English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todos sabemos que devido sua tradição na formação dos intelectuais do país a USP-UNiCAMP possui grande prestigio no cenário nacional e internacional. Entretando, a USP como universidade tradicionalista tornou-se obsoleta em certos aspectos, e também devemos considerar, que o investimento público em educação é inferior ao privado, gerando um menor acesso a recursos tecnológicos,por exemplo.
Para finalizar meu enfoque na USP, por motivos obvios (segurança do emprego) os docentes da USP não realizam suas atividades educacionais voltando-se para o aprendizado do aluno, fator que prejudica o aprendizado.
As outras duas universidades que desejo considerar são a GV(EESP) e IBMec ambas com cursos recem criados, mas com grandes inovações tecnologicas e relações com intituições internacionais.

Minha pergunta posteriormente a está reflexão é:

Qual destas universidades possui o melhor curso de graduação, despresando-se os custos educacionais e considerando-se o numero de alunos por turma?

2007-03-24 16:43:02 · 6 respostas · perguntado por Vinicius Z 2 em Ciências Sociais Economia

6 respostas

Resposta já enviada via e-mail, conforme solicitado.

As faculdades públicas ainda são as melhores do Brasil, devido a vários aspectos distintos, mas vou lhe citar apenas um: As faculdades públicas (e as boas faculdades privadas)não precisam bajular seus alunos, ou seja, não precisam passá-los de período a força por medo de quedas em suas margens de lucro, e isso por si sô é um diferencial astrônomico em relação às faculdades privadas e sem ética e comprometimento com o ensino.

Dizer que a USP, UFMG, UFV, etc., são obsoletas é uma eresia na minha opinião. Elas podem não ser bonitinhas, carpetadas, ar condicionado, quadro de pincel , etc., mas obsoletas, de forma geral, não concordo.

Outro erro, faculdades privadas, de forma geral NÃO investem em pesquisas, o que é óbvio afinal isso não dá lucro para elas. Quase tudo que se pesquisa neste país em diversas áreas diferentes do conhecimento, é feito por empresas de grande porte e pelas faculdades públicas (UFMG é na minha opinião um dos melhores exemplos). Me cite uma única pesquisa de relevância social, realizada por qualquer faculdade privada neste pais. Estudei num livro de economia organizado por professores da USP (Manual de Economia da USP), que de tão bom foi adotado em outras faculdades concorrentes. Achas realmente que alguma faculdades privada seria capaz de desenvolve um trabalho com tamanho brilhantismo?

Em relação aos professores, concordo em parte com você. Tanto nas melhores faculdades pagas quanto nas federais, os professores não dão a mínima para você. E por incrível que pareça, isso é um dos motivos pelo qual seus alunos são muito mais preparados para o mercado de trabalho. Fuja das faculdades que professores são "super legais", compreensivos, etc. Na faculdade, esqueça a imagem do professor tradicional. Na faculdade os professores muito mais orientam do que ensinam, o conhecimento partirá de você, dependerá de você, O papel do professor numa faculdade descente é direcionar o aluno rumo ao aprendizado e corrigir eventuais distúrbios que certamente acontecerá neste caminho, mas o aprendizado é responsabilidade sua, não mais do professor.

Respondendo sua pergunta, justamente pela tradição, Know How e pela ênfase das disciplinas lecionadas (Teoria econômica, propriamente dita), eu TENDO a ficar com a USP.

Valeu?

Barbosa.

2007-03-25 17:35:12 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 1 0

Vinicius,

Todas que citou, teem excelente padrão.

Vantagens:

1) A USP, a vantagem está no peso quando se fala em mercado, pois existe um corporativismo, ou seja, profissionais formados na USP, costumam priorizar os formados na USP.

2) A GV é uma Faculdade Top de linha, porém tradicionalíssima em Administração de Empresas, no entanto, entendo caminha rapidamente para excelência em Economia.

3) A IBMec, podemos considerar que é vanguarda, e tem cacife para isto, vem adotando o mesmo padrão da boas Universidades Americanas, as empresas e executivos estão atentos a estes detalhes.

Finalmente ao optar por cursar hoje economia, minha opção seria a USP, e a especialização ou MBA no Ibmec.

2007-03-25 05:26:19 · answer #2 · answered by Silvio R 5 · 1 0

Isso depende do que vc quer do curso. A USP é uma universidade que adota uma linha mais ortodoxa em seu curso de economia. Então, ela é muito indicada pra quem quer trabalhar na área de produção ou na área de finanças. A grade curricular da USP permite que vc faça essa opção por meio das matérias optativas. Já a Unicamp adota uma postura mais heterodoxa e é recomendada pra quem quer ir pra área de pesquisa ou pra área de políticas públicas.

2007-03-25 05:14:28 · answer #3 · answered by Ricardo C 1 · 1 0

Com certeza a FGV, pois é um tida como parâmetro pelos outros centro de formação de graduados em economia.

2007-03-25 12:18:00 · answer #4 · answered by belinelli 2 · 0 0

Com certeza a FGV. Não estudo lá, porém a FGV é muito citada na minha faculdade, devido ao seu desempenho e número de artigos publicados. Eu recomendo ela se você quiser exercer sua profissão no mercado de trabalho.
Se você quiser ser professor é melhor a Unicamp.

2007-03-25 01:33:46 · answer #5 · answered by Mariana Monteiro 1 · 0 0

Engenharia da Computação ou Sistema de Informação (Informática)

2007-03-24 16:50:58 · answer #6 · answered by Robson Sabino 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers