Jesus e Sócrates já eram considerados pessoas enigmáticas no tempo em que viveram. Nenhum dos dois deixou qualquer registro escrito de suas idéias. Assim, não nos resta outra saída senão confiar na imagem deles que nos foi legada por seus discípulos. Uma coisa, porém, é certa: ambos eram mestres da retórica. Além disso, ambos tinham tanta autoconfiança no que diziam que podiam tanto arrebatar quanto irritar seus ouvintes. Para completar, ambos acreditavam falar em nome de uma coisa que era maior do que eles mesmos. Eles desafiavam os que detinham o poder na sociedade, porque criticavam todas as formas de injustiça e de abuso de poder. No fim, esta forma de agir lhes custou a vida.
Também há paralelos entre os processos de acusação de Jesus e de Sócrates. Ambos podiam ter pedido clemência e, com isto, ter salvado suas vidas. Mas eles acreditavam estar traindo sua missão se não fossem até as últimas conseqüências. E o fato de terem enfrentado a morte de cabeça erguida lhes garantiu a fidelidade das pessoas mesmo depois de sua morte.
2007-03-25
03:12:48
·
7 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
Tambem, a relacão entre Jesus e os lideres judeus eram semelhantes a de Socrates e os sofistas de Atenas.
2007-03-25
03:21:54 ·
update #1
Peço desculpas ao Sr Ggnard. Sem querer cliquei na mãozinha errada.
Sua resposta foi EXCELENTE.
2007-03-25
03:45:59 ·
update #2
Sócrates e Jesus, objetivos diferentes
Tanto os gregos como os judeus daquela época, povos não muito numerosos, cada um no seu tempo, estavam ameaçados por forças imperiais terríveis, poderosíssimas. No outro lado do mar Egeu pairava a sombra ameaçadora do império persa, enquanto a Palestina estava ocupada pelas legiões desde os tempos de Pompeu (ano de 63 a.C.).
Apesar dos dois ouvirem vozes (Sócrates as chamou de dáimon, Jesus de Espirito), diferiam, porém, nos objetivos pretendidos. O grego procurava formar homens públicos, cidadãos que atuassem com seriedade e correção nos assuntos comunitários. O galileu queria convertidos, inocentes como crianças, para conduzi-los para o alto, ao Reino do Deus Pai.
Se Sócrates teve discípulos que o honraram, como Platão ou Xenofonte, Jesus teve em Pedro a sua rocha. Mas também foram seus seguidores quem os decepcionaram e os traíram. Sócrates foi parar no Areópago, o tribunal de Atenas, para responder pelo comportamento indigno de Alcibiades e de Crítias, seus admiradores, acusado de "corromper a juventude".
Jesus, traído por Judas, acusado de blasfêmia e de desrespeito à religião oficial, teve que apresentar-se no Sinédrio para responder a Caifás e depois a Pilatos, governador romano da Judéia que o entregou à cruz. O público de Sócrates era geralmente muito instruído, o que o exercitou na dialética do techne logon, a arte do discurso racional. Bem ao contrário dos quem Jesus se dirigia, à multidão dos infelizes da terra, massa iletrada, o que fez dele um gênio no uso da parábola.
Educadores da humanidade
Jesus e seus apóstolos
Sentenciado a beber cicuta, em 399 a.C., o veneno com que se eliminava o condenado em Atenas, Sócrates passou seu últimos momentos com seus discípulos Críton, Fédon, Apolidoro, Cebes e Símias, conversando até o fim, até o momento em que o seu corpo esfriava, ironicamente recordou-se que devia sacrificar um galo a Esculápio, o deus da medicina (Fédon - epílogo). Antes da prisão e crucificação, no ano de 33, Jesus fez sua derradeira ceia com seus apóstolos no Getsêmani, ao pé do Monte das Oliveiras, e igualmente lembrou-se de um galo, prevendo que Pedro, "antes que o galo cante", o negaria três vezes (Mateus - 26).
Sócrates e Jesus, o Sábio e o Messias, a luz para um era o saber , o conhecimento, para o outro foi a fé e a salvação da alma. Um gerou academias e liceus, o outro mosteiros e seminários. Educadores da humanidade.
Beijos
@
2007-03-25 03:17:19
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
2⤋
Eu tento responder com outras perguntas, se me permitires.
Por onde andou Jesus quando esteve completamente sumido entre os seus 12 e 30 anos? A mais importante comunidade filisófica do período da adolescência e juventude de Cristo estava na Grécia e essa não é relativamente próxima da tera natal de Cristo, mesmo para condições de deslocamento da época? Sócrates não viveu 400 anos antes de Cristo? Mesmo não tendo registros escritos do seu pensamento, Sócrates deixou de ter a sua obra divulgada? Cristo discípulo de Sócrates?
2007-03-25 03:32:24
·
answer #2
·
answered by gilberto 3
·
1⤊
0⤋
Ola tudo bem, é ter Jesus como ÚNICO E SUFICIENTE salvador de sua alma, é ter um ARREPENDIMENTO sincero e deixar o pecado de lado (deixar o pecado é OBEDECER as leis de Deus, e dar um bom testemunho)
2016-12-19 13:27:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
"Nave mãe", não creio ser estranho um paralelo entre duas personalidades parecidas. É o que realmente acontece quando pessoas tem um objetivo na vida e fazem de tudo para cumprí-lo. Sou convicto que tanto Sócrates quanto Jesus tinham consciência que o mundo precisa ser melhorado e demonstraram isto com sua vida, até o ponto de não se deixar levar pelos domínios massificantes da sociedade. É o que realmente todos nós deveríamos trazer para nossa vida. Sócrates é exemplo de filósofo, de pedagogo, de psicólogo, de crítico, etc. Jesus também é exemplo de tudo isso e ainda: ambos são exemplo de homem, duas personalidades que não se deixam abater pelo comodismo e tentam fazer alguma coisa para mudar a realidade. Mas por que estes personagens ficaram famosos? Porque eles realmente souberam ir até o fim na sua missão. Isso poucos conseguem, por isso eles são admirados por aqueles que se sentem incapazes, medíocres e fracos de enfrentar o sistema que vivemos. Eu mesmo me coloco como grande admirador destes dois, mas acho que não teria coragem de tomar seus exemplos para minha prática de vida.
Até mais.
2007-03-26 03:21:02
·
answer #4
·
answered by Tadeu 2
·
0⤊
0⤋
NUM SEI RESPONDER...
DESCULPA!
:*By
2007-03-25 13:36:47
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eles têm esse estranho paralelismo, pois eles eram pessoas que pensavam de forma diversa do povo com quem conviviam.
"Think outside the box"
2007-03-25 12:42:40
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Trata-se do sincretismo religioso pós-moderno, não pacifica, não ensina, não conscientisa, é um desserviço pastoral, mas respeitaremos as diversidades, prometo!
2007-03-25 03:19:30
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋