É um canhoto que quer ser dextro!
2007-03-24 17:49:55
·
answer #1
·
answered by cotamalanje 4
·
0⤊
10⤋
Olha Marta,
Vou arriscar. Tenho a ligeira impressão que a pessoa que usou esse termo "esquerda-liberal" quis diferenciar a esquerda brasileira, da esquerda boliviana (ao que tudo indica considerada, esquerda-radical). Objetivamente: esquerda-liberal, pode ser compreendida como aquela esquerda que defende os Direitos Civis, (são aqueles direitos fundamentais à vida). Como por exemplo: o direito de ir e vir; liberdade de expressão; direito à propriedade; igualdade perante a lei....Considerados fundamentais para existência e sobrevivência de uma sociedade civil ativa.
Ex1: Chavez estatizou a Petrobrás na Bolivia, como também estatizou os meios de comunicação (no fundo não deixa de ser uma didatura)
Ex2: Imagine o Pres. Lula estatizando a Globo? E fazendo o que o milicos faziam antigamente?
Viva a DEMOCRACIA
Espero que tenha ajudado.
2007-03-24 18:23:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Seria o equivalente a centro-esquerda . Uma posição política que se encontra entre o centro e a esquerda no espectro ideológico.
Espectro ideológico é o conjunto das ideologias, desde as de extrema direita ou ultra-direita (nazismo, neonazismo, fascismo, reacionarismo, fundamentalismo) até as de extrema esquerda ou ultra-esquerda (comunismo, anarquismo), passando pelas de direita (conservadorismo, liberalismo, neoliberalismo), de centro-direita (liberalismo social, gaullismo, neogaullismo), de centro (centrismo, "Terceira Via"), de centro-esquerda (reformismo, social-liberalismo ou socialismo liberal ou liberalismo de esquerda, social-democracia) e de esquerda (socialismo, socialismo democrático).
Espero ter esclarecido.
2007-03-24 18:17:10
·
answer #3
·
answered by ACORDE BRASIL! 5
·
1⤊
3⤋
Bem, de inicio se vc é de esquerda (comunista no regime politica e socialista no regime economico) não há possibilidade de ser Liberal ( Democrata no regime político e capitalista no regime economico).
2007-03-24 17:55:57
·
answer #4
·
answered by Rafael Bommel 2
·
0⤊
3⤋
Na verdade, ser de esquerda hoje em dia é ser nada mais, nada menos que um perfeito idiota, fato esse que nos dias de hoje, de inevitável globalização sitemática, praticamente só ocorre aqui nesse continente miserável, aliás; é miserável justamente por conta dessa ideologia ultrapassada, a qual só atrai mais pobreza e déspotas tipo Lula, Evo Morales, Hugo Chávez, etc. - Essa tal esquerda lilberal é a pior das idologias que se dizem socialistas, na verdade em vez de liberais são libertinos, imorais e vagabundos, pregam o abandono de tudo que é saudável e moral, tipo; liberação do aborto, casamento gay, o estado dono de quase tudo, impunidade, etc. etc. é justamente tudo q acontece hoje no Brasil e mais o q eles pretendem. Um conselho; desconfie muito de qualquer pessoa que se diz de esquerda, no fundo são autoritários, incompetentes (odeiam a iniciativa privada, o empreendedorismo, o sucesso individual, etc.), e sobre tudo são invejosos.
2007-03-24 18:56:51
·
answer #5
·
answered by Spectre 2
·
0⤊
7⤋