English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

as doenças podem ser inumeras, desde uma simples dirreia ate uma infecção mais grave.

2007-03-25 11:20:00 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Poluição das águas

A poluição das águas é actualmente um problema mundial muito preocupante. Conhece as suas principais causas.

Apesar da poluição das águas poder ser acidental, a maior parte das vezes deriva de produtos lançados, de forma não controlada e de origem diversa:

Poluição industrial:

A indústria é o sector de actividade mais poluidor da água. A maioria das indústrias utiliza água em grandes quantidades e em diferentes processos de fabricação. Ela é utilizada como solvente, é usada nas lavagens dos produtos onde lhe são adiccionados detergentes, na tinturaria e no arrefecimento dos objectos e das máquinas, acabando por se poluir, frequentemente de tal maneira, que se torna imprópria para qualquer uso.

Com elevadas quantidades de substâncias químicas e tóxicas e, por isso, extremamente venenosa, essa água é lançada, directa ou indirectamente, nos rios, ribeiras, lagos e albufeiras, onde provoca graves alterações nos ecossistemas, com a morte de muitas espécies animais e vegetais. Para além disso, muitas vezes a água é lançada a elevadas temperaturas, por exemplo, quando é proveniente das centrais térmicas e nucleares, o que pode aumentar a temperatura da água dos rios, contribuindo para a morte dos peixes e de outros organismos aquáticos.

Por outro lado, ao infiltrar-se no solo, esta água vai envenenar as águas subterrâneas, com consequências para a saúde pública. Salienta-se ainda que, se a poluição de um rio ou ribeira podem ser combatidos eficazmente em alguns anos, as águas subterrâneas, que se renovam muito lentamente, podem manter-se contaminadas durante dezenas ou mesmo centenas de anos.

Nos países industrializados, como os Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Inglaterra, Portugal e outros, muitos rios e lagos e respectivas margens constituem autênticas fossas a céu aberto. Com elevados teores de produtos químicos, tornaram-se biologicamente mortos, pois a vida deixou de existir.

Os cursos de água e os oceanos são também utilizados no transporte de pessoas e produtos. Um dos produtos transportados é o petróleo. A poluição dos mares e das zonas costeiras originada por acidentes com o transporte marítimo deste produto contribui, anualmente, em 10% para a poluição global dos oceanos. Nos acidentes com petroleiros, que infelizmente não são raros, são derramadas enormes quantidades de petróleo que, flutuando e alastrando-se progressivamente, formam extensas manchas negras. São as chamadas marés negras, de efeitos altamente destruidores. O petróleo não se dissolve na água e fica a flutuar à sua superfície, prejudicando quer os organismos que vivem em profundidade, quer as aves e mamíferos marinhos que utilizam a superfície. Quando as marés negras atingem as zonas costeiras, os seus efeitos tornam-se ainda mais catastróficos. Além de destruírem a fauna e a flora dos locais por onde passam, provocam enormes prejuízos à actividade piscatória e têm um forte efeito negativo na actividade turística, já que os detritos petrolíferos, de remoção difícil, impedem durante muito tempo a utilização das praias. Para o grande número de acidentes com petroleiros, contribuem decisivamente o envelhecimento da frota mundial cerca de 3000 navios têm mais de 20 anos; e a deficiente formação profissional das tripulações.

Para além dos derrames de petróleo acidentais, há quem faça ilegalmente a lavagem dos tanques dos petroleiros no mar, deitando óleos e produtos tóxicos para a água, como detergentes.

Poluição agro-pecuária:

A elevada utilização de fertilizantes e pesticidas na agricultura moderna tem como consequência, para além da poluição dos solos, a degradação dos recursos hídricos, quer superficiais, quer subterrâneos. As águas das chuvas e de irrigação conduzem parte desses produtos para os rios, lagos e albufeiras, onde provocam graves perturbações ou mesmo a morte dos seres vivos. Por outro lado, estes produtos infiltram-se no solo e podem atingir as águas subterrâneas, degradando-as.
A pecuária moderna e a avicultura tornaram-se também fontes de poluição. Dejectos, substâncias químicas componentes das rações, sangue e pedaços de vísceras vindos dos matadouros e detergentes utilizados na lavagem das pocilgas, estábulos e aviários, são lançados nas águas dos rios e lagos sem qualquer tratamento, inquinando as águas superficiais e subterrâneas, além do cheiro desagradável, que se espalha na atmosfera.

Poluição doméstica:

As actividades domésticas constituem também importantes fontes de poluição das águas, em especial nas áreas muito povoadas. Carregadas com grandes quantidades de matéria orgânica e microrganismos, as águas residuais e dos esgotos são frequentemente lançadas, sem tratamento prévio, nos rios, lagos e albufeiras, o que constitui uma grave ameaça para a saúde das populações.
Nas aldeias a água dos esgotos vai para fossas, por vezes incorrectamente construídas e que não são periodicamente limpas. Nestes casos, estas águas infiltram-se nos solo, podendo juntar-se às águas subterrâneas, que ficam poluídas e até inquinadas. Não é, por isso, seguro utilizar água de poços e fontes perto de fossas.

Também os lixos produzidos nas cidades e depositados em locais não protegidos, como as lixeiras, podem originar poluição da água. A água das chuvas, ao passar por estes lixos acumulados, fica carregada de subtâncias tóxicas, e ao infiltrar-se pode atingir as águas subterrâneas, contaminando-as.

Todos nós contribuímos, também, para o aumento da poluição da água, se deitarmos desperdícios, como latas, papéis, garrafas, restos de comida ou outros lixos, para as areias da praia ou para a água. Para além de não deitarmos lixo, podemos contribuir para diminuir a poluição da água, se usarmos detergentes e produtos de limpeza ecológicos, uma vez que estes possuem menos substâncias poluidoras das águas.

A poluição química das águas dos países industrializados atingiu um nível tão elevado, que por todo o lado se observa uma degradação da qualidade das águas. O lançamento de resíduos nos rios não é um fenómeno novo, mas até há pouco tempo eles eram capazes de se defender pelos seus próprios meios, graças à acção de microorganismos que se alimentavam desses materiais. Mas a quantidade de resíduos industriais, agrícolas e domésticos aumentou de tal forma que os mocroorganismos dos rios já não conseguem depurar as suas águas, que passaram, assim, a conter substâncias não degradadas. Estas grandes quantidades de resíduos não degradados vão para o mar, a que se juntam os detritos das zonas costeiras e as muitas toneladas de petróleo lançadas anualmente pelos petroleiros.

As águas subterrâneas estão cada vez menos potáveis. Uma vez poluídas, estas águas ficam contaminadas por muito tempo, uma vez que não contêm microorganismos como os que existem nos rios para a sua regeneração, ou seja para degradarem os resíduos.

A poluição das águas é, actualmente, um problema mundial muito preocupante. Os efeitos da poluição da água sobre a saúde humana preocupam, cada vez mais, todos os países.

2007-03-25 11:28:07 · answer #2 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

O ser humano ao longo dos anos e das eras foi prejudicando e fazendo mal a natureza, cimentando, cortando arvores, queimando, mudando o fluxo dos rios, vivendo onde não poderia se viver cirando maquinas que poluem o ar que fazem mal a nós mesmos com suas industrias.
O homem ainda hoje acha que pra evoluir tem que criar tecnologias incriveis sabe, carros voadores, onibus espaciais que vão pra lua...tantas coisas que são meramente materiais.
Claro que se pudermos criar algo que nos de mais conforto tudo bem desde que não prejudicasse a natureza mas ele fez isso esquecendo que a natureza toma de volta tudo o que o homem criou, esta é a lei da ação e reação e ele agora ira colher os frutos do que plantou sendo bom ou mal.
A Terra vai mudar radicalmente, o aquecimento global não iraser tão ruin como querem nos fazercrer, porem devemos mudar e criar consciencia e saber que devemos viver em harmonia com a natureza e em paz com nos mesmos, pois o homem é o unico bicho que mata por prazer...o unico que mata seus semalhentes e se mata dia apos dia, pois seus atos causam sua propia morte e enquanto não perceberem isso nada podera mudar.

2007-03-25 11:21:36 · answer #3 · answered by fernandamariap 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers