Por interesse de grupos econômicos, se esta medida tivesse sido tomada na época, como seria o Brasil hoje seria um país muito mais desenvolvido, e o êxodo rural não seria tão grande conseqüentemente a violência nos centros urbanos diminuiria também.
2007-03-24 10:57:42
·
answer #1
·
answered by Cotõe 5
·
0⤊
0⤋
O governo de Getúlio Vargas foi o mais demagogo do Brasil, ele governou por quinze anos consecutivos, com plenos poderes e conseguiu fazer muitas coisas interessantes, mas nesse tempo, qualquer governo teria feito pelo menos o dobro.
É preciso entender que o Brasil estava todo por fazer, então qualquer coisa que se tentasse fazer seria um sucesso.
O mundo havia saido de uma crise e entrava em outra, dessa forma era preciso organizar o sistema de trabalho ligado a produção industrial, o pais precisava se desenvolver, o campo estava organizado, as fazendas funcionavam perfeitamente com o sistema de colônias, o café era o principal produto e absorvia muita mão de obra, os trabalhadores do campo se sentiam seguros como colonos nas fazendas, ganhavam por tarefa ou tinham sua participação percentual na produção, era um sistema totalmente diferente do trabalho na cidade. O trabalhador do campo não pagava aluguel de casa, plantava quase tudo que consumia, criava seus animais que forneciam a carne para consumo, ficando suas despesas restritas a médico, farmácia, roupas e ferramentas, dessa forma não se pode comparar o sistema de trabalho na cidade com o campo.
Na cidade os trabalhadores tem que comprar tudo que necessitam, comida, passagem, roupas, aluguel de casa e não tinham as possibilidades de comprar sua terrinha e passar a produzir e vender, dependiam de uma legislação que pudesse lhes garantir um ganho mínimo capaz de fazer frente às despezas e uma aposentadoria que lhes garantisse a sobrevivência quando suas forças estivessem esgotadas pela idade e o trabalho desgastante.
A legislação trabalhista para o campo se feita na ocasião levaria muitos pequenos produtores à falência com indenizações que eles não poderiam pagar. Isso veio a acontecer quando em governo posterior se verificou, levando a um êxodo do campo que veio a superpovoar as periferias das grandes cidades, para onde o trabalhador do campo migrava em busca de emprego onde pudesse recuperar os bens perdidos no campo.
Hoje somos vítimas de uma distribuição demográfica desorganizada e causadora dos grandes males sociais que afligem o país.
Nas grandes cidades a decepção espera por todos que se aventuram emigrando de suas posses impossíveis de serem produtivas com a legislação trabalhista vigente.
Na cidade grande o tempo vai passando e o emprego sonhado não aparece, aos poucos suas econominas vão sumindo e de repente o chefe de família se ve diante da fome rondando sua família, em muitas ocasiões o crime se apresenta como alternativa, quando o individuo tem um boa índole, termina fazendo bicos, comércio alternativo, em fim vivendo na informalidade, deixa de ser um cidadão e passa a ser visto apenas como uma possibilidade de voto pelos políticos, para quem quanto mais indigentes houver nas periferias, mais ouvidos para ouvir suas promessas de realizações impraticáveis estarão a disposição e assim acontecem as reeleições absurdas como a última que tivemos.
Apesar de demagogo e deficiente, o governo de Getúlio Vargas acertou não se envolvendo com as atividades trabalhistas do campo. Foi a melhor opção para a época.
Espero ter ajudado. Um abraço.
2007-03-28 07:55:50
·
answer #2
·
answered by wanderleyfreitas 5
·
0⤊
0⤋
Sou especialista em getulio vargas. ele era fazendeiro e sabia que se exigisse carteira assinada no campo, os pequenos sitiantes morreriam de fome. foi o que aconteceu quando o demagogo do JOAO GOULART fez isto e os fazendeiros tiveram que expulsar todos os empregados para a cidades, onde surgiram as favelas urbanas, por culpa e obra de JOÃO GOULART.
2007-03-24 11:05:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋