É um retrato de uma aristocrata milanesa do século XIV - Cecillia Gallerani - pintado por Leonardo da Vinci. Cecillia era amante de Ludovico Sforza, que se não me engano era duque de Milão. No alto da tela lê-se "LA BELLE FERRONIERE", mas na verdade, o título "La Belle Ferroniere" é empregado em outra tela de Leonardo, em que a modelo em questão não é Cecillia. O arminho pode ter várias representações e eu já li diversas. O arminho é um mamífero de pelagem clara e, diz-se, prefere correr o risco de cair em uma armadilha a sujar-se, tendo de escapar pela lama. Por isso, pode representar a pureza e dignidade. Também seria uma alusão ao sobrenome da modelo - que etmologicamente teria a ver com o nome do animal - e um dos símbolos pessoais de Ludovico Sforza. Dessa forma, seria uma maneira galante de Leonardo retratar o soberano nos braços de sua amada, sendo afagado por ela languidamente.
2007-03-25 07:18:35
·
answer #1
·
answered by Miss Blue Jeans 3
·
2⤊
0⤋
Leonardo da vinci é o autor.Assim fica fácil pesquisar , sempre ha publicações que comentam detalhes das obras
2007-03-26 23:34:04
·
answer #2
·
answered by Lili D 3
·
1⤊
0⤋
Encontrei somente em italiano e traduzi.
Dama con l’ermellino (Cecilia Gallerani)
Dama con l’ermellino
1490 circa
olio su tavola; 54,8 x 40,3
Cracovia, Czartoryski Muzeum
Il dipinto ritrae probabilmente Cecilia Gallerani, giovane e intelligente donna milanese, amata da Ludovico il Moro. Al suo cognome sembra infatti alludere il nome greco dell’ermellino, galè, che Cecilia tiene in braccio.
L’ermellino fu anche l’emblema che il Moro adottò nel 1489, e può quindi simboleggiare lo stesso duca di Milano.
Il dipinto è un tipico esempio della ritrattistica leonardesca di questo periodo, nella quale è evidente l’interesse per il dinamismo della figura, che si esemplifica nel cosiddetto “ritratto di spalla”:
Cecilia, vestita e acconciata secondo la moda dell’epoca, è inquadrata di tre quarti, in posizione leggermente laterale rispetto all’asse del dipinto, e si volta a guardare verso destra, come se fosse improvvisamente chiamata da qualcuno fuori del dipinto. La luce la investe da destra e le illumina il volto indagandone la delicata bellezza ma anche la profonda interiorità .
A pintura retrata provavelmente Cecilia Gallerani, jovem e inteligente mulher milanesa, amada por Ludovico o Mouro. Ao seu nome parece com efeito fazer alusão o nome grego do Arminho, "galè", que Cecilia tem em seus braços.
O Arminho é o mesmo emblema que o Moro adotou em do 1489, e pode por conseguinte simbolizar o mesmo duque de Milão.
A quadro é um tÃpico exemplo das pinturas de Leonardo neste perÃodo, no qual é evidente que demonstra o dinamismo da figura, por exemplo que são retratadas somente busto
Cecilia, vestida e penteada de acordo com a moda da época, é enquadrada de três quartos, em posição ligeiramente lateral em relação ao eixo da pintura, e gira oolhar para direita, como se fosse improvisamente chamada por alguém fora da pintura.
A luz que a cobre da direita e ilumina a face indagadora delicada beleza mas também a profunda interioridade.
"O Arminho era o sÃmbolo de nobresa"
Um abraço!
2007-03-25 13:51:54
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
1⤋