English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Para aqueles que, como eu, foram crianças na década de 80, devem se lembrar daquele traço limpo, clean, dos argumentos fantásticos (ambos claramente influenciados pelo Moebius) e do deslumbrante conjunto da obra do criador das Paralelas...

Por onde anda ele? O que ele está fazendo? Cara... que saudades do traço do WATSON PORTELA!!!

2007-03-24 03:12:00 · 2 respostas · perguntado por Chrystian 5 em Entretenimento e Música Quadrinhos e Animação

2 respostas

Leia a Biografia dele abaixo e entenderá o motivo de sua "ausência":

Esta biografia de Watson Portela foi feita tendo como referência varias matérias publicadas em antigas e novas revistas nas quais sairam publicados trabalhos autorais do mestre.

Watson Portela nasceu em Recife, Pernambuco, a 18 de outubro de 1950.

1971 - produz uma unica edição do faroeste "O Águia", escrito por seu irmão, o jornalista Wilde Portela.Ilustra capas e artigos no supremento infantil "Junior", do "Diário de Pernambuco".

1972 - Começa no mesmo jornal a traçar cartoons e quadrinhos de temas históricos e em seguida passa a fazer bicos em publicidade e ilustrações.

1974 - Participa do salão de humor do Canadá.

1976 - Produz a Capa do LP e a cenografia do grupo "Quinteto Violado". Neste período produz três historietas curtas de terror para a editora Taika, que não chegaram a ser publicadas chegando a serem extraviadas da redação da editora.

1977 - Produz para a editora Ebal "O Caçador de Esmeraldas" e a "Vida de Napoleão", que permanecem inéditos até hoje.

1978 - Muda-se para o Rio de Janeiro e começa a produzir para a editora Vecchi Chet, e historias curtas de terror. É nesta época que começa a transparecer a influência da Ficção científica em seus trabalhos e produz a primeira de suas obras primas "paralela", publicada na revista "Spektro" da editora Vecchi.

1980 - Muda-se para Curitiba onde passa a colaborar para a editora Grafipar, produzindo desde ficção até quadrinhos eróticos assinados com o pseudônimo de Barroso. É desta época que nascem várias histórias memoráveis como "Xanadu", "Robô Gigante", "Supergay" e o faroeste dramático "Rex".

1982 - Desenha para a editora RGE três edições do faroeste "Colt 45". No mesmo ano é publicado em revistas na França.

1983 - Volta a Recife e colabora com a editora Ondas, publicando várias histórias autorais nas 5 edições da revista "Inter Quadrinhos".

1984/1985 - Vem para São Paulo e colabora com a Press editorial, produzindo várias obras como " O Cão do Inferno", "O Machado" e "O Alienígena".

1986 - Morando em São Paulo e em prena produção, é publicado seus dois primeiros álbuns solo, "Paralelas" e "Entidade Zero".

1987 - Passa a trabalhar na editora Abril e desenha desde He-Man, revista do Gugu e heróis japoneses de live-action que estavam na moda.

1988 - Produz juntamente co Primaggio, o projeto "War-Man" para o grupo Pão de Açucar, desenhando posters e quadrinhos para uma revista de distribuição gratuita. Produz ainda na editora Abril a revista As Gatinhas tendo apenas duas edições e publica na revista Aventura e ficção algumas hqs autorais.

1989 - Assim que sai da editora Abril, produz para a editora Vidente algumas hqs de ficção para a revista Pau-Brasil e é lançado pela mesma editora a mini série em quatro edições Paralelas.

1990 - Enfrenta alguns problemas familiares e volta para Recife onde permanece durante uns 10 anos somente produzindo para fanzines.

2002 - Em um breve retorno ao circuito comercial lança pela editora Ópera Grafica dois maravilhos álbuns, "Paralelas II" e "A Última Missão".

2003 - Deixa de lado as editoras tradicionais e publica seu próprio fanzine, o "Fanzine Paralelas", onde produz quadrinhos autorais e resgata antigas obras.

......a suivre.....

2007-03-24 03:25:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Nunca mais tive noticias.

Beijos
@

2007-03-24 03:22:15 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers