English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-24 08:02:07 · 3 respostas · perguntado por Pinkbutterfly 1 em Artes e Humanidades Artes Visuais Outras - Artes Visuais

Obrigada pelas respostas!
Todas são bem elucidativas pois cada uma ressalta um detalhe diferente, por isso fica difícil escolher a melhor.
Essa pergunta é sobre um trabalho para a faculdade. A profª deu vários exemplos de Gestalt, mas para Publicidade, e pediu q encontrássemos a Gestalt em obras arquitetônicas, daí que surgiu a dúvida.
Obrigada novamente.

2007-03-25 02:59:12 · update #1

3 respostas

Pergunta pelo menos intrigante. Bem, sob a denominação de Gestalt temos a reunião, ou seja, o conjunto de todos os elementos de uma "obra". Dizemos em psicodiagnóstico que esta ou aquela "tarefa", que pode ser desenho, pintura, etc... está perfeita quando possui um encadeamento esperado, que esteja dentro de padrões pré-determinados. Seja na ordem dos acontecimentos ou na organização geral.
Segundo está visão de gestalt pode-se "avaliar" uma obra, mas em se tratando, na arquitetura, de uma produção artística não há parâmetros definidos. Arte é arte.

2007-03-24 08:17:12 · answer #1 · answered by Janjão 2 · 0 0

Acho que tem "tudo a ver".
No assentamento de equipamentos de segurança, que devem ser colocados em pontos de fácil acesso e visualização; na disposição de guarita de vigília, para sempre ter um bom ângulo de visão; na adequada utilização da iluminação natural dos espaços; a sinalização colorida de pontos perigosos ou estratégicos; a logística do planejamento da circulação de pessoas nos espaços públicos; etc.
Após uma rápida leitura das principais Leis da Gestalt, vá ao Shopping e circule por ele observando como as pessoas se orientam ou são orientadas pelos detalhes arquitetônicos. Tente descobrir os "porquês" da: utilização dos materiais, cores e texturas; da localização das escadas; da disposição das lanchonetes no espaço de alimentação, visite as Docas e observe o estacionamento, os diferentes planos e a acústica da praça de eventos, as adaptações para os deficientes e tudo o mais.
Observe as igrejas, os parques, os estádios, etc, e imagine porque será que são tão diferentes se todas essas construções podem ser destinadas às mesmas pessoas?
Você certamente encontrará as respostas.
Boa sorte!

2007-03-25 02:42:42 · answer #2 · answered by Paguro 5 · 0 0

É interessante conhecer a Teroria da Gestalt para poder perceber as nuances da Arquitetura Moderna.

Ao observarmos uma obra de Le corbusier é necessária essa observação do "todo do objeto" ( figura) e do funcionalismo desse "todo".

"Mesmo não sendo o objetivo exclusivo da arquitetura, a forma é seu resultado inevitável.">>> Essa forma pura é o prima a Gestalt da Forma.

Vou deixar com vc um texto interessante:

"O conceito de forma tem se prestado a muita confusão, pois lhe são atribuídos dois significados de sentido oposto. Enquanto para muitos o termo forma se refere à aparência de um objeto, ao seu aspecto ou conformação externa, tornando-se sinônimo de figura (gestalt, em alemão), na arquitetura moderna forma se identifica com o conceito moderno de estrutura (eidos, em grego). O formal sempre se refere à estrutura relacional ou sistema de relações internas e externas que configuram um artefato ou episódio arquitetônico e determinam a sua identidade." (...) "Além de possuir um sentido estrutural e relacional, a forma de uma obra não deve ser entendida como algo externo aos condicionantes do problema arquitetônico nem como algo que deriva diretamente deles. É mais adequado entender a forma como uma síntese do programa, da técnica e do lugar, obtida por meio da ordem visual.Nesses termos adquire um sentido mais claro o conceito de identidade formal, que é a ordem específica de cada obra, aquela condição de estrutura constitutiva própria de cada obra e independente de fatores externos."

Existe um livro de Yves Bruand, " Arquitetura Contemporânea no Brasil" que trata deste assunto de maneira muito esclarecedora.

Acho que ele poderá tirar as suas dúvidas e é uma obra obrigatória nas bibliotecas dos cursos acadêmicos em Arquitetura e Urbanismo.

Procure, vc vai gostar.

.............Ô,Ô...................

2007-03-24 16:00:25 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers