Comprar chocolate por kilo e de pra uma mulher enformar em formas de plástico. Solução caseira, com 30% dos custos dos ovos de páscoa do mercado
2007-03-23 15:33:17
·
answer #1
·
answered by Fábio Ninguem 1
·
0⤊
0⤋
A simbologia da Páscoa
A data exata
Ao contrário do que muita gente pensa, é a Páscoa que rege a data do Carnaval. Ela é estabelecida no primeiro domingo depois da primeira lua cheia de outono (no Hemisfério Sul). Dois dias antes do Domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa, e 40 dias antes dessa sexta-feira fica a Quarta-Feira de Cinzas que determina o fim do Carnaval.
Ovo
Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Pela mesma razão, o ovo é ingrediente obrigatório do Pessach. No século 18, a Igreja adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo, incorporando, assim, um costume não-cristão à comemoração.
Colomba Pascal
O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
Malhação do Judas
A tradição de malhar o Judas, quase perdida nas grandes cidades, é herança direta das compitales, festas pagãs romanas em que bonecos eram queimados. A Igreja também incorporou a tradição, mas com significado adaptado: o de reforçar o ódio ao traidor de Jesus, linchando um boneco que representa Iscariotes. No Brasil, acontece no Sábado de Aleluia, véspera da ressurreição.
Coelho
O animal era símbolo de fertilidade no antigo Egito, por sua rapidez em se reproduzir. Representa a fecundidade e a capacidade da Igreja em multiplicar seus fiéis. Calcula-se que as lendas relacionadas ao coelho da Páscoa surgiram por volta de 1215, na região francesa da Alsácia. No Brasil, chegaram no início do século 20 por meio dos imigrantes europeus.
Quaresma
Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. "Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto", conta Marcos Caldas, professor-doutor de História Antiga e Letras Clássicas, da Universidade Federal Fluminense.
A Páscoa ao redor do planeta
Alemanha
A Páscoa é chamada de Ostern, provavelmente derivada do nome da deusa anglo-saxã da primavera, Eostre. As famílias fazem refeições e as crianças procuram ovos escondidos pelos pais.
Bulgária
Ovos cozidos são coloridos após a missa da Quinta-Feira Santa. Também há pães pascais, chamados de kolache, decorados com ovos vermelhos sempre em número ímpar.
Suécia
Numa tradição semelhante ao Halloween, crianças fantasiadas visitam as casas vizinhas, trocando cartas por doces.
China
As festividades do Ching Ming ocorrem na mesma época da Páscoa ocidental. Os chineses celebram a chegada da primavera levando comida aos túmulos de seus ancestrais. É muito importante entre os camponeses.
Oriente Médio
Nas comunidades cristãs, padres convidam mendigos às igrejas, lavam os pés dos andarilhos e oferecem-lhes presentes tudo para lembrar o ato de humildade de Cristo.
Estados Unidos
Na tradicional Rolagem de Ovos na Casa Branca, o gramado da sede do governo americano recebe crianças que competem para rolar seu ovo mais longe, sem quebrá-lo.
França
Os sinos das igrejas locais não tocam entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa. O folclore diz que eles voam até Roma e, na volta, deixam cair ovos para as crianças procurarem.
Austrália
O bilby, marsupial ameaçado de extinção, foi adotado como símbolo da Páscoa no lugar do coelho. A venda de bilbies de chocolate é revertida para a preservação da espécie.
2007-03-23 15:55:56
·
answer #2
·
answered by Dog 6
·
0⤊
0⤋
A simbologia do Ovo
Já que os ovos fertilizados contem um embrião com a fascinante capacidade de vir se torna um novo ser...
Para os antigos celtas, antigos gregos, antigos egÃpcios, antigos fenÃcios, antigos os chineses e vários outros povos, o mundo também teria nascido de algum suposto “Ovo milagroso”.
Até porque, os antigos achavam que os ovos (assim como as Sementes), eram os criadores da vida.
E aquele que produz o nascimento...
Em várias lendas ou tradições, o suposto "Ovo cósmico" teria aparecido depois de algum perÃodo de Caos...
Por exemplo, na Ãndia antiga, se acreditava que uma gansa de nome Hamsa (um espÃrito considerado o "sopro divino"), teria posto e chocado o “Ovo cósmico” na superfÃcie de águas primordiais...
E que ao se dividir em duas partes, o “Ovo cósmico” teria dado origem ao céu e a terra, pois simbolicamente o céu seria a parte leve do ovo (a clara), e a terra, seria a parte mais densa (ou seja, a gema).
Mas apesar da ciência ter comprovado que o ovo é só uma unidade de matéria viva que existe de maneira independente.
E que para poder gerar o ser para o qual está programado, o Ovo precisa primeiro ser fecundado.
Pois o Ovo não é a origem da vida e muito menos a origem do Universo.
Muitos supersticiosos ainda acreditam na fantasia de que, comer ovos no Domingo de páscoa traria boa sorte pelo resto do ano.
Até porque, os Ovos de páscoa (um dos mais antigos sÃmbolos da fertilidade), e que era oferecido à deusa dos Pagãos, assim como, as lebres, seriam antigos sÃmbolos sagrados de várias culturas orientais ou mesmo ocidentais, incluindo as que cultuavam a deusa Ostara.
Como os antigos pagãos comemoravam a chegada da Primavera (ou seja, do primeiro Verão), decorando ovos...
No Século X, (na Inglaterra), durante o reinado de Eduardo I (900-924), surgiu o costume de decorar ovos para dá-los de presente na páscoa.
Pois o Rei Eduardo tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.
Pintar ovos à mão é uma tradição que acompanhou os ucranianos durante quase toda a história desse povo, pois para eles, receber ovos pintados traria boa sorte, fertilidade, amor e fortuna.
Embora os ovos de páscoa antigos fossem de galinha, ganso ou codorna.
E não de chocolate, era costume que os ovos passassem por algum minucioso trabalho artesanal.
O fato de Ostera (ou Ostara) ter sido a deusa da Primavera, que segura um Ovo em sua mão enquanto observa um coelho, (o sÃmbolo da fertilidade), pulando alegremente em redor de seus pés.
Prova que a deusa Ostera, o Ovo que ela carrega, e a páscoa são antigos sÃmbolos anÃmicos da chegada da primavera.
E que trazem a esperança de uma boa safra.
A titulo de curiosidade, lembramos que muitos séculos antes da páscoa ser festejada com ovos de chocolate, ela já era comemorada com ovos de galináceos envolvidos por biscoitos rústicos, em forma de peixes, pássaros ou pessoas.
2007-03-23 15:31:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na "Toca da coelha". Nessa época ela está trabalhando bastante. Ainda ontem passei por lá e tinha uma placa bem grande que dizia assim; - Precisa-se de ajudante temporário. Quase que eu entrei para preencher uma ficha, mas depois me lembrei que não sei fazer ovinhos de chocolate. Sem chance. Bjs e Boa noite.
2007-03-23 15:30:43
·
answer #4
·
answered by ஐ ஐ Vera ஐஐ 6
·
0⤊
0⤋
Tente nessa Páscoa fazer algo diferente do normal.
Porque não parar e refletir o verdadeiro sentido da Páscoa?
A onda de ovos de chocolate é só comercio, é uma forma dos comerciantes obterem lucro com uma data que não tem nada a ver com ovos nem com coelhos e muito menos porque coelhas pelo que eu sei não boa ovo, a não ser que no pais desse bando de mercenários tem animais de espécies diferentes da nossa aqui.
Mas tente refletir e redescobrir o verdadeiro sentido da Páscoa.
2007-03-23 15:26:20
·
answer #5
·
answered by Carlos Vianna 4
·
0⤊
0⤋