O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi, justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras e era, portanto muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica.
O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto utilizado atualmente no Brasil.
No princípio, todas as letras do alfabeto eram consoantes. Mais tarde, os gregos acrescentaram a elas as cinco vogais.
A Fenícia era, na verdade, um conjunto de cidades independentes entre si. Cada uma delas constituía numa cidade-Estado. Algumas dessas cidades adotavam a Monarquia Hereditária; outras, eram governadas por um Conselho de Anciãos, formados por grandes comerciantes, donos de terras e armadores. As cidades fenícias disputavam entre si, e com outros povos, o controle das principais rotas de comércio. Entre o ano de 1000 a.C. e 700 a.C., a cidade de Tiro destacou-se das demais por sua riqueza.
Os fenícios, tal como os hebreus, eram um povo de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo.
Com 200 km de extensão, corresponde a maior parte do litoral do atual Líbano e uma pequena parte da Síria.
Por habitarem uma região montanhosa, com poucas terras férteis, os fenícios voltaram-se para o mar, dedicando-se à pesca e ao comércio marítimo.
2007-03-26 05:25:55
·
answer #1
·
answered by Adri.pr 4
·
0⤊
0⤋
foi criado devido a necessidade de um meio prático que auxiliasse as transações comerciais com os diferentes povos.Com o alfabeto feníco a escrita foi deixando de ser um privilégio de uma minoria de especialistas atingindo um grupo mais amplo de pessoas,principalmente comerciantes. quanto as outras perguntas,s eria um prazer responder mas me falta tempo. Pesquise.nÈ uma delícia descobrir a vida dos povos da antiguidade. os persas são maravilhosos e os hebreus tbem. ah! onome é diáspora e significa dispersão
2007-03-23 20:44:29
·
answer #2
·
answered by Vaninha 5
·
0⤊
0⤋
É muito mais fácil aprender 26 símbolos, ou à volta desse número, do que aprender milhares, como na escrita chinesa ou noutras escritas pictográficas e ideográficas. A escrita fonográfica é uma retransmissão da linguagem falada. Tudo o que você pode falar é retransmitido visualmente com a vantagem de ficar registrado, ou seja, a mensagem fica lá para quem a souber ler, transpõe o espaço e o tempo, desliga-se do aqui e do agora da fala.
Os fenícios eram comerciantes que sairam do atual Líbano e chegaram à Península ibérica, Portugal e Espanha de hoje, pelo menos. Alguns historiadores afirmam que eles chegaram ao Brasil: "O Brasil está repleto de indícios comprobatórios da passagem dos fenícios, e tudo indica que eles concentraram sua atenção no nordeste". Outros afirmam que eles chegaram também na Grã-Bretanha e que deram a volta a África. Depois deles só os portugueses cometeram essas proezas.
DIÁSPORA: tem povos que se espalham pelo mundo. Expulsos da Palestina, os hebreus espalharam-se pelo mundo e é a isso que se chama "diáspora". Também os portugueses se espalharam pelo mundo, é a diáspora lusíada. Quanto aos persas, espero que outros lhe respondam.
2007-03-23 19:18:04
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋