O solo é a camada de sedmento onde pisamos, onde se fixam as plantas, etc. Como se forma: O solo é formado (foi formado e ainda é formado) pelo processo de erosão das rochas, onde é depositado nas áreas mais baixas uma camada desse sedimento. Nesse sedimento, podem haver nutrientes minerais onde se fixam plantas, animais e outros seres vivos. As atividades desses seres vivos sobre o solo enriquece a quantidade de nutrientes, e o ciclo de vida sobre ele continua.
A sedimentação das rochas dá-se por vários motivos: erosão pelo vento, pela chuva, pelas variações de temperatura, etc. Des de qu a Terra é a Terra, a erosão acontece. Nossas montanhas continuam se desfazendo, algumas continuam crescendo. No Brasil, o processo de formação das montanhas foi cessado, por isso não temos montanhas tão altas como os Andes ou o Himalaia, pois nosso relevo foi amenizado pela erosão durante milhões de anos.
2007-03-25 02:21:55
·
answer #1
·
answered by Answerer 4
·
1⤊
1⤋
resposta
resumo sobre como se forma o solo=O solo se forma pela ação da chuva e do calor e frio da atmosfera agindo sobre as rochas
No inicio da formação deste planeta, tudo era magma (minerais derretidos pela ação do calor).
Este magma solidificou e formou rochas... e as rochas sofreram a ação do calor que as dilatava durante o dia pela ação do sol, e á noite com o frio trincavam,,, iam-se quebrando... e a água transportava os materiais dissolvidos que se iam acumulando ao longo do percurso da água...
Ainda hoje se vê isso nas encostas de vulcões...
Com o aparecimento das plantas, este solo rico em minerais foi sendo ainda mais desagregado e sofreu a adição de materiais orgânicos provenientes das plantas e dos animais... é o solo de cor escura... quase negra...
2007-03-26 04:13:37
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
,
2015-05-11 09:54:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo, através da edafo/pedologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.
2014-06-22 08:18:14
·
answer #4
·
answered by Patricia 1
·
1⤊
1⤋
no solo se forma o petroleo o nosso ouro negro
tambem se encontra outros minerais
2007-03-28 14:32:16
·
answer #5
·
answered by Agnaldo d 1
·
1⤊
1⤋
Formação da-se através das ciclo das rochas, são compostas por metamórfica, vulcânica e sedimentar, chuvas, ventos, ação antrópica (homem) assunto complexo, vc achará respostas consultando livros de Geografia, Geologia, ou Google. Muito
2007-03-25 15:58:39
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
, solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha subjacente, a rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo). O solo se forma como resultado da fragmentação e alteração química das rochas, e do subsequente estabelecimento de microrganismos que colonizam os minerais, liberando os nutrientes que necessitam para crescer e possibilitando o crescimento também de pequenos vegetais. Quando morrem, os restos de todos esses organismos vão sendo decompostos e passam a formar o húmus.
2007-03-25 06:35:34
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Em agricultura e geologia, solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha subjacente, a rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo). Também se refere, de modo mais restrito (especialmente na agricultura), à camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal. O nome técnico para o solo, em geologia, é manto de intemperismo, e ele se localiza logo acima da litosfera.
O solo se forma como resultado da fragmentação e alteração química das rochas, e do subsequente estabelecimento de microrganismos que colonizam os minerais, liberando os nutrientes que necessitam para crescer e possibilitando o crescimento também de pequenos vegetais. Quando morrem, os restos de todos esses organismos vão sendo decompostos e passam a formar o húmus.
Ao longo do tempo, por ação da água que se infiltra no terreno, ocorre o transporte de muitos dos sais minerais. Pouco a pouco, começa a se formar o solo, organizado em camadas (como uma torta de mil folhas), cada uma com aspecto e composição diferentes.
Dependendo da composição do material da rocha de origem e da ação exercida pelo clima e pelos organismos sobre este material formam-se solos com características diferentes: uns mais férteis (mais ricos em nutrientes) outros mais pobres em nutrientes. O tamanho e a natureza dos minerais que compõem o solo determinam características importantes. Um solo muito rico em areia que se apresenta na forma de grãos relativamente grandes, não consegue reter a água por muito tempo. A água se infiltra rapidamente pelos espaços existentes entre os grãos de areia, indo se acumular nas camadas mais profundas. Como retém pouca água e secam com muita facilidade, dificultam o crescimento de plantas. São chamados solos arenosos.
Os solos argilosos contém muita argila que são minerais de tamanho muito pequeno. A água é retida por muito tempo nos pequenos espaços entre os grãos de argila, originando o barro. Este tipo de solo, encharca com facilidade e por isso também dificulta o crescimento das plantas.
Os solos escuros, ricos em matéria orgânica (também chamada de húmus) são ricos em nutrientes, principalmente o nitrogênio. O húmus age ligando os minerais do solo como um cimento, modificando a porosidade e, portanto, aumentando a capacidade de retenção de água. Os solos orgânicos apresentam alta fertilidade, e normalmente proporcionam excelentes condições para o crescimento das plantas.
Dependendo das condições climáticas e biológicas que interagem sobre a rocha de origem, o solo pode freqüentemente apresentar características mistas.
2007-03-25 02:40:34
·
answer #8
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
1⤋