestou mais tarde porque a humanidade não estava preparada para entender tal manifestação. Lembre-se que Deus nos criou. Ele sabe como se mostrar e como lidar conosco melhor do que nós mesmos.

Hoje em dia, com uma população passando dos 6 bilhões de pessoas, e com a situação de alguns países com deficit de mulheres ou homens, a poligamia é inimaginável, tanto no aspecto religioso quanto no social e no biológico.

2007-03-26 07:43:54 · answer #2 · answered by danielpaixao 3 · 1 0

No antigo testamento, Deus mandava matar quem trabalhava sabado. Tambem la, quando os hebreus tomavam uma cidade, matavam todos os homens, mulheres e criancas, so levando como escravas as meninas ainda virgens.
Resumindo: nao leve o antigo testamento tao a serio. Eh demasiado humano.

2007-03-26 07:58:04 · answer #3 · answered by anubis_kanu2 2 · 0 0

não foi Deus quem deu origem a poligamia, o primeiro mencionado na Bíblia como tendo mais de uma esposa é Lameque, descendente de Caim. (Gênesis 4:19-24), ainda segundo a bíblia quando Deus causou o Dilúvio dos dias de Noé, este e seus três filhos tinham cada um apenas uma esposa. Todos os polígamos foram destruídos no Dilúvio.
Séculos mais tarde, quando Deus escolheu os israelitas para serem seu povo, já havia entre eles poligamia, embora aparentemente o mais comum fosse ter apenas uma esposa. Deus não exigiu que as famílias se desfizessem quando havia mais de uma esposa. Em vez disso, criou normas rigorosas para essa prática. — Êxodo 21:10, 11; Deuteronômio 21:15-17.
Deus parou de tolerar a poligamia com a formação da congregação cristã, há uns 2.000 anos.
A norma para o casamento é o que tinha sido no começo quando Deus criou o homem e a mulher: um só marido, uma só esposa. — Marcos 10:11, 12; 1 Coríntios 6:9, 10.

2007-03-26 07:35:46 · answer #4 · answered by ... 6 · 0 0

Bem, eu prefiro separar o contexto histórico:

No antigo Testamento, os heróis eram Davi (matou Golias) Sansão (matou mil filisteus com uma queixada de burro) Salomão (derrubou Jericó com trombetas) etc. Heróis de guerra.
No novo, tem o J.C., que dá a outra face, perdoa e se sacrifica por seus inimigos.

O fato é: no Antigo Testamento, os judeus eram uma nação militarizada que usava a religião para dar combustível moral a suas tropas. No Novo Testamento, eles foram dominado por Romanos, que possuíam força e domínios inquestionáveis. Então, a mensagem do "Guerreiro com fé vencendo qualquer inimigo" virou a comodista "Dá a Cesar o que é de Cesar"... e "Meu reino é no céu. E daí que na terra a gente é seus capachos?"

2007-03-26 07:24:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Eu acho perfeitamente possível uma pessoa gostar de mais de uma outra pessoa ao mesmo tempo.

2007-03-26 07:22:24 · answer #6 · answered by Thais 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers