English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Entre as acusações contra Sócrates estava a de que ele estava introduzindo novos "daimonions", novas entidades divinas. Em sua Apologia, Sócrates diz: "A razão (...) são aquelas acusações que muitas vezes e em diversas circunstâncias ouvistes dizer, ou seja, que em mim se verifica algo de divino ou demoníaco (...) uma voz que se faz ouvir dentro de mim desde que eu era menino e que, quando se faz ouvir, sempre me detém de fazer aquilo que é perigoso e que estou a ponto de fazer, mas que nunca me exortou a fazer nada". Ou seja, o daimonion socrático era "uma voz" que lhe vetava determinadas coisas, o que o salvou várias vezes de perigos e experiências negativas (Reale & Antiseri, 1990, p. 95). Ela não lhe revelava nada, apenas vetava algumas coisas que lhe eram perigosas.

2007-03-24 15:10:01 · 3 respostas · perguntado por Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 em Artes e Humanidades Filosofia

Seria uma espécie de mediunidade? Esquizofrenia? Ou o que? Você acha que era o que exatamente. O achar para mim vale muito, não precisa ter plena certeza.

Luz_____

2007-03-24 15:37:05 · update #1

3 respostas

Era simplesmente a "consciência" de Sócrates. os sofistas impingiram a existência de Demônios que influenciariam Sócrates.

Os sofistas acabaram com o voto popular direto em praça publica para aprovação de leis (verdadeira democracia) e instauraram os governos com votos indiretos de senadores (falsa democracia, que é a democracia atual)

Um abraço

2007-03-24 15:46:40 · answer #1 · answered by Anonymous · 11 0

O "daimónion" socrático intervém muitas vezes quando a gente lê os diálogos de Platão, várias vezes sócrates se diz inspirado por ele, seria uma "entidade" ou gêneros de seres intermediários entre o homem e a divindade. Outros autores dizem que seriam pressentimentos interiores inspirados pela dividande e pelos demônios da mitologia grega, mas são unânimes em afirmar essa comunicação socrática, com excessão para os psicólogos modernos que acreditam que sócrates sofria de alucinações. Eu pessoalmente fico com os seres intermediários.

2007-03-24 22:27:09 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

amiga Gostosa Luz quando tinha 9anos eu ouvia uma voz dentro de mim quer era de um Demônios socrático que me isentou há jogar fogo na escola e logo me dei mal porque
levei suspensão de 6meses e quando voltei para
Casa Logo apanhei de cinta nas penas e na Bunda
pela minha Mãe
Beijos seu amigo ler

2007-03-25 06:14:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers