English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Fico pensando que hoje em dia o uso de aliança entre casais é muito comum. Mas de onde vem esse costume? E quando veio para o Brasil?

2007-03-23 02:02:06 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Antropologia

Interessante... bem completinha sua resposta, obrigada

2007-03-23 02:10:39 · update #1

4 respostas

Na realidade, há idéias contraditórias quanto à origem da aliança de casamento. Vejamos alguns exemplos: “Originalmente, . . . a aliança era um grilhão usado para prender a noiva cativa.” (For Richer, for Poorer) “A aliança é um substituto relativamente moderno da moeda de ouro ou de outro objeto de valor com que o homem comprava literalmente sua esposa do pai desta.” (The Jewish Wedding Book) “A aliança de casamento é supostamente de origem romana e deve ter vindo do antigo costume de usar anéis para celebrar acordos.” (American Cyclopœdia) “Ofereceram-se diversas explicações sobre a relação entre a aliança e o casamento. Parece que os judeus usavam alianças de casamento antes dos tempos cristãos.” — The International Cyclopaedia.

Vê-se assim que é incerta a origem exata da aliança de casamento.

2007-03-23 02:08:04 · answer #1 · answered by ♥ಌ Liα ♥ ℓσving ಌ♥ 7 · 2 0

Do Egito antigo...

Eles conheciam o sistema circulatório e acreditavam que a veia que chega ao dedo anelar (perticularmente o do lado esquerdo) provinha direto do coração (que eles identificavam como o centro dos sentimentos e emoções).

Desta maneira, as pessoas casadas usavam um laços de fia neste dedo... com o tempo passou-se a usar uma argola de metal e, as pessoas de melhores condições economicas as usavam em ouro.

O costume propagou-se e foi adotado pelos conquistadores do Egito, os Romanos.

Bjos

Chrys

2007-03-23 09:10:02 · answer #2 · answered by Chrystian 5 · 1 0

A resposta da Mila é corretíssima e já acrescentei um ponto. Só acrescento que nos primórdios do homem a mulher era mantida com um laço no pescoço, que evoluiu para uma coleira de couro e posteriormente para um aro de ferro. Mulher era uma propriedade como outra qualquer. Basta lembrar que as "Sabinadas" foram invasões com o propósito de raptar mulheres. Como muitas delas tinham homem e filhos, era necessário mantê-las presas para que não fugissem. Do aro no pescoço para uma aliança foi uma passagem natural.

2007-03-26 20:46:28 · answer #3 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Várias teorias

Egípcios:
Antes de Cristo as alianças tinham um significado sobrenatural, pois acreditava-se que uniam o casal com amor eterno.

E é desse povo que vem a teoria mais aceita para a origem da aliança como conhecemos hoje. Elas eram provindas do antigo costume egípcio de colocar no dedo da noiva um anel que substituía as moedas em tempos em que elas ainda não eram cunhadas. Com isso demonstrava-se que ela estava sendo adquirida através da riqueza do seu marido.

Entre os cristãos, o anel (ou aliança) passou a ser de ouro, metal que simbolizava a verdade e a constância. Era usado no dedo anular porque havia uma crença, conforme as palavras de Santo Isidoro, de que “este dedo se comunica com o coração por meio de um vaso sangüíneo”.

Gregos e Romanos:
Que inspiraram em um costume hindu de utilizar um anel para simbolizar o casamento. Para os romanos, no quarto dedo da mão esquerda paasava uma veia diretamente ligada ao coração, costume carregado culturamente até os dias de hoje. No início, a aliança era considerada um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava disponível a outros pretendentes. No século IX, a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

Hoje, a tradição das alianças continua e no noivado, são utilizadas no dedo indicador da mão direita.

No casamento, a mesma é trocada para o dedo indicador da mão esquerda, no mesmo lado do coração.

2007-03-23 09:11:53 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers