English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho onde prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador.

O assédio moral é faz o trabalhador sentir-se ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido e ultrajado pelo outro; sentindo-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado, revoltado, perturbado, mortificado, traído, envergonhado, indignado e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.


Mas muita gente vê isso acontecer diariamente e se cala...

Como seria sua postura? Teria medo de perder seu emprego?

2007-03-23 12:42:03 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

7 respostas

Olha eu nem li todo a sua questão, mas mediante que eu já sofri assédio moral e todos se afastaram de mim, com certeza eu seria solidária a esta pessoa e mais... ainda apoiaria ela no sentido de denunciar a empresa.

Nada é mais triste do que ser exposto ao ridículo, uma vez que você não é. Patrão não é Deus.. ele te paga, mas não é seu dono. Emprego está difícil, porém boas pessoas no mundo também, e no momento que elas são ridicularizadas acabam se fechando para a vida e se tornando infeliz.

2007-03-23 13:18:18 · answer #1 · answered by Satine 3 · 1 0

Infelizmente, práticas simples como denunciar assédio moral ou defender-se, prática atual na exploração do trabalho são obstáculo para o medo e a coação através de ameaças.
De minha parte quando isso ocorre, acionamos os representantes do Sindicato ao qual estamos filiados, que por sua vez toma as medidas cabíveis.
Se o cidadão tem temor de usar os mecanismos considerados democráticos ao seu dispor, como poderemos viver um ESTADO DE DIREITO?

2007-03-23 12:51:01 · answer #2 · answered by ÍNDIO 7 · 2 0

Claro que seria solidaria
mas eu nao consigo imaginar como e uqe alguem aguenta uma situacao dessas, nao da, gente e muita humilhacao,
mas tb sei que quandoa situacao aperta a gente se submete a passar por essa situacao mas nao da.

nos nossos dias muita gente tem medo de perder seu emprego, ta dificil aranjar emprego , por isso as pessoas se mantem caladas, ninguem diz nada.

2007-03-28 02:30:10 · answer #3 · answered by Dolly 4 · 1 0

A sua pergunta é um tanto difícil para responder, porque ninguém quer colocar em risco o seu trabalho, haja visto as dificuldades para encontrar um outro.
Eu o orientaria para ele levar um gravador bem pequeno escondido para gravar quando o chefe rebaixá-lo ou o constrangir, depois de muitas coisas em dias diferentes gravados e se possível com uma pequena câmera também escondida, para que o chefe não dissesse depois que era a voz de outra pessoa, diria para entrar no site:
http://www.assediomoral.org.br
para saber realmente como proceder.
Parabéns por preocupar-se com seus colegas, quando a maioria das pessoas só se preocupam hoje em dia só com o seu próprio umbigo.

2007-03-23 13:12:58 · answer #4 · answered by billi 6 · 1 0

A mesma que já adotei em minha vida mesmo. Conversaria com as pessoa, destacando seus valores e qualidades, a aconselharia a melhorar pontos que podem ser melhorados de uma forma adequada, agradeço críticas positivas que realmente recebi e me ajudaram na vida profissional, críticas só tem função para ajudar, então procuraria fazer isto em particular, de forma a não expô-la. E a aconselharia a procurar um novo emprego, ambiente de trabalho. Realmente, há locais onde, por mais que nos esforcemos, não conseguimos nos realizar, atender ao perfil da instituição, então devemos procurar um local, função onde possamos ser mais felizes, úteis.

2007-03-23 13:05:15 · answer #5 · answered by doidinha da silva mãe teve alta 7 · 1 0

FICARIA NA MINHA, QUE ADIANTA SER BOM AMIGO NESSA HORA E DESEMPREGADO O RESTO DA VIDA. HOJE ESTAMOS VIVENDO EM UM MUNDO QUE É UMA VERDADEIRA SELVA, AS PESSOAS ESTÃO ATROPELANDO UMAS ÁS OUTRAS, PORTANTO, O PROBLEMA NÃO É MEU FICO NEUTRO, NA MINHA... FAZER O QUE???

2007-03-27 07:12:46 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

É uma coisa de momento,estado de espírito,coleguismo.

2007-03-26 21:39:36 · answer #7 · answered by ? 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers