"Quatro anos depois de essa guerra começar, a luta é difícil, mas pode ser ganha", disse Bush nesta segunda-feira dia 19/03/2007.
Eu fico me perguntando sobre o significado da palavra "guerra".
Confrontar um inimigo que não tem como se defender, não caracteriza guerra. Pode até ter sido, no início da ocupação, mas nesse momento onde mais de 3200 soldados americanos já foram mortos (mais que as vítimas dos atentados às torres do World Trade Center), e mais de 600 mil civis morreram, onde o exército iraquiano remodelado, está sob as ordens do governo americano, caracteriza ainda guerra?
Como entender a proposta de reconstrução de uma nação, que graças a esta ocupação possui hoje três milhões de viúvas, o dobro de órfãos, e milhares de prisioneiros feitos arbitrariamente sem direito a julgamento?
O senado americano acaba de aprovar mais 122 Bilhões de dólares para manter as tropas no Iraque.
O que estamos vendo, e por quê estamos vendo algo que o povo Norte-Americano não vê?
2007-03-23
01:49:23
·
7 respostas
·
perguntado por
Asaph
2
em
Governo e Política
➔ Política
Já ficou matematicamente provado que o que os EUA gastaram em dinheiro para manter a ocupação no Iraque, excede em 28 vezes a capacidade total de petróleo existente naquele país. Isto quer dizer que economicamente esta guerra foi inviável. Ainda que os EUA mantenham o controle do petróleo por 50 anos na região, não compensaria o prejuízo. Detalhe que presume-se que ainda hajam exatos 50 anos de extração de petróleo naquela região.
Não é à toa que nesse exato momento, Bush vem ao Brasil falar sobre parcerias em bio-combustíveis...
2007-03-23
17:21:58 ·
update #1