Olá,
é extenso!
Mas, numa geral, bem geral Heráclito de Éfeso estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira".
vai no site:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/heraclito.htm -
2007-03-25 06:12:21
·
answer #1
·
answered by ana 6
·
0⤊
0⤋
"O um, diferenciado de si mesmo, une-se consigo mesmo" - este é o processo da vida, "como a harmonia do arco e da lira".
Heráclito
2007-03-29 00:03:01
·
answer #2
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Heráclito (c. 540-480 a.C) transforma em solução o que aos outros era problema. Para ele, o mundo explica-se não apesar das mudanças de seus aspectos, muitas vezes contraditórios, mas exatamente por causa dessas mudanças e contradições. Por isso, em um de seus fragmentos, diz:"O combate é de todas as coisas o pai, do todas o rei". Em outras palavras, todas as coisas opõem-se umas às outras, e dessa tensão resulta a unidade do mundo.
Essa oposição, esse combate, é uma guerra, e não, como pretendia Anaximandro, o equilíbrio de forças iguais. Tampouco é a harmonia dos contraditórios assegurada, como no entender dos pitagóricos, pela justiça medida imposta por um ente supremo. Para Heráclito, a harmonia nasce da própria oposição: " O divergente consigo mesmo concorda; harmonia de tensões contraditórias, como de arco e lira".Do pensamento de Heráclito pergunto eu filosoficamente: Se a harmonia nasce da própria oposição. vivemos eternamente em oposição e nunca chegaremos à harmonia??? Vivemos num ciclo(harmonia/oposição) sem fim ???
2007-03-28 10:31:33
·
answer #3
·
answered by Penso; logo Descartes existe. 7
·
0⤊
0⤋
Oi,
Heráclito disse que o mundo vive numa contradição e que tudo está em constante transformação. Para Parmênides, que viveu na mesma época o mundo não muda (aquele lance de "sempre foi assim"). Heráclito, portanto acreditava na mudança através dos homens, e este pensamento é o que normalmente nós acreditamos, mas o sistema nos empurra Parmênides garganta abaixo.
2007-03-26 11:16:10
·
answer #4
·
answered by Schutte 3
·
0⤊
1⤋
Na minha humilde opinião, os filósofos verdadeiramante honestos, aqueles que meditaram mesmo muito para chegar a dar uma resposta, esses têm uma linha de pensamento muito parecida, pois a fonte da verdade é uma só, Deus.Porisso, tanto Sócrates, Platão, Aristóteles e mesmo Heráclito ou Buda ou Thomaz Mamm, todos pensam parecido...Beijos
2007-03-25 15:01:35
·
answer #5
·
answered by aprendiz de maga 4
·
0⤊
1⤋