Ministros invejosos
Jehozadak Pereira
03.01.2005
Muitos ministérios não seguem adiante devido à inveja e arrogância de seus próprios ministros
A inveja no ministério é cúmplice e comparsa da difamação. Ministros bem sucedidos são alvo de maledicências e de mentira. Quantos ministérios não vão para frente porque seus titulares são invejosos contumazes? Vejam um exemplo clássico de inveja no ministério. Se nos reportarmos a 3 João versículo 9, vamos encontrar Diótrefes, um ministro, se opondo a João. E o que queria Diótrefes? Proeminência. E quem quer estar em evidência? O invejoso. Na narrativa de João, é possível ler que Diótrefes caluniava, era malicioso, e ainda expulsava e não recebia os outros irmãos e ainda impedia que os irmãos exercitassem sua fé acolhendo outros.
Retirado do Site:
http://www.google.com/search?sourceid=navclient&aq=t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4ADBS_pt-BR___BR204&q=Di%c3%b3trefes
Beijão Márcio.
Como está São Paulo?
2007-03-24 09:30:53
·
answer #1
·
answered by m 5
·
1⤊
0⤋
ELE TINHA UM GÊNIO DOMINANTE , ASSIM COMO VOCÊ.
2007-03-24 20:33:58
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sei que, ele era um cara dominante, em uma das igrejas católicas e se opôs à autoridade de João, além de recusar a hospitalidade dos missionários. Não manjo muito deste assunto, sabe? Falou!
2007-03-24 17:11:32
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
DIÃTREFES, UM DITADOR – V. 9-10
1. Diótrefes era amante dos holofotes – v. 10
· No caráter e na conduta, Diótrefes era inteiramente diferente de Gaio. Ele se ama mais do que aos outros. Jesus não ocupava a primazia na vida de Diótrefes. Por isso, ele não acolhida o apóstolo João. A rejeição possivelmente não era doutrinária, mas pessoal.
· Os motivos que governavam a conduta de Diótrefes não eram nem teológicos nem sociais nem eclesiásticos, mas morais. Ele estava ávido de posição e poder. Ele não tinha dado ouvidos à s advertências de Jesus contra a ambição e desejo de domÃnio (Mc 10:42-45; 1 Pe 5:3).
· Diótrefes queria ser o centro das atenções. Ele olhava para João como um rival e não como um apóstolo de Cristo. Satanás estava trabalhando na igreja através de Diófrefes, porque ele estava operando sobre a base do orgulho e da auto-glorificação, as duas principais armas do diabo.
· O orgulho, a soberba é um pecado intolerável para Deus. Na igreja de Cristo todos estamos nivelados no mesmo patamar: somos servos. Não espaço para donos, para chefes, para buscar aplausos de homens. Diótrefes era um lÃder ditador. Ele impunha sua liderança pela força e pela intimidação. Sua vontade era lei. Ninguém podia ocupar o seu espaço. Cada pessoa que chegava na igreja era uma ameaça à sua liderança. Por isso, ele não dava acolhida a João.
2. Diótrefes era uma pessoa que gostava de projetar-se falando mal dos outros – v. 10a
· As palavras más e as obras más emanam do maligno. Diótrefes mentiu sobre o apóstolo João. Ele trazia falsas e vazias acusações contra João. Seu prazer era atentar contra a honra daqueles que eram ameaça ao seu orgulho e à sua posição de liderança. Ele cometia o pecado mais abominável para Deus: espalhar intriga entre os irmãos (Pv 6:16-19). A palavra proferindo significa falar absurdo. Não eram apenas Ãmpias, mas disparatadas. Ele lançava acusações maldosas e sem base.
· Diótrefes era como o rei Saul: em vez de se humilhar e mudar da vida, ele quer destruir aquele que Deus levantou para fazer a obra.
· Diótrefes fala mal de João pelas costas, quando João não estava presente para defender-se (v. 10 a).
· Nós precisamos ter cuidado para não dar guarida a tudo que ouvimos e lemos sobre boados espalhados contra os servos de Deus. Eles podem estar sendo espalhados por membros de igreja como Diótrefes.
3. Diótrefes era uma pessoa que influenciava negativamente os outros – v. 10b
· Ele não apenas não acolhia João, mas também não acolhia as pessoas ligadas a João e além disso, ele impedia que os outros membros da igreja acolhessem os enviados pelo apóstolo João. Sua influência é para o mal. Ele exerce a sua autoridade de forma doentia, usando a arma da intimidação. Exemplo: Saul matou 85 sacerdotes em Nobe e mandou matar os homens, as mulheres e as crianças simplesmente porque eles receberam Davi na cidade.
· Diótrefes era um lÃder controlador, manipulador, ditador. Ele quer controlar a vida das pessoas e impor a elas sua vontade autoritária.
· A mesma BÃblia que nos exorta a não ter comunhão com descrentes (2 Co 6:14-16), com hereges (Rm 16:16-19), nos ensina a acolher uns aos outros (3 Jo 8).
4. Diótrefes exercia a sua autoridade para punir aqueles que discordavam com ele – v. 10c
· “... e os expulsa da igreja”. Diótrefes não tinha nem autoridade nem base bÃblica para expulsar as pessoas da igreja. A disciplina que ele praticava era abusiva. As pessoas eram disciplinadas não porque haviam desobecido a Palavra de Deus, mas porque haviam desobedecido uma ordem autoritária dele.
· A disciplina bÃblica não é uma arma nas mãos de um ditador para proteger-se a si mesmo. A disciplina é uma ferramenta para uma congregação usar para promover a pureza e glorificar a Deus. A igreja não é uma delegacia. Ela não trata as pessoas com chibata. A disciplina deve ser exercida com amor.
· Os ditadores na igreja são perigosos. Eles julgam e condenam todos aqueles que discordam deles. Eles lutam não pela glória de Deus, mas pela projeção dos seus próprios nomes.
· ConcluÃndo, Diótrefes difamou a João, tratou com pouco caso os missionários e excomungou os crentes leais porque seu amor era a si próprio e ele queria ter a preeminência.
2007-03-24 16:45:21
·
answer #4
·
answered by ♫♪ Mariangela ♫♪ 4
·
1⤊
0⤋
O Diótrefes (o nome significa “nutrido por Júpiter”) ,alimentado por Zeus, nome bÃblico, Diótrefes era amante dos holofotes
(Mc 10:42-45; 1 Pe 5:3).
Diótrefes queria ser o centro das atenções. Ele olhava para João como um rival e não como um apóstolo de Cristo. Diótrefes era um lÃder ditador. Ele impunha sua liderança pela força e pela intimidação. Sua vontade era lei. Ninguém podia ocupar o seu espaço, era uma pessoa que gostava de projetar-se falando mal dos outros, era uma pessoa que influenciava negativamente os outros, exercia a sua autoridade para punir aqueles que discordavam com ele
2007-03-24 16:34:41
·
answer #5
·
answered by wannessa22 5
·
1⤊
0⤋
procura no dicionário.
2007-03-24 17:14:21
·
answer #6
·
answered by Carlos do Maracanã 6
·
1⤊
1⤋