Olá bombamas...Bom dia..
Acredito que como eu e você, hajam alguns milhões de brasileiros que pensam da mesma maneira.
Acho ilegal, imoral, indecente obrigar o povo a votar... mas, se eles não fizerem desta mameira ( impor o voto ), como é que vão poder continuar mamando nas gordas tetas do governo, que são abastecidas justamente por nós mesmos??
Acredito que a imposição do voto, se dirija mais diretamente àquelas pessoas sem instrução, àqueles coitados que vendem seu voto por uma cesta básica, meia dúzia de telhas, um vidro de remédio, e aí por diante...acontece que se tornarem o voto facultativo, a grande maioria vai deixar de comparecer às urnas, e desta maneira elas serão um pouco mais " elitizadas ", tornando um pouco mais difícil para essa cambada de vagabundos representada pelos políticos brasileiros ( com raríssimas excessões ) se eleger e reeleger a torto e a direito e continuar a transportar cuecas carregadas de dólares pelo Brasil todo, e, os poucos com instrução precária que resolverem permanecer na decisão de ir às urnas, pode ter certeza que ficarão mais espertos e farão valer seus votos por um preço bem mais alto, tornando desta maneira, talvéz, o ingresso de uma boa parcela de corruptos na política, pois nem todos vão ter cacife suficiente para comprar os votos necessários`para a eleição ou reeleição...
Se resolver partir para alguma luta contra o voto obrigatório, pode contar comigo..rsrs
Abraço...Boa sorte...Fique com Deus...
2007-03-25 03:35:35
·
answer #1
·
answered by **ESPERTINHO** SEMI-ALFABETIZADO 6
·
0⤊
1⤋
Concordo plenamente! O voto facultativo e o sistema eleitoral distrital (ou distrigal misto), que permite uma maior identificação dos eleitores para com os eleitos, seriam os pilares de uma verdadeira reforma política. Mas, não me iludo, tal reforma tardará, se é que virá algum dia. Como dizem, continuaremos "na unha do capeta" neste purgatório tropical por muitas eras...
2007-03-25 16:04:07
·
answer #2
·
answered by carvalhoclinico 5
·
1⤊
0⤋
VAMOS FAZER A DEMOCRACIA DO JEITO CERTO: NÃO QUERO SER OBRIGADO A VOTAR!
Assine a petição que será entregue ao Presidente do Senado Federal:
http://www.avaaz.org/po/petition/Senador_Renan_Calheiros_Presidente_do_Senado_Federal_do_Brasil_Aprovacao_da_PEC_que_torna_o_voto_facultativo/?lHfpudb&pv=0
O voto é um direito e não um dever.
O voto facultativo significa a plena aplicação do direito ou da liberdade de expressão. Caracteriza-se mais como um direito subjetivo do cidadão do que um dever cÃvico e, para ser pleno, esse direito deve compreender tanto a possibilidade de se votar como a consciência determina, quanto a liberdade de abster-se de votar sem sofrer qualquer sanção do Estado.
“à hora de pensar no voto facultativo”, diz presidente do TSE. Marco Aurélio Mello defende fim da obrigatoriedade de votar:
http://www.dm.com.br/texto/171042-aa-hora-de-pensar-no-voto-facultativoa-diz-presidente-do-tse
Outros motivos para que o voto se torne facultativo:
1) o voto facultativo é adotado por todos os paÃses desenvolvidos e de tradição democrática;
2) o voto facultativo melhora a qualidade do pleito eleitoral pela participação de eleitores conscientes e motivados, em sua maioria;
3) a participação eleitoral da maioria em virtude do voto obrigatório é um mito;
4) é ilusão acreditar que o voto obrigatório possa gerar cidadãos politicamente evoluÃdos;
5) o atual estágio polÃtico brasileiro não é propÃcio ao voto facultativo.
2014-04-03 11:51:57
·
answer #3
·
answered by Marcos Jr 1
·
0⤊
0⤋
O Capitão do Mato é na Verdade um Perguntador. Mas, vez por Outra, De forma Sucinta ele Gosta de Responder.
O Voto na Verdade não é "obrigatório". A Obrigação do Cidadão é "de ir votar", O seu "comparecimento".
O Capitão Mesmo, Que Pouco Votou em Virtude da pouca idade que tem, na última eleição "Foi Votar e Não Votou". Ou seja: Compareceu, mas não "foi obrigado" a votar.
Vocês já Imaginaram o que Ocorreria Se, Por exemplo, Todos "Comparecessem" às Urnas e Não "Votassem" ?
Visitem as Perguntas do Capitão do Mato. Ninguém está "obrigado" a responder.
abraços para todos
2007-03-26 08:30:09
·
answer #4
·
answered by Capitão do Mato e da Cidade! 3
·
0⤊
0⤋
Cara, analisando friamente eu concordaria, mas quando paro pra pensar, vejo que existem alguns pontos que devem ser discutidos. Pra começar, imagine o número absurdo de abstinências que teriamos se o voto não fosse obrigatório, principalmente em locais onde as pessoas têm dificuldade para chegar até suas seções. Com um número tão alto de abstinências, nossa democracia, que já é de poucos, se tornaria mais excludente ainda.
Outra coisa que acho importante destacar: o problema da compra de votos, na minha opinião, se agravaria, já que aqueles que vendem seus votos (não vou entrar na questão de necessidade ou ignorância, porque isso é outra história), só iam até as seções para votar se realmente alguém desse alguma coisa em troca. Se com o sistema obrigatório esse problema já é difícil de ser combatido, com o fim da obrigatoriedade, isso vai virar um carnaval ainda maior.
Uma coisa que acho que deveria mudar imediatamente é voto de analfabeto. Pra começar, eu penso que aí há uma séria afronta ao princípio constitucional da isonomia: o analfabeto pode votar mas não pode ser votado. Mas,
se ele tem capacidade para votar, também deveria ter para exercer um mandato. Eu particularmente acho que os analfabetos não têm discernimento suficiente para nenhum desses dois atos. Acho que eles podem ser facilmente manipuláveis.
Concluindo, creio que no Brasil de hoje ainda é necessário que o voto seja obrigatório, mas penso que analfabetos não deveriam votar. Quando nosso país conseguir, através da educação, que seu povo, da pessoa mais humilde até a mais culta, saiba que o direito ao sufrágio (o direito de votar e ser votado) é uma questão de exercicio de cidadania e fonte do poder do Estado, tenho certeza de que não será mais necessária a obrigatoriedade do voto. Nesse dia, todos os cidadãos irão votar sem serem obrigados pois saberão da importância e do valor desse, e da influência dele em sua vida cotidiana.
ps: só para esclarecer, o direito ao voto se encaixa na categoria do chamdo "poder-dever"; é um direito para o cidadão e um dever deste para com a sociedade.
2007-03-26 07:59:42
·
answer #5
·
answered by L 3
·
0⤊
0⤋
Sou a favor do fim do voto obrigatório, porque o maior problema no Brasil é justamente a obrigação, dando vantagens aos nossos candidatos em não cumprir promessa de campanha, sabendo eles dessa obrigação se favorecem e depois de eleitos, abusa do povo que o elegeu. Porque, por que o voto é obrigatório. Se o voto não fosse obrigatório seria a forma que o povo teria como mostrar sua insatisfação com nossos governantes, como seria uma eleição que nossos candidatos não recebesse quantidade de votos necessário para se eleger ,causaria um a vergonha Nacional e com certeza muitos eleitores não votaria por falta de opção, com isso faria nossos governantes do futuro a trabalhar mais para conquistar verdadeiramente o povo, não so com falsas promessas mas mostrando seu trabalho. Sem a obrigação de voto dos candidatos teria que mostrar mais serviços aí sim quem votasse em quem merecesse verdadeiramente seria um inicio de bom começo para nosso país. Essa obrigação tem colocado o Poder Publico nas mãos de pessoas que não deveria esta, temos visto muitos corruptos depois de eleitos sendo desmascarado, aí é tarde, porque a própria constituição da imunidade a essa pessoas, colocando em lugares de luxos que men parece cadeia, enquanto o eleitor vem sofrendo e sendo ignorado pelos mesmos.
2007-03-25 11:45:23
·
answer #6
·
answered by coelho 3
·
0⤊
0⤋
CLARO QUE CONCORDO ! NÃO SEI POR QUE O VOTO É OBRIGATÓRIO ? É UM DIREITO E NÃO UMA OBRIGAÇÃO !*
2007-03-25 11:39:34
·
answer #7
·
answered by SEM NOME ! 7
·
0⤊
0⤋
Quando foi decidido que o voto deveria ser obrigatório, foi pq pensou-se que a sociedade estava pouco acostumada com a idéia de democracia e assim deveria impor as pessoas a mesma para que pudessem no futuro se acostumar e achar que votar era o melhor modo de exercício de cidadania.
Ledo engano de nossos constitucionalistas.
O que isso causou foi que temos a cada eleição que passa, mais surpresas vindas das urnas.
É errado falar mal de pessoas, então não vou usar nomes. Mas foi eleito com uma votação estrondosa para deputado a 5 anos atráz uma pessoa com idéias nazi-facistas. Com certeza quem votou nele nunca leu sua proposta e acha que a idéia dele de fazer a bomba atômica era só brincadeira.
E nessa eleição, que vergonha? O costureiro brigão que foi eleito assumiu antes da posse que não tinha a menor familiaridade com a coisa e foi "visitar seu novo local de trabalho" para poder se acostumar com ele. Elegemos o maior corrupto de todos os tempos, entre outras coisas que só me fazem pensar que o povo deveria ter o direito de escolha.
Se tivéssemos, o provável é que esta eleição para presidente teria sido vergonhosamente sem votos. Claro, não tínhamos candidatos.
Sou contra o voto obrigatório e ele só é mantido para não mostrar a vergonha que seria sem ele.
2007-03-25 11:08:32
·
answer #8
·
answered by Lulinha 3
·
0⤊
0⤋
Plenamente de acordo, visto que o numero de votos nulos vem crescendo a cada ano devido ao descrédito dos políticos e a robalheira que corre solta em todos os patamares polícos.....faz-se apenas o cidadão se deslocar de sua casa para a área de votação e fazer o mesmo que não ter ido.
2007-03-25 11:08:21
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim .. temos q ter o direito de pelo menos naum querer votar ...
2007-03-25 10:24:58
·
answer #10
·
answered by mozinho 2
·
0⤊
0⤋
NUNCA DEVERIA TER MUDADO PARA O VOTO OBRIGATORIO
DEMOCRACIA É O DIREITO DO CIDADÃO IR OU NÃO, VOTAR OU NÃO VOTAR
COM O VOTO OBRIGATÓRIO, SÓ MUDA OS NOMES DE ALGUMNS ARTISTAS: A MARACUTAIA CONTINUA
2007-03-25 10:22:52
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋