O transtorno obsessivo compulsivo muitas vezes pode ser tratado por uma terapia comportamental, de expor gradativamente a pessoa aos seus medos, geralmente medos exagerados, que distorcem e escondem medos reais, alguém que lava as mãos compulsivamente, já vi conhecidos de terapia que lavavam as mãos até ficarem em carne viva, pois tinham ações ou pensamentos pelos quais se culpavam e se sentiam sujos, infectados por eles.
O complexo de inferioridade está mais ligado a estruturação da personalidade, a pessoa tem cobranças e pressões externas, como família, pais, marido, que internaliza, no superego, mas conserva reprimido seus desejos e medos: id, quando o ego, percepção que a pessoa possui de si mesmo e de seus relacionamentos encontra-se fragilizado, a pessoa pode desenvolver complexos, percepções distorcidas de si e dos outros. Uma colega minha ano passado se sentia inferior e temia ser demitida, então tirou o ano para fazer fofocas e provar que o nosso trabalho era inferior ao dela, ao invés de ser parceira, conseguiu criar um clima pesado, tentando mostrar-se superior. Outras vezes a pessoa sente-se inferior, pior do que os outros durante a depressão, mas ao invés de agredir outras pessoas, se isola, deixa de alimentar, cuidar, amar, pois sua percepção está focada nos aspectos negativos de si e da realidade.
Discordo que uma deficiência física possa desencadear estes complexos, vários portadores de necessidades diferenciadas, como eu e tantos alunos, pais, colegas de trabalho com os quais convivi são pessoas otimistas, de bem com a vida, estes fatores podem ser complicadores se se agregarem a um processo de estruturação da personalidade com experiências castradoras, traumatizantes, que interfiram na visão que a pessoa tem de si mesmo e dos outros, em especial de suas experiências de socialização inicial, como família, amigos e escola podem interferir e contribuir para este processo.
Já vi várias pessoas de origem humilde com auto-estima elevada, ego bem estruturado, e pessoas de classe hegemônica complexadas, devido a comparações constantes com pessoas próximas a seu convívio. A origem pode interferir, mas não seria um fator essencial que desencadearia este processo. Terapias de grupo, individuais, psicanalísticas seriam mais indicadas nestes casos.
2007-03-25 11:52:04
·
answer #1
·
answered by doidinha da silva mãe teve alta 7
·
2⤊
0⤋
Bem eu considero q o complexo de inferioridade vem de uma criação rigida e insegura. Transmitida a criança q mesmo na fase adulta se julga inferior a td e a todos.
Que nao buscam nada p melhorar pois acabam crendo q se é assim é pq Deus quis.
São pessoas sem vontade propria, com baixa auto estima e muito manipulaveis.
2007-03-25 17:14:56
·
answer #2
·
answered by * Kelly M* 3
·
2⤊
0⤋
não tem nada a ver com origem humilde... tem a ver com a pessoa, com o tipo de criação... com traumas q possa ter sofrido... ou simplismente pode ter a ver com a personalidade da pessoa... tem gente q tem um comportamento depressivo.. e vive se achando inferior a tudo...
mto pelo contrario... tem mtas familias humildes q dão p seus filhos palavras de conforto de otimismo... dão força e elevam sua auto-estima.... dando apoio e mostrando p eles q eles podem ganhar o mundo se lutarem...
2007-03-25 18:05:52
·
answer #3
·
answered by Melzinha 7
·
1⤊
0⤋
Complexo de inferioridade não escolhe classe social, idade, raça, etc; embora alguns fatores como esses podem ser desencadeadores ou não do complexo...
A denominação COMPLEXO DE INFERIORIDADE - foi criada pelo discípulo de Freud, Adler, para designar o estado neurótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e seus problemas. É aquele sentimento que te faz pensar que todos são melhores que você. Esse complexo pode ser provocado por vários motivos, reais ou irreais como por exemplo um defeito físico, uma situação econômica ou social difícil, ou simplesmente pela recordação de um fracasso perante um obstáculo que não foi possível vencer.
É preciso reconhecer que tanto o complexo pode gerar depressão como pode ser um sintoma da própria depressão.
A pessoa complexada precisa se divertir. Ela precisa se distrair e libertar o seu pensamento das coisas que a fazem se sentir mal consigo e prestar a atenção em outras coisas. Se o motivo da insatisfação é tão grande a ponto de ela só olhar os defeitos dos outros, procure um psicólogo. Mas se o caso não for tão grave, faça um passeio divertido ao mesmo tempo, provoque risadas (quanto mais histéricas melhor), prenda a atenção com alguma coisa.
Se o principal motivo de insatisfação for aparência, a pessoa precisa de um banho de loja, adereços para ficar mais atraente, uma boa levantada na auto-estima com elogios a todo o momento (saia com pessoas que te coloquem pra cima, evite as que te coloca pra baixo). Seja um corte de cabelo, um sapato novo, o que for.
Se nada resolver, é preciso não ter vergonha de procurar ajuda... um grande amigo, ou mesmo um psicólogo!
2007-03-25 17:33:05
·
answer #4
·
answered by Mick 5
·
1⤊
0⤋
não acho que esteja ligado ao medo. Acho que é excesso de insegurança, falta de personalidade, falta de amor-próprio e auto-estima. Tb. pode estar ligado a algum trauma de infância, ou em qq. outra época da vida. Nada que uma boa terapia não resolva.
2007-03-25 17:22:18
·
answer #5
·
answered by lightton/07 1
·
1⤊
0⤋
complexo de inferioridade começa a surgir na infância, onde muitos são perseguidos e taxados com apelidos ofensivos, e qdo crescem com esse sentimento e não conseguem conquistar algo importante na vida, tende a crescer ainda mais esse complexo, e se não tiver algum apoio ou alguém que mude essa concepção a pessoa fica a vida toda complexada.
2007-03-25 18:45:23
·
answer #6
·
answered by marceloenterprise2003 6
·
0⤊
0⤋
eu acho que esse problema está ligado principalmente a criação da pessoa, ou seja, alguém que durante o período de formação da sua personalidade, teve o azar de conviver com pessoas, nas quais ela confiava, que, por conveniência ou ignorância, a tratavam como inferior e fraco, intelectualmente e fisicamente, com certeza, vai se achar realmente com essas características, nada que um bom analista não resolva , aliás essa é justamente a estratégia do analista, mostrar que ela foi "ensinada" errado, e não é nem um pouco pior que ninguém, e sim, muitas vezes pode ser até melhor.; O toc pode ser relacionado com várias coisas, até isso, mas acho que não necessáriamente. Conheço pessoas quase megalomaníacas com TOC. talvez aquelas manias de excesso de segurança, fechar a porta várias vezes, coisa do tipo, estejam, mas outras, como implicância, personalidade agressiva, excesso de controle, acho que não tem relação.
2007-03-25 18:17:48
·
answer #7
·
answered by Andre M D 5
·
0⤊
0⤋
Só tem complexo quem não se ama.
2007-03-25 17:26:26
·
answer #8
·
answered by dani30 3
·
0⤊
0⤋
Acredito que tem haver com as inseguranças transmitidas também pode vir da rígida educação que receberam ou do maltrato psicológico tem pais que dizem que as filhos não prestam São burros estúpidos que não sabem nada na escola e isto transmite um complexo de inferioridade eu propria ja passei por isso e cade vez que acontece tento por-me para cima dizendo que nao sou a causadora.
2007-03-25 17:24:48
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tem pessoas que tem tudo, e mesmo assim teimam em insistir em mostrar que sempre estão por cima da carne seca....esses são os piores.
2007-03-25 17:14:52
·
answer #10
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
1⤊
1⤋