English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Argumentos casuais:1) A frota de Cabral afastou-se da rota para a África devido a uma corrente marítima que a arrastou em direção ao oeste. 2) Os portugueses não se interessaram pelo Brasil até 1530.
Argumentos intencionais:1) Os portugueses não aceitaram a divisão realizada pelo Papa espanhol na Bula Intercoetera, e obrigaram os espanhóis aceitarem o Tratado de Tordesilhas. 2) A frota de navios e homens comandada por Cabral tinha sido a maior até então, ou seja, os portugueses sabiam que iriam encontrar alguma coisa e estavam preparados para qualquer eventualidade. 3) A carta de Pero Vaz de Caminha não demonstra nenhuma surpresa com o achado.

2007-03-26 13:05:24 · answer #1 · answered by ... 3 · 0 0

A descoberta: acaso ou intenção?

O descobrimento oficial do país está registrado com minúcia. Poucas são as nações que possuem uma “certidão de nascimento” tão precisa e fluente quanto a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei de Portugal, Dom Manuel, relatando o “achamento” da nova terra. Ainda assim, uma dúvida paira sobre o amplo desvio de rota que conduziu a armada de Cabral muito mais para oeste do que o necessário para chegar à Índia.

Teria sido o descobrimento do Brasil um mero acaso? É provável que a questão jamais venha a ser esclarecida. No entanto a assinatura do Tratado de Tordesilhas, que, seis anos antes, dera a Portugal a posse das terras que ficassem a 370 léguas (em torno de 2.000 quilômetros ) a oeste de Cabo Verde, o conhecimento preciso das correntes e das rotas, as condições climáticas durante a viagem e a alta probabilidade de que o país já tivesse sido avistado anteriormente parecem ser a garantia de que o desembarque, naquela manhã de abril de 1500, foi mera formalidade: Cabral poderia estar apenas tomando posse de uma terra que os portugueses já conheciam, embora superficialmente. Uma terra pela qual ainda demorariam cerca de meio século para se interessarem de fato.

Leia mais:

http://www.portosegurotur.com.br/porto_historia_02.htm

• Carta de Caminha: certidão de nascimento do Brasil
• Porto Seguro vira capitania hereditária
• Os Tupiniquins
• Referência do passado e estímulo ao futuro
• Cronograma da Descoberta
• Diário de Bordo

2007-03-25 10:48:44 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Curiosidade dos europeus.

2007-03-25 10:44:40 · answer #3 · answered by miguel a 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers