Em grego, o verbo hormáoo significa incitar, fazer começar, dar início, excitar, esporear. Quando o grande fisiologista francês (considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos e, certamente, o maior nas áreas da biologia e da medicina) Claude Bernard descobriu os hormônios em 1851 (função glicogênica do fígado), ele não deu nome ao grupo de substâncias; isto só veio ocorrer em 1905, quando Bayliss e Starling cunharam o termo hormônio (pequena espora, em grego; ferrão que incita o animal a correr), pois estas substâncias excitam, dão início a funções fisiológicas (digestivas, sexuais, etc.). Então hormônios são substâncias químicas que controlam e regulam as funções fisiológicas. Existem dois sistemas ruguladores e controladores: O sistema nervoso e o sistema endócrino. O sistema nervoso opera por meio de sinais transmitidos por processos eletroquímicos (neuro-transmissores entre as sinapses e sinais elétricos; o sistema endócrino envia seus sinais para dar partida e regular funções através de substâncias químicas, os hormônios.
Existem vários hormônios que controlam o comportamento e as funções sexuais: Estrogênio, progesterona, FSH (Hormonium Foliculi Stimulans), LH (Luteizans Hormonium), etc. Como todos estes hormônios começam a atuar na puberdade, modificando o comportamento dos adolescentes, costumamos dizer que os rapazes e moças estão com os hormônios a flor da pele.
Adolescente é o ablativo do particípio presente do verbo adolesco (ser jovem). As partes principais deste verbo são:
Indicativo presente: Adolesco
Pretérito Perfeito: Adolevi
Supino: Adultum (daí a palavra "adulto")
Em geral, a hipófise, um glândula localizada no interior da cavidade óssea do crânio, é considerada a glândula mestra de todo o sistema endócrino. Nos mamíferos, a hipófise é constituída de duas partes: a adeno-hipófise (tem origem no epitélio do céu da boca) e a neuro-hipófise (tem origem no sistema nervoso; a hipófise é ligada ao hipotálamo). Daí a famosa piada, que passo a contar.
Um homem tinha uma dor de cabeça intolerável. Procurou um médico. Este explicou que a causa da dor de cabeça era um desequilíbrio na produção de prolactina; devido a baixa produção de testosterona pelos testículos daquele paciente, havia uma reação no eixo hipotálamo-hipófise, que provocava uma subida repentina na taxa de prolactina, que causava a dor de cabeça, explicou o discípulo de esculápio. "E qual a solução, doutor?" perguntou o homem. O médico respondeu que a medicina só tinha um tratamento para estes casos, ou seja, a orquiectomia. Ele perguntou o que era isto. "É uma palavra grega que significa cortar as bolas fora; cortar o saco e jogar no lixo." Os gregos realmente tinham palavras para tudo, não é mesmo. É a língua mais precisa e completa que existe. Mas longe de admirar a língua grega, o sujeito ficou furioso e pediu uma segunda opinião.
O segundo médico falou em desequilíbrio do eixo hipotálamo-hipófise, e fez a mesma recomendação: Orquiectomia. Explicou que em latim orquiectomizar significava "castrare", o que deu a palavra portuguesa "castrar"; se o paciente preveria um termo mais popular, o único tratamento era a "capação".
O sujeito resistiu por muito tempo, mas a dor de cabeça era tão intolerável que ele acabou submetendo-se à intervenção cirúrgica. Muito tempo depois, já curado, ele foi comprar cuecas. Pediu tamanho 42. A vendedora, disse-lhe que ele devia levar tamanho 44. Explicou que não era uma vendedora comum. Havia estudado alta-costura em Paris e Atenas; fizera mestrado em roupas prêt-à-porter na Sorbone, com Jean Fraçois Julia. Trabalhara muito tempo em lojas do Boulevard Hoffman, etc. etc.
O comprador, irritado, disse que não estava interessado nos títulos da vendedora, em alta costura, nem sabia o que era prêt-à-porter, etc. etc. Fazia 20 anos que usava cuecas 42 e continuaria assim. "Tudo bem, " respondeu a moça, "o cliente sempre tem razão; mas o testículo, para funcionar bem, precisa estar a meio grau abaixo da temperatura do corpo; por isto, é alojado na bolsa escrotal; quando a temperatura cai, a bolsa encolhe, aproximando os testículos do corpo e aumentando a temperatua; quando a temperatura sobe, a bolsa se espande, afastando os testículos do corpo; assim consegue-se a homeostase térmica, palavra grega que significa equilíbrio estátito; a cueca apertada vai manter os testículos muito próximos do corpo, causando queda brusca na produção de certos hormônios, entre os quais a testosterona; isto afetará o eixo hipotálamo-hipófise, o que causará um surto de prolactina; o senhor, então, terá uma terrível dor de cabeça."
Como vocês podem ver, cada especialista tem uma solução diferente para cada problema. Como sou linguista e biólogo, levo tudo para o grego, latim e biologia. A especialista em roupa leva tudo para tamanho de cuecas...
2007-03-23 07:54:54
·
answer #5
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋