Eu recebi esta mensagem de um leitor e vou responde-la a seguir.
Não vou revelar quem é o remetente, mas o chamarei de Jesus.
“Olá Doutor, sou eu novamente.
Gostaria de fazer uma pergunta.
Qual o sentido da vida?? Para vc.
Gosto sempre de ver o lado bom das coisas e vejo muitas pessoas, com um bom emprego, bons relacionamentos, boa conduta familiar, satisfação profissional e.........?!!!
Qual o sentido da vida??? Para que estamos aqui???
É estudar para ter um bom emprego, que goste do que faça, que ache uma pessoa legal, que depois tenha filhos, eduque-os da melhor forma possível...... acumule bens, viagens..... Parece uma vida feliz........... mas é só isso????
Se não, porque todo mundo age assim......
Qual é o verdadeiro sentido da vida... qual é a nossa missão nesta caminhada que se chama vida......
Obrigado pela atenção
Espero respostas.”
Jesus, eu não sei o motivo que o levou a compartilhar comigo esta questão milenar. Mas opino, publicamente, porque a missão da minha vida é inspirar pessoas. Isso dá sentido à ela. Mas não só isto. Tudo o que você assinalou, também. Mas não apenas isto. Ser honesto, íntegro, leal, profissional, cidadão, marido, irmão, filho e pai também temperam a vida minha. Mas não para por aí. As dúvidas, os desafios e as descobertas dão sentido a ela também. A flor, o ar, o mar, o sol, a lágrima, o sorriso e o amor. Principalmente, amar. Isso dá um sentido especial a vida que tenho. Mas tem mais! Tanto mais que seria impossível relatar aqui. Porque têm aspectos que eu ainda desconheço e sentimentos que eu não sei descrever. E todos eles dão sentido a minha vida.
- Qual é o sentido da vida?
Eu não tenho uma resposta matemática, exata, para a sua indagação, Jesus. Será se alguém tem? Mas, ao refletir a este respeito estaremos na companhia de gente de todas as partes, de todos os tempos, de todas as raças, culturas e formações. Homens e mulheres que por razões filosóficas ou religiosas, para preencher seu tempo ou mirar sua jornada, para desculpar fraquezas ou reunir forças e tantas outros motivos, continuam a questionar - qual é o sentido da vida?
Acontece que esta pergunta é por demais profunda para ser respondida de pronto. A ponto de condenar ao imobilismo da reflexão inútil quem insistir em formular resposta imediata, pronta e acabada. Mas como você sabe, Jesus, eu sou um palestrante e consultor, e gosto de ajudar. Então, vou arriscar: creio que, uma abordagem útil seria focalizar e delimitar o assunto. Experimente perguntar-se, por exemplo: - qual é o sentido da minha vida, hoje? E quem sabe, detalhar um pouco mais, incluindo - o que compõe a minha vida, hoje? Como eu serei útil, hoje? O que eu devo aprender para melhorar, hoje? Qual a diferença que eu vou fazer, hoje? E mais, - de que maneira a minha vida está relacionada a vida das outras pessoas? Ou você ainda não se deu conta de que o mundo funciona como uma engrenagem, e todos influenciamos e somos influenciados? E que o livre arbítrio - que nos possibilita fazer o bem e o mal, e até nada fazer – também dá sentido a vida? Eu creio nisso. E você?
E para concluir o parabenizo. Você escreveu que ‘espera respostas’, mas já deu dois passos importantes para o êxito da jornada: formulou a pergunta e está em busca da resposta. Isso com 22 anos de idade! E pelo que relatou na mensagem anterior e nessa, é um profissional dinâmico e comprometido, com boa noção de valores pessoais, familiares, profissionais, sociais, de lazer e patrimoniais. E tem toda uma vida pela frente! Possivelmente, com altos e baixos, alegrias, conflitos, derrotas e vitórias. Momentos de certezas e dúvidas, também. Você, eu e todas as pessoas, Jesus. Não é por acaso. Somos parecidos nisto e em muitas outras coisas. Afinal, somos filhos de Deus!
Precisa mais?
Beijos
@
2007-03-23 01:53:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Todos nós, em um momento ou outro de nossas vidas, nos colocamos as "grandes perguntas" (De onde vim? Para onde vou? Qual é o sentido da vida? Existe vida após a morte? etc.). O grau de importância de cada pergunta e o tempo que nós devotamos a elas varia de pessoa para pessoa. Para alguns elas vêm e vão quase desapercebidas, para outros, tornam-se uma obsessão...
Para mim, a mais importante das grandes questões foi sempre o sentido da vida. Nunca gastei horas e horas contemplando esse problema, mas volta e meia ele voltava. Eu sei que a maioria das pessoas volta-se à religião, à astrologia e coisas do gênero, mas para mim essas respostas "fáceis" não satisfaziam.
Portanto, o único caminho a seguir é o da Ciência e embora nem sempre eu goste dos resultados obtidos, não há como refutar aquilo que foi provado e comprovado pelo método científico. E as especulações (teorias científicas ainda não comprovadas) nesse ramo são realmente de deixar qualquer um de cabelo em pé!
2007-03-23 08:58:42
·
answer #2
·
answered by A. 4
·
3⤊
0⤋
Sem DEUS é que a vida perde o sentido. Portanto ele é o sentido da vida.
2007-03-23 08:56:45
·
answer #3
·
answered by Califa 3
·
2⤊
0⤋
Para mim o verdadeiro sentido da Vida é Deus pois Ele é a própia vida.
2007-03-23 08:55:16
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O verdadeiro sentido da vida é ter Deus sempre na nossa vida porque sem ele, podemos ter tudo mas não nos sentimos satisfeitos com nada.Vive-se em profundo abismo.É o caso desses milhões de artistas que acumulam dinheiro,prestígio social e no fundo são pessoas infelizes,que para se sentirem bem se afundam no mundo das drogas.
Deus é amor,é fortaleza,é paz,é felicidade,é conforto...Deus é vida...
Sem ele,vegeta-se.
2007-03-23 10:40:50
·
answer #5
·
answered by si 2
·
1⤊
0⤋
A busca da felicidade sempre.
2007-03-23 10:02:37
·
answer #6
·
answered by distrito federal 3
·
1⤊
0⤋
Ter uma familía unida e feliz , sucesso nos estudos posteriormente no emprego
2007-03-23 09:17:53
·
answer #7
·
answered by negrão 3
·
1⤊
0⤋
comecei a ter sentido na vida a partir do momento que passei a suprir minha naturais necessidades espirituais, onde passei a ter uma perspectiva certa para o futuro baseada na esperança dada por meu Deus.
ter o conceito correto sobre o que é prioridade com base em princípios bíblicos.
e o mais importante ter o privilegio de conhecer Deus a fundo, suas qualidades, propósitos e vontade. tudo pela sua misericórdia apesar de eu ser mto imperfeita.
após tudo isso, eu posso dizer que tenho sentido na vida e sem isso acho ser impossível!
2007-03-23 09:08:18
·
answer #8
·
answered by lara rodrigues 1
·
1⤊
0⤋
Viver é ser feliz, amar ;
Sentir-se sozinho?
Ás vezes um pouco de solidão é necessário;
É apaixonar-se todo dia pelo mundo que Deus criou;
É não ter a vergonha de ser feliz e contemplar tudo que
de melhor existe antes que tudo se vá,
O que apenas resiste a tudo é o tri-pé:
amor, fé e esperança
2007-03-23 09:06:29
·
answer #9
·
answered by Mila 1
·
1⤊
0⤋
O verdadeiro sentido da vida é simpresmente "SER", em todos os sentidos, em todos os momentos.
2007-03-23 09:02:12
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋