Orquestras sinfônicas, geralmente, são as organizações musicais de quadro profissional definido e exclusivo, com administração específica, dotada de patrimônio, receita e programação própria, podendo ser com seus próprios recursos ou com subvenções oficiais, em convênio com fundações, institutos, universidades, conservatórios, etc.
Filarmônicas são sociedades de músicos ou de pessoas aficcionadas da arte músical, que se constituem livremente sem finalidades lucrativas ou econômicas, como as bandas civis ou militares, as fanfarras e os conjuntos que animam festas populares, em que os músicos não têm a atividade como profissão exclusiva mas subsidiária, complementar ou apenas pela motivação artística e de caráter socio-comunitário.
2007-03-23 14:17:55
·
answer #1
·
answered by MANOEL RAMIRO JUNIOR 3
·
0⤊
0⤋
Na essência e na instrumentação, nenhuma, pois ambas executam o mesmo tipo de repertório. A diferença encontra-se na manutenção do grupo uma vez que o vocábulo SINFÔNICO deriva de SINFONIA (Orquestra apta a executar sinfonias - forma musical desenvolvida após o período do Renascimento). Por FILARMÔNICO entende-se um grupo formado por músicos e mantidos por patrocinadores (membros de sociedades musicais, lítero-musicais, eclesiásticos ou amadores de música) que a mantêm a seus serviços ou por amor à arte. Ambas possuem a mesma formação e são capazes de executar o mesmo repertório.
2007-03-23 21:10:14
·
answer #2
·
answered by L U K E 7
·
1⤊
0⤋
Oi Phoenix
Basicamente não existe diferença entre as duas no repertório, na forma de tocar e nos componentes que tem, apesar de ter gente que erradamente define a filarmônica como a que não tem os instrumentos de corda. Ora, se não tiver, não é uma orquestra, mas sim uma banda.
Para ser uma orquestra é necessário que ela tenha pelo menos 80 músicos e os 4 grupos de instrumentos, sendo estes as cordas, as madeiras, os metais e a percussão.
A diferença entre as duas é que a orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada, enquanto a sinfônica é mantida por uma intituição pública.
Só isso.
Abs
2007-03-23 21:10:01
·
answer #3
·
answered by Químico 7
·
1⤊
0⤋
Oi,
Uma orquestra FILARMÔNICA, na sua origem, em nada difere de uma SINFÔNICA quanto à quantidade de instrumentistas.
As duas se diferem apenas na sua natureza, pois as FILARMÔNICAS eram orquestras mantidas por grupos de admiradores, enquanto as SINFÔNICAS são orquestras mantidas pela iniciativa privada ou governamental.
Sinceramente, hoje não se pode dizer no Brasil que haja uma orquestra filarmônica pois todas, sem exceção, dependem do auxílio seja da iniciativa privada, seja dos governos municipal, estadual ou federal.
Um abraço
2007-03-23 22:24:41
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
http://www.1ibl.org.br/orquestra2.asp clique aqui e veja a diferença. um abraço.
2007-03-23 21:03:00
·
answer #5
·
answered by Chaguinha Acari RN 7
·
0⤊
0⤋