Depende da forma que é passada! Geralmente não mesmo!
Ainda existem várias escolas que utilizam o conhecimento da reprodução (paradigma conservador)...aff..
Mas, quando é usado o paradigma emergente com certeza!
Ele estimula a pesquisa, o trabalho em grupo, a cirticidade, o não contentamento com aquilo que é passado na escola! A buscar maior por respostas, questionamentos...
2007-03-24 04:17:48
·
answer #1
·
answered by lili 2
·
0⤊
0⤋
O desenvolvimento do senso crítico deveria começar no ensino fundamental que anda muito fraquinho.
A forma como as informações chegam ao aluno desmotivam o seu interesse pois não nã perspectiva de sua implementação na vida real. Não existem laboratorios para que os alunos possam desenvolver suas habilidades ou dúvidas.
O aluno deve decorar e pronto!
Conheço "engenheiros" que não sabem utilizar corretamente a regra da multiplicação em "X", porque não lhes foi dada a oportunidade de descobrir como aplicá-la desde o ensino fundamental...
Ou então, administradores que fazem memorandos contendo "brainstorms", tornando-os totalmente indecifráveis.
Ou então autores de livros técnicos que não seguem os parâmetros de editoração de textos técnicos.
Não os ensinaram a redigir um texto com cabeça, corpo e pés de forma que o texto seja inteligível.
Existe uma grande perda da capacidade de raciocínio e criatividade de um adulto se ele não tiver sido incentivado desde a infância.
.
2007-03-24 12:00:37
·
answer #2
·
answered by Henry 4
·
0⤊
0⤋
Não.
Penso que a educação, como um todo, envolve outros fatores sociológicos. Para se desenvolver o agir crítico de uma pessoa jovem, é necessário que se descubra, a priori, a sua vocação natural. Ex.: um aluno que se dá muito bem em português, na maioria das vezes, não é bom em matemática. Tentar desenvolver essa pessoa a partir do seu lado forte. Por outro lado, o educador deve ter muita bagagem de conhecimento e didática. A percepção do educador conta muito. Pelo que tenho vista nos últimos tempos, existem muitos impedimentos para uma boa educação: remuneração de mestres, qualidade destes, famílias mal estruturadas ou inexistentes no apoio ao estudante, etc.
O lado religioso do estudante também deve ser levado em consideração.
Um abraço!
Paulo Lima
2007-03-24 11:33:19
·
answer #3
·
answered by prpaulolima 5
·
0⤊
0⤋
Bem sou um profissional que estou a mais de trinta anos atuando no magistério, e ainda acredito que é com a prática do agir , do pensar, que se desenvolve o pensamento crítico no cidadão.
2007-03-24 11:18:06
·
answer #4
·
answered by miguel a 6
·
0⤊
0⤋