Dentre os maiores países do mundo em área ,não tenha dúvida que somente aqui que isso ocorre!
Bela herança da colonização!
Por aí se tem uma idéia de como se dá a distribuição das riquezas no Brasil!
A terras são grandes ,mas pertence a poucos,como o lucro das empresas,como os salários dos parlamentares,como as vagas nas universidades públicas etc.
2007-03-24 05:25:22
·
answer #1
·
answered by tina 2
·
0⤊
0⤋
Eu acredito que toda esta área deveria ser bem utilizada. Não só para plantio, mas também para implantação de escolas, hospitais, centros de pesquisa, universidades, creches, centro de esportes, conservatórios musicais, etc. É com base nestes valores que se constrói condições dígnas aos cidadãos, e a partir dai, um país com amor-próprio.
O fato de um indivíduo sair com um acampamento, invadindo terras hipoteticamente improdutivas, usando de força bruta e com um aparato político na cobertura como mentores do movimento, não o credencia a ser proprietário de um lote de terra. Geralmente estes cidadãos estão ali como massa manipulada por entidades que querem desestabilizar o bom andamento da democracia, tirando proveitos econômicos e políticos deste ato.
O problema é que o governo indeniza o proprietário das terras confiscadas para a reforma agrária com dinheiro público, ou seja, pago por nós, para distribuir entre os sem terra, que muitas vezes repassam este lote e partem para novos acampamentos, onde serão agraciados com novos lotes.
Da forma como a reforma agrária está se dando em nosso país, não terá seu principal objetivo alcançado, que é fixar o homem a terra.
Eu acho que um projeto sério poderia ser montado com uma infra-estrutura apropriada, onde várias famílias possam produzir e pagar com a safra colhida pela sua gleba (o que é de graça, ninguém dá valor), com apoio de agrônomos, transporte da safra, pontos de venda integrados, irrigação, tratores consorciados, cooperativa, financiamento, tudo com supervisão do Estado. Quem não quisesse trabalhar, deixando suas terras paradas, daria lugar a uma nova família, que assumiria a gleba. Ganhariam as famílias e a sociedade.
2007-03-24 12:58:35
·
answer #2
·
answered by ricardo n 6
·
0⤊
0⤋
Cara Mariana, a resposta a sua pergunta se resume numa simples resposta : desigualdade na divisão de terras. Ou seja, a forma como as propriedades rurais estão distribuídas é uma questão problemática, pois, é desigual, tendo poucos grandes porções de terras e a maioria pequenas quantidades. Isso é explicado desde nosso passado colonial. Se lembra das capitanias hereditárias distribuindo os lotes das sesmarias? Bueno, começa por aí.
Quer dizer, então, que existe uma grandiosa, uma explêndida concentração de terrasem nosso país, onde somente minorias de latifundiários e senhores donatários de terras ocupam a maiorparte do território brasileiro.Já os minifúndios, que ão as pequenas propriedades, equivalem a menos de 2% do total da área. Aí vai gerar o começo das revoltas, o MST, entre outros. Espero ter solucionado alguma coisa.
2007-03-24 12:35:21
·
answer #3
·
answered by Luis Fernando M 2
·
0⤊
0⤋
Se você prestar bem atenção, verá que a maior parte destes movimentos sem-terra, a maioria gritante deste grileiros, como são conhecidos por aqui, agem com intensões politicas..Pura politicagem, há quem passe necessidades, e precise de uma terra, mas a maioria tem casa, carro, não precisa de ajuda do governo, eu mesmo já estive num desses acampamentos a beira de um BR, uma rodovia federal, cheias de candidatos a sem terra, muitos até que entendiam de plantar, viver do que a terra tem a oferecer, mas grande parte, como eu, ia pegar terra, não entendo muito de agricultura ou pecuária, mas estava lá, tinha gente de todo tipo, até ladrões no meio de gente honesta...
2007-03-24 12:23:28
·
answer #4
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋