English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Algum tempo atrás,uma dona de casa foi presa por roubar um pote de margarina,o motivo foi por que seus filhos estavam passando fome.Ela foi presa,e durante três meses foi obrigada a conviver com verdadeiras criminosas durante esse período.
Esse ano,alguns jóvens resolveram robar um carro e durante o assalto,cometem uma das maiores barbaridades já vistas pela sociedade.Mataram um criança de uma maneira fria e impiedosa.Entretanto poderam ser soltos em cinco meses.
Justiça é algo que está no intimo de cada um?Cada pessoa julga de acordo com seus conceitos?Existe justiça nos dias atuais?O ser humano é falho.Ele sabe julgar?

2007-03-25 18:38:44 · 16 respostas · perguntado por Juan 3 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

16 respostas

É o que vc disse.
A justiça é subjetiva.
É conceito de cada um.
Pra uns, justiça é pena de morte pra crimes hediondos.
Pra outros, é prisão perpétua.
E assim vai...

Sobre sua pergunta se o ser humano é falho, eu te respondo:
SIM!
O ser humano é falho sim.

O mal é que todos temos um problema sério chamado de EGO!
Os defeitos morais, culturais e psicológicos nos perturbam, limitam e nos fazem agir piores que animais.

E sai então todas estas barbaridades que a gente vê por aí.

Só desgraça e imoralidade em todas as partes.

Justiça na verdade é um conceito que surge dum sentimento interior profundo, duma urgência de compensar um erro ou mal que outro nos tenha causado ou de prevenir erros futuros, fazendo regras, ou criando leis e mecanismos de punição para quem as infringe, para que aquele conceito de coisa correta certa, seja cumprido. (sendo que o conceito de correção ou incorreção e de sofrimento ou alegria também sejam pessoais e relativos).

Sim!

O ser humano é uma m.e.r.d.a mesmo.

Infelizmente.

2007-03-25 20:21:02 · answer #1 · answered by Helder Moraes 5 · 1 0

Justiça = injustiça ..é o que penso!...

2007-03-30 12:14:21 · answer #2 · answered by tino 5 · 1 0

Ela é cega, representadada pela deusa Themis, tarda mas não costuma a falhar.

2007-03-28 00:28:35 · answer #3 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Vamos ser justos com alguém

2007-03-25 23:47:32 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Justiça, felicidade, tudo utopia.

2007-03-25 23:39:10 · answer #5 · answered by Lima 4 · 0 0

voçe já ouviu falar no termo a injustiça da justiça? então é isto que se vive neste mundo cão.pq maiores injustiçeiros são muitas das instituições.pq justiça é uma palavra que soa aos ouvidos das pessoas,e fica-se com a esperaça de q vai se fazer realmente justiça.e esta tão esperada justiça,fica a crítério de um unico homem,o juiz.então no meu entender justiça depende da vontade dos homens. istoé justiça?

2007-03-25 20:11:25 · answer #6 · answered by almajoca 2 · 0 0

É uma pena ter que dizer isso, mas, essa palavra não me diz muita coisa. Vai ver, tenha haver com o fato de eu ser brasileiro.

2007-03-25 18:52:44 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Bom, na minha concepção, um erro não conserta o outro! A mulher roubou um pote de margarina, mas, e se fosse dinheiro do caixa? Já os rapazes mataram uma criança, crime bárbaro; ambos cometeram delito,ambos irão pagar por eles... proporcionalmente! Não seria justo se ninguém tivesse punição. Creio que a justiça pode até estar corrompida, mas ainda existe! É que nem pecado; pra nós tem diferença, já pra Deus são todos iguais.

2007-03-25 18:49:40 · answer #8 · answered by Reginaldo- SKILLO 4 · 0 0

Perguntinha das mais difíceis essa... prefiro fazer uma reflexão...

A eqüidade é uma forma de aplicar o direito, mas sendo o mais próximo possível do justo, do razoável. O fim do Direito é a justiça, além de valores suplentes como a liberdade e igualdade. Mas é difícil definir o "justo", pois pode existir na concepção de quem ganhou a causa e não existir na de quem perdeu. É necessário um ideal de justiça universal.

Para isso existe a eqüidade. Ela consiste no estudo do caso em suas peculiaridades, suas características próprias, conseqüentemente originando uma decisão para aquele caso especificamente, aproximando-se ao máximo possível do justo para as duas partes. É preciso salientar também, que a eqüidade é fonte do direito. Ela é usada para no caso de existirem lacunas na lei. A partir dessa permissão, o juíz pode utilizar a eqüidade em suas decisões para atingir a justiça.

Algumas normas se ajustam inteiramente as caso prático, sem a necessidade de qualquer adaptação; outras se revelam rigorosas para o caso específico. Nesse momento, surge o papel da eqüidade, que é o de adaptar a norma jurídica geral e abstrata às condições do caso concreto. Equidade é a justiça do caso particular.

Mas vale sempre lembrar o seguinte: se para o caso particular existir, de forma expressa e inequívoca, uma lei, o juiz não estará autorizado a aplicar a equidade, mas, sim, a lei. Isso porque o Estado-Juiz não deve ser confundido com uma instituição de caridade, por meio da qual homens até muito bem intencionados, baseados no "dever-ser" em vez do "ser", afastam o Direito (lei) para aplicar a Justiça (equidade).

Quem proceder dessa forma estará incidindo em flagrante ilegalidade e inconstitucionalidade, passível de ser revertida em juizo.

Sei lá... muito difícil falar dessas coisas... tô a 5 anos fazendo Direito, e vou te contar: Essa é a pergunta chave... tb queria uma resposta simples e direta!

2007-03-25 18:47:43 · answer #9 · answered by Patricia 3 · 0 0

Cabeça de Juiz é terra de ninguém, cada dia eles julgam de uma forma diferente, nem eles se conhecem direito, se acham "deuses".

2007-03-25 18:44:04 · answer #10 · answered by baretta 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers