English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os sinais da crise estão aí, para todos verem: pobreza, violência, mendicância. A violência atinge mais a classe rica. E a delinqüência social tende a depreciar a mão-de-obra barata, insatisfeita em dar o próprio suor para fortalecer a fortuna do patrão, obtendo deste míseras migalhas amassadas.

Não seria hora de pensar num mundo mais justo para todos, pois do jeito que está, alguns sentem-se ótimos, outros amargam na exclusão absoluta?

Em caso negativo, com a proliferação da pobreza e a super-concentração das riquezas, qual seria o destino da humanidade?

2007-03-25 07:51:50 · 3 respostas · perguntado por Navio Fantasma 6 em Ciências Sociais Economia

Errata: a classe rica incomoda-se mais com a violência, um dos efeitos colaterais da doutrina capitalista; não é a principal vítima dela, porque tem meios mais eficientes ($$$) de evitá-la.

2007-03-25 07:55:24 · update #1

3 respostas

Isso é um problema mundial, mas que se verifica mais nos países com IDH baixo como é o nosso caso..... temos a segunda pior distribuição de renda do mundo e vivemos num apartheid social. A visão social no Brasil ainda é a da Casa Grande e Senzala.... as ações em infra estrutura são voltadas muito mais para a classe média-alta e rica, do que para a classe média-baixa e pobre e a classe miserável.....

Os ricos acabam pagando caro, pois tambem são vítimas da violência....

A solução está em diminuir esta concentração de renda... mas o governo tem que ser o primeiro a dar exemplo, diminuindo seus gastos com o que não é essencial.... temos talvez a maior carga tributária do mundo, mas que não é revertida em medidas sérias de inclusão social....

Outro fator é a terrível burocracia brasileira, uma das maiores do mundo.... educação de fachada, abandonada, desprezada, esculhambada, etc.... saúde idem, segurança, nem se fala.

2007-03-25 08:06:01 · answer #1 · answered by DeBarros 7 · 1 0

Apesar de parecer que essa situação é insustentável, ela está se sustentando por anos e anos.

Parece aqueles prédios condenados que está prestes a cair, mas passam-se anos e ele continua de pé. Como ?

Existem mecanismos que sustentam a exploração capitalista.

As vezes acho engraçado como pessoas que tem a casa sem pintura e reboco, mas tem TV, máquina de lavar, microondas, computador. Mas n tem reboco na parede. Estranho não ? Isso se chama CONSUMISMO!

É um dos pilares que sustentam essa podridão do sistema capitalista. É dificil se livrar disso, pois é dificil traçar a linha do consumo saudável e do consumismo.

Por isso e por muito mais que sou vegetariano. Pra mim, comer carne em demasia é uma coisa totalmente supérflua.

2007-03-25 15:19:20 · answer #2 · answered by Splät, o pirata 3 · 1 0

Discordo de você,oráculo!A violência não atinge mais a classe rica do que a pobre.É porque os ricos tornam em evidência dando a impressão de vítimas.Se o Zé da padaria foi vítima da violência,tudo bem ;quem é que não sofre?Mas se é um desembargador,juiz,médico,deputado,artista de tv,etc,aí faz toda a diferença!Já com relação à desigualdade social,muitos cientistas políticos,sociólogos,historiadores,e outros,vem pensando nesse ''mundo mais justo para todos''.A verdade é que cada um segue a sua doutrina seja neoliberal ou socialista,ou como nos modelos das comunidades kibutsem de Israel,ou quem sabe holística ou negando o materialismo como o budismo.Cada um faz a sua própria escolha,de difícil achar ''um modelo ideal''de equidade.O capitalismo,bem ou mal,ainda está nos servindo.É justo?Claro que não!Só um iluminado pra achar coisa melhor...beijo!

2007-03-25 15:26:09 · answer #3 · answered by eloise gabrieli k 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers