Heteronímia e ficção,O Pessoa histórico e o Pessoa dos críticos,Heteronímia e criação poética. Alguns heteronimos do pessoa :Alberto Caeiro.(Alberto Caeiro da Silva nasceu em Lisboa, em abril de 1889, e na mesma cidade faleceu, tuberculose, em 1915. ) [Este heterônimo pessoano, diante da possibilidade de se infelicitar com o sol, os prados e as flores que contetam com sua grandeza, procura minimizá-los, comparando-os com eles próprios. Nessa redução do mundo, fica mais latente o "nada". Daí ser ele o heterônimo que nada quer. Mesmo assim, enquanto tenta provar que não intelectualiza nada, é que mais intelectualiza entre as personalidades pessoanas, parece usar o raciocínio sem querer demonstrar isso. Daí ser o mais infeliz, por restringir o mundo, além de fugir do progresso e a ele renunciar.]
Álvaro de Campos:É um dos heterónimos mais conhecido de Fernando Pessoa. Nasceu em Tavira, teve uma educação vulgar de Liceu; depois foi mandado para a Escócia estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval. Numas férias fez a viagem ao Oriente de onde resultou o Opiário. Agora está aqui em Lisboa em inactividade.»Ricardo Reis (1887 - 1935) é um dos três heterônimos mais conhecidos de Fernando Pessoa. Nascido na cidade do Porto. Estudou num colégio de jesuítas, formou-se em medicina e, por ser monárquico, expatriou-se espontaneamente desde 1919, indo viver no Brasil. Era latinista e semi-helenista.
A pseudonímia é o uso de um "nome falso", processo através do qual antigos heróis da história israelita intervêm no momento presente, o momento vivido pelo escritor.
Todo o exercício de escrita, se levado a sério, é auto-referencial, na medida em que, embora persiga o que não se domina, e, nesse sentido, é transcendente, remete para a leitura do mundo ou para o imaginário de um determinado sujeito. Sendo um exercício de desnudamento, ao autor resta a possibilidade de optar por usar o seu nome próprio, fazer uso de um pseudónimo ou manter-se no absoluto anonimato.Ortônimo :Fernando Pessoa ortónimo, seguia, formalmente, os modelos da poesia tradicional portuguesa, em textos de grande suavidade rítmica e musical. Poeta introvertido e meditativo, anti-sentimental, reflectia inquietações e estranhezas que questionavam os limites da realidade da sua existência e do mundo. O poema “Mensagem”, exaltação sebastiânica que se cruza com um certo desalento, uma expectativa ansiosa de ressurgimento nacional, revela uma faceta misteriosa e espiritual do poeta, manifestada também nas suas incursões pelas ciências ocultas e pelo rosa-crucianismo.
O próprio Pessoa apresenta cinco condições ou qualidades para entender os símbolos do ortônimo: a simpatia, a intuição, a inteligência, a compreensão e a graça. Depois conclui que: Todo estado de alma é uma paisagem.
Uma tristeza é um lago morto dentro de nós.
Assim, tendo nós, ao mesmo tempo, consciência do exterior
e do nosso espírito, e sendo nosso espírito uma paisagem,
temos ao mesmo tempo consciência de duas paisagens."
.
2007-03-25 14:12:05
·
answer #1
·
answered by glorinhasm 2
·
0⤊
0⤋
Heteronímia[1] é o estudo dos heterónimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudoautores) que possuem personalidade. Ao contrário de pseudónimos, os heterónimos constituem uma personalidade. O criador do heterónimo é chamado de "ortónimo".
O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa, criador de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, além de outros de menor importância e do semi-heterónimo Bernardo Soares.
(Redirecionado de Ortônimo)
Ir para: navegação, pesquisa
Quando um escritor assina os seus trabalhos sob pseudónimos ou heterónimos, chama-se de ortónimo (ortônimo) ao nome que corresponde ao autor efectivo da obra - ou seja, o autor que teve existência real. Por exemplo, Fernando Pessoa teve vários heterónimos (cada um com a sua própria individualidade definida), mas quando se fala de ortónimo, estamos a referir-nos apenas a Fernando Pessoa (excluindo, no entanto, o que foi atribuído aos heterónimos).
2007-03-26 13:25:43
·
answer #2
·
answered by Meyri 2
·
0⤊
0⤋
Olá,
Heteronímia - desdobrar-se em várias outras personalidades;
Pseudonímia - usar nome de um personagem importante do passado que, em geral, é a figura central do livro;
Ortônimo - rastreia significados para o Desconhecido, assumindo poesia como amparo possível. Na escrita deságua o pensamento.
Todas muito bem encontradas e com fases e obras bem distintas em Fernando Pesso.
2007-03-25 17:16:25
·
answer #3
·
answered by ana 6
·
0⤊
0⤋
Heteronímia,gramaticalmente falando, é a formação do gênero por meio de palavra de raiz diferente... (heterônimo é quando o autor publica um livro com o nome de outra pessoa, real ou fictícia).
Pseudonímia é a qualidade de pseudônimo (nome falso ou suposto.
Ortônimo é o nome verdadeiro, o correto, o real. Por exemplo: eu me chamo Luiz.
Aproveite, e coma uma boa pizza,neste final de domingo. Ciao...
25.03.2007
2007-03-25 17:11:40
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋