English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

A educação, em si, é a principal ferramenta de transformação social. O que tem ocorrido, porém, é que a maioria dos "profissionais do ensino" -- que se entitulam de professores, mas não o são -- principalmente os que trabalham com cursinhos pré-vestibular, não têm o compromisso de EDUCAR e apenas o de condicionar o aluno a passar no vestibular, custe o que custar. E, desta forma, muitos dos estabelecimentos de ensinos deixaram de ser ESCOLAS para ser OLARIAS DE TIJOLOS CRUS.

A escola, para cumprir sua verdadeira finalidade social, não pode apenas repassar aos estudantes os conteúdos da grade curricular, mas é preciso estar preparada para formar o cidadão, encaminhar o conhecimento no sentido de que o aluno se torne uma pessoa integral, com visão crítica e abrangente de tudo que o cerca.

E, na medida que a Escola seja um laboratório de cultura e não uma fábrica de tijolos crus, toda a sociedade será beneficiada, pois há muito já está provado de que somente através do ensino e da educação teremos um povo livre, desenvolvido e plenamente feliz.

2007-03-24 02:51:30 · answer #1 · answered by MANOEL RAMIRO JUNIOR 3 · 0 0

oi

O professor deve ser o mediador. Na sala de aula ele incita a pesquisa dos alunos e orienta-os a fazer pesquisas nos bairros onde moram. Trabalhar a realidade com a pesquisa científica.

Exemplo: a infestação da dengue. Os alunos visitam a comunidade para saber que providências estão sendo tomadas, ou se há ignorância neste assunto. Depois, pesquisará em livros, jornais como proceder para levar os conhecimentos a essa comunidade.

O papel do prof.: O que pesquisar, onde pesquisar, ajuda no questionário para a visita a comunidade., folders explicativos...entra na interdisciplinaridade ( língua portuguesa, geografia, artes)

2007-03-24 11:02:27 · answer #2 · answered by Pequena 5 · 0 0

Em poucas e instigantes palavras vou lhe responder:
Para que um "PROFESSOR" possa ser esse agente transformador, basta que a sociedade civil e autoridades políticas do nosso país nos dêem o "RESPEITO" devido que tanto merecemos.
Só isso basta, porque temos consciência das nossas obrigações que a profissão exige, e posso afirmar que faremos nossa tarefa que tanto a sociedade espera, buscando sempre um futuro brilhante para nossas crianças e jovens, que são o futuro dessa "NAÇÃO".

2007-03-24 09:46:51 · answer #3 · answered by miguel a 6 · 0 0

sendo responsavel naquilo que faz

2007-03-24 09:43:07 · answer #4 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 0

De diversas maneiras...O fato do professor lidar com a educação, é obrigação dele trabalhar o lado social da cça, pois ele está em contato com as crianças, quase que metade do dia delas...Ou seja, o professor é uma boa base de informação e exemplo ao aluno.
Se o professor elaborar um bom planejamento de aula, que não siga totalmente os métodos didáticos formais que a escola possa adquirir, ele pode fazer grandes transformações.
Ele (o professor) pode fazer trabalhos com a comunidade, que envolva não apenas os alunos, mas tb seus pais.
Os pais devem está sempre atentos e participando dos trabalhos que a escola realiza, pois os pais serão a extenção da educação que o aluno receberá na sala de aula.

Espero ter ajudado um pouquinho.

= ]

2007-03-24 09:42:31 · answer #5 · answered by ♥ಌ Liα ♥ ℓσving ಌ♥ 7 · 0 0

antigamente isso existia.
hoje em dia tá difícil.
fuiiiii......

2007-03-24 09:41:32 · answer #6 · answered by Bergman 4 · 0 0

Educadores e educadoras precisam engajar-se social e politicamente, percebendo as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação das estruturas opressivas da sociedade classista. Para isso, antes de tudo necessitam conhecer a sociedade em que atuam, e o nível social, econômico e cultural de seus alunos e alunas.

Precisam entender também que, analisando dialeticamente, não há conhecimento absoluto, pois tudo está em constante transformação. Usando os dizeres de Gadotti (1998), «todo saber traz consigo sua própria superação». Portanto, não há saber nem ignorância absoluta: há apenas uma relativização do saber ou da ignorância. Por isso, educadores e educadoras não podem se colocar na posição de ser superiores, que ensinam um grupo de ignorantes, mas sim na posição humilde daqueles que comunicam um saber relativo a outros que possuem outro saber relativo.

Como educadores engajados em um processo de transformação social, necessita-se que esses profissionais acreditem na educação, e, mesmo não tendo uma visão ingênua, acreditando que essa sozinha possa transformar a sociedade em que está inserida, e acreditem que sem ela nenhuma transformação profunda se realizará.

2007-03-24 09:39:50 · answer #7 · answered by inka 7 · 0 0

Passando para seus alunos o que está acontecendo, em termos sociais, nas comunidade em que vivem. Levando-os para "expedições" nos bairros mais carentes, de forma a sensibilizar esses alunos sobre a realidade em que vários seres humanos vivem, provocando assim que esses alunos sintam a necessidade de se envolverem, de ajudar essas pessoas e, como resultado, provocando uma transformação social.

2007-03-24 09:37:41 · answer #8 · answered by Necão 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers