pois é, as faculdades particulares estão passando por uma séria crise. o número de alunos, em comparação com o número de vagas oferecidas pelas faculdades, diminuiu tanto neste ano, que muitos cursos de graduação e pós simplesmente não foram abertos...
acredito que as principais culpadas sejam as próprias faculdades, que proliferaram em tudo quanto é canto do país. quiseram aproveitar ao máximo a grande procura pelo ensino superior e foram se reproduzindo como uma espécie de praga. e nem é preciso dizer que a qualidade do ensino ficou em segundo plano...
mas acontece que foram abertas tantas faculdades e cursos, que a oferta de vagas se tornou maior do que a procura, resultando essa crise.
o governo também é culpado por aprovar a abertura de tantas instituições e cursos por aí (aliás, a política educacional no brasil é lamentável). por fim, a inadimplência é outro problema para as faculdades particulares.
e o pior é que não só as faculdades particulares ruins estão em crise, como também as mais tradicionais (puc, mackenzie, unimep, etc.).
e, com esse tal do ensino a distância, podem ter certeza de que vem mais bomba por aí, pois, como sabemos, tudo aqui é implantado de qualquer jeito, só para melhorar as estatísticas.
2007-03-24 06:05:03
·
answer #1
·
answered by Arthur Dog-dog 5
·
0⤊
0⤋
As faculdades particulares não estão falindo, pelo contrário, estão ganhando muito dinheiro, o que está falindo é o ensino delas que está cada dia pior. É uma verdadeira venda de diplomas, um comércio de péssima qualidade. Salvam-se poucas instituições particulares com ensino de qualidade.
A culpa é de todos, dos alunos que não querem nada com nada, do MEC e do Governo que não estão nem ai para a qualidade e querem ver somente quantidade e aprovam um monte de porcarias de faculdade.
Para melhor, é só os alunos terem conscîência de que seu dinheiro não é capim e fazer valer seus direitos de cidadão, exigirem do MEC e das faculdades uma qualidade de ensino melhor. E na hora do voto, não votar em políticos populistas como o atual.
2007-03-24 12:29:50
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Em que país você vive??
As faculdades particulares tem um crescimento enorme, e já superaram há muito tempo a quantidade de vagas que as faculdades públicas ofertam!
O que há é a abertura de cursos sem qualidade ou desnecessários! lembrando que no setor privado, o mau gestor vai a falência!
Sua informação é totalmente equivocada.
2007-03-24 12:29:31
·
answer #3
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
0⤋
culpa dos alunos que nao levam a serio!
quem faz a faculdade é o aluno!
2007-03-25 14:18:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em Cruz Alta/RS a Unicruz quase faliu porque seu ex-reitor desviou verbas...(Evandro Kruel)
Hoje o dito cujo é Bispo da Universal...pode??? e a Universidade está lutando bravamente pela recuperação do prestígio perdido....e pagando as contas que ficaram.(Minha filha estudou e trabalhou na UNICRUZ, aliás, ainda estuda, fazendo a Pós graduação, mesmo morando na capital.
2007-03-24 12:48:48
·
answer #5
·
answered by Tereza B 5
·
0⤊
0⤋
Oi!
Olha, elas não estão quase falindo não.. afinal o número de vagas cresce cada vez mais, e como não são baratas, são as faculdades particulares que tem as melhores infra estruturas, os melhores laboratórios e que oferecem os melhores campus!!
O problema está no ensino delas, pois são feito por profissionais menos qualificados e a seleção não é tão rígida quanto de uma faculdade mais concorrida, como as estaduais ou federais.
É complicado falar quem são os culpados, afinal é uma bola de neve. O mercado de trabalho é relativamente pequeno ao tanto de gente que procura emprego. Por isso muitas pessoas se formam e vão trabalhar com outra coisa, depois de gastarem tempo e dinheiro com faculdade. Outras vão lecionar, e aí vem o ciclo.
O problema tbm está no ajuste salarial. Afinal, muita qualificação pede um salario bem maior, e não é isso que a maioria dessas faculdades procuram.
Beijinhus
2007-03-24 12:46:48
·
answer #6
·
answered by Marcela S 2
·
0⤊
0⤋
São poucas as pessoas que possuem condições financeira de manter filhos, ou se manter numa faculdade particular. O poder aquisitivo da classe ´média está em constante decréscimo econômico, por isso a busca cada vez mais constante de faculdades estaduais e federais, conseqüentemente, as particulares tendem a falir. Um abraço!
2007-03-24 12:32:48
·
answer #7
·
answered by Quando eu for... 5
·
0⤊
0⤋