English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ao pessoal: Valeu dica da diferença entre ráio e trovoada!

Oi, sempre que há ráios (com a chuva) na nossa cidade eu fico morrendo de medo de um bater no nosso prédio e rachá-lo ao méio!

O nosso prédio (edifício) é de 5 andares, 5 apartamentos médios em cada andar.

Será que se um ráio atingir o prédio poderá rachá-lo ou destruí-lo?

Quais os possiveis danos?

Será que alguém dentro do Prédio de concreto na cidade de prédios pode correr sérios riscos?

Eu sou leigo nesse assunto, será que alguém pode me abrir os olhos?

Por favor!

2007-03-23 07:31:21 · 5 respostas · perguntado por Chalé 1 em Ciências e Matemática Tempo e Meteorologia

5 respostas

Sim , mas para evitar tais ocorrencias deve-se utilizar de para raios, que são hastes metálicas ligadas por cabos condutores ao solo, colocadas nos telhados das residências de modo a criar um caminho por onde o raio possa passar em direção ao solo, sem causar danos.

No solo ele se dissipa. Embora os pára-raios não protejam totalmente uma residência, o seu uso, nos últimos dois séculos, tem diminuído considerávelmente os acidentes provocados por raios.

Pára-raios também são usados em barcos, torres de televisão e rádio e torres de transmissão e distribuição de energia elétrica

Um deles é o pára-raios tipo haste (conhecido como pára-raios Franklin) instalado no alto de edificações. Este pára-raios oferece proteção para a edificação (ou parte dela) contida sob o cone de proteção cujo vértice encontra-se no topo da haste captora.

O que estiver dentro desse espaço estará protegido (método Franklin). O Ângulo de proteção variará de acordo com o nível de proteção requerido, tipo de ocupação, valor do conteúdo, localização e altura da edificação. A norma ABNT NBR 5419 fornece os detalhes da sua especificação.

O método Franklin não se aplica a todos os tipos de edificações, devendo ser utilizados outros métodos (eletrogeométrico, malha ou gaiola de Faraday), de acordo com a norma ABNT NBR 5419. No caso de edificações maiores, acima de 60 metros, aplica-se somente o método da gaiola de Faraday. Em quaisquer dos métodos utilizados deve sempre haver um adequado aterramento.

2007-03-23 07:40:54 · answer #1 · answered by Olliver 6 · 0 0

Creio que não, mas podem danificar muito aparelhos elétricos e até causar a morte.
Suas descargas contém, 125 milhões de volts
Mas a melhor proteção contra raios é oferecida pela pára-raios, aparelho relativamente simples desenvolvido por Benjamim Franklin em 1752. Consta de três elementos principais - um mastro com captador, um aterramento e um cabo de ligação preso a isoladores. Não obstante a simplicidade, os parâmetros obedecem a especificações técnicas que obrigam a contratação de pessoal ou firma com qualificações adequadas para a instalação do pára-raios.

2007-03-24 04:02:50 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Olha só, destruir o prédio não, mais pode danifica-los sim, ate mesmo arrancar pedaços dele, agora quanto aos riscos pessoais, olha so hoje existe um disjuntor que se chama DR (disjuntor residual) ele e um disjuntor de segurança criado para proteger pessoas contra descargas atmosféricas, e por norma (NR 10 - da NBR 5410) todas as edificações que possuem áreas molhadas tem que ter este disjuntor. ex: cozinha, banho etc.... se o seu prédio não tem vc pode colocar por conta própria, ou exigir que o proprietário o coloque, caso seja um aptº alugado, assim você estará protegido contra as descargas atmosféricas.

2007-03-23 07:51:27 · answer #3 · answered by Dener de Pinho Tavares 2 · 0 0

bom eu acho q naum...

2007-03-23 07:43:53 · answer #4 · answered by sabrinagmarcelo 2 · 0 0

o maximo que aconteceria é queimar varios aparelhos eletronicos no predio e tambem tem risco de alguem ser eletrocutado, para maior segurança solicite a instalaçao de um para raios

2007-03-23 07:41:37 · answer #5 · answered by marcus maia 3 · 0 0