A história da Educação Física encontra institucionalização no Brasil Imperial, em meados de 1822 a 1889, quando a Atividade Física ganhou espaço nas Leis e Decretos sobre Educação Física e Desportos, reforçadas pelos pareceres de um dos Patronos da Educação Física Brasileira, Rui Barbosa. Ele, já naquela época, chamava a atenção para os valores das atividades físicas.
Na segunda metade do século XIX, os alemães trouxeram a ginástica alemã ao Brasil fundando as primeiras sociedades de ginástica como a União de Ginástica Alemã, em São Paulo em 1888 e a Sociedade Turnerbund em Porto Alegre no ano de 1892.
No início do Século XX, a Missão Militar Francesa, influenciou a Educação Física em nosso País e contribuiu para a criação da primeira escola de Educação Física no Brasil, a da Força Pública de São Paulo, em 1909.
Já no final do século XX, nas duas últimas décadas, ocorreram manifestações muito importantes que esboçavam a preocupação nacional com a implementação das atividades físicas, onde podemos destacar:
· Carta de Belo Horizonte (1984) - assinada por um grupo de intelectuais da Educação Física nacional, reagindo ao autoritarismo vigente – e, depois;
· Carta Brasileira de Esporte Educacional (1989) - quando parte da chamada academia brasileira de Educação Física, nos Jogos Escolares Brasileiros, emitiu esse documento estabelecendo os nortes devidos para um esporte comprometido com a Educação.
· Carta Brasileira de Educação Física (2000) – elaborada a partir do arcabouço de idéias, resultantes do esforço participativo da categoria profissional em Educação Física, dos Conselheiros do Sistema CONFEF/CREF’s, da comunidade científica e acadêmica, pelo Coordenador desse trabalho - Dr. Manoel Gomes Tubino - e teve sua forma final apresentada e aprovada no Fórum Nacional dos Cursos de Formação Profissional em Educação Física do Brasil, em agosto de 2000 na cidade de Belo Horizonte.
É inegável, portanto, reconhecer a dimensão e a força que a Educação Física adquiriu no último século no Brasil, a exemplo de outros países.
2007-03-28 16:30:47
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
2⤊
0⤋
a educação física no Brasil surgiu por volta de 1920 quando os francese aqui chegaram e uniformizaram os exercícios e movimentos dando inicio assim a educação física calistenica que hoje só os militares mantém este padrão de educação física assim foram sendo desenvolvidas e modeladas diversos tipos de atividades com o jeitinho brasileiro.
2007-03-25 08:28:20
·
answer #3
·
answered by jaildão 3
·
0⤊
0⤋
para ter certeza, consulte o livreto
O QUE É EDUCAÇÃO FISICA edit. Brasiliense. Acredito que na sua biblioteca (da facu) tenha algum exemplar. Ou em qualquer outra e até mesmo no sebo.
Boa sorte!
><
2007-03-25 17:55:11
·
answer #4
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
1⤋
Adriano!
Parece que começou no Brasil com os indios mas especificamente com as indias. Dizem que quando Cabral ´aportou em Porto Seguro na Bahia,foram recebidos por muitas tribus de indios (Indias mui hermosas) vide o quadro pintado por vitor meireles. Os marinheiros da tripulação já estvam a muitos meses no mar e já estavam matando cachorro a grito .Aparecem aquela quatidade de morenas cheias de vida. Terminou a missa da Enseada Cabrália. Era un corre - corre pra qui ou para lá atraz das indias que foi até a noite. A Marujada assim,iniciou a pimeura seção de Educação Física no Brasil, recém descoberto. Assim provou-se que não foi Vasco da Gama o descobrifor do caminho das Indias. Mas a descoberta se deu pela marujada de Cabral. Que descobriram o caminho das indias antes de Vasco da Gama. Mas a historia não foi fiel aos simples marinheiros. Preferiram relatar uma versão menos complicada.Tinha que ser descoberto por um Almirante e assim ficou registrado. Well
2007-03-25 06:46:10
·
answer #5
·
answered by Spider Man 5
·
0⤊
1⤋