English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vcs sabem, as mulheres não tem poder de decisão, de opinar,de se vestir (não se pode nem mostrar um pedacinho de pele)... Será que isso mudará? Será que no interior delas elas pedem mudança? Podem generalizar afinal, não é apenas o povo iraquiano...

2007-03-24 08:01:53 · 2 respostas · perguntado por Stéphanie P 2 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

2 respostas

Não é somente uma questão de cultura, mas sim também religiosa.Hoje as mulheres ocidentais procuram seus espaços,lutam por seus direitos,ocupam cargos,participam ativamente da vida em sociedade,mas, tempos atrás a situação era bem parecida com a situação das mulheres iraquianas ou muçulmanas de um modo geral.Não tinham direito a nada,somente deveres e obrigações,o que convenhamos é um absurdo.Acontece que de acordo com os preceitos mulçumanos as mulheres não tem direitos como tem os homens,pelo contrário,nada favorece a feminilidade nos países muçulmanos.Dessa forma,seria preciso uma gradual abertura para as mulheres iraquianas terem reconhecidos os seus direitos,assim como foi feito no ocidente...Agora observe um detalhe:todas as religiões monoteístas(Judaísmo,Cristianismo e Mulçumana) são inteiramentes discriminatórias com as mulheres,o avanço na questão dos seus direitos vem do esclarecimento social e político,o que ainda não aconteceu com as iraquianas e outras. Concluindo: a igreja de um modo geral é a principal culpada pelo o que passou as "ocidentais" e o que passa com as "orientais".OK?

2007-03-24 08:42:31 · answer #1 · answered by crow dog 5 · 0 1

Boa pergunta, apesar da distância do país preocupa não só o os iraquianos, mas os iranianos, os afegãos que ainda cultivam o uso da burca.
Depois de viver três meses em Cabul, com o livreiro Sultan Khan, a jornalista norueguesa Asne Seierstad descreve muito bem em O Livreiro de Cabul (O Livro ficou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos) nos EUA. a situação das mulheres no oriente médio
Ela faz comparação com outros tempos. conforme relatos dos próprios afegãos, em que as mulheres tinham mais liberdade e eram mais felizes, As mulheres não têm direito a quase nada lá, são tratadas como escravas,Mesmo após a queda do Talibã, submetem-se a casamentos arranjados, maridos poligâmicos e a limitações para viajar, estudar e se comunicar com os outros. Sem dúvida se as mulheres forem tratadas com mais liberdade o pais será também um pais mais livre.

2007-03-24 15:29:17 · answer #2 · answered by Cotõe 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers