English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo a psicologia platônica, a natureza do homem é racional, e, por conseqüência, na razão realiza o homem a sua humanidade: a ação racional realiza o sumo bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude. Entretanto, esta natureza racional do homem encontra no corpo não um instrumento, mas um obstáculo - que Platão explica mediante um dualismo filosófico-religioso de alma e de corpo: o intelecto encontra um obstáculo nos sentidos, a vontade no impulso, e assim por diante. Então a realização da natureza humana não consiste em uma disciplina racional da sensibilidade, mas na sua final supressão, na separação da alma do corpo, na morte. Agir moralmente é agir racionalmente, e agir racionalmente é filosofar, e filosofar é suprimir o sensível, morrer aos sentidos, ao corpo, ao mundo, para o espírito, o inteligível, a idéia.

______________________

Luz____

2007-03-23 01:39:37 · 12 respostas · perguntado por Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 em Artes e Humanidades Filosofia

12 respostas

No início do Universo existia só o caos, a falta de relatividade e a energia estava dispersa e parada.

Lei : Energia não pode ser criada nem destruída, pode apenas ser modificada de uma forma em outra forma de energia.
Portanto a energia do Universo sempre existiu, mesmo antes de existir o tempo, toda a energia era real.

No caos algo se moveu na energia parada e isso determinou um ponto depois apareceu a velocidade a primeira reta o primeiro plano e assim nasceu a relatividade a matemática a geometria das formas e efeitos na energia. A origem da inteligência situa-se na geometria das formas atômico-moleculares a matéria contém a inteligência matemática para gerar tudo o que existe.

A matemática começa no caos e termina no número 2 o seu maior e mais complexo fenômeno a dualidade a polaridade a eletricidade o polo - e o polo + o surgimento da física.

A matemática é a mãe da física e a física é a mãe da quimica e a química é a mãe da biologia e a biologia é a mãe da moral.

São os fenômenos naturais em sucessivos níveis de complexidade gerando essas cinco ciências.

O fenômeno mais complexo que existe na área da física é o fenômeno mais elementar na área da química.
A materialização da polaridade em partículas o próton positivo e o elétron negativo sendo que o átomo de Hidrogênio o mais simples elemento químico do Universo é feito assim, com um próton no núcleo e um elétron na eletrosfera.
Depois vem outros fenomênos químicos mais complexos os elementos químicos da tabela periódica as substancias compostas por estes elementos e dentre todas as substâncias a mais complexa é a molécula de ácido desoxirribonucleico abreviado em português como ADN e em inglês DNA.

O DNA é o teto da química e o chão da biologia.
Um virus a coisa viva mais simples que existe, é uma molécula de DNA dentro de uma cápsula de proteína. Os fenômenos biológicos também, seguem em complexidade uma verdadeira hierarquia na escala evolutiva entre seres mais e menos complexos e evoluídos. O topo da biologia não é o homem.

MORAL: É o conjunto total de todas as coisas, partes e objetos que só existem porque foram feitos por seres inteligentes.
O chão da moral situa-se na biologia, seres associados ou não, começam a produzir estruturas desde a partir dos mais simples e microscópicos seres os micróbios que produzem colônias para colaborarem entre si, isso já aparece em colônias de bactérias depois em colônias de corais etc... construções muito bem elaboradas aparecem em colméias, formigueiros, cupinzeiros, onde se observa já uma estrutura hierárquica onde existem a rainha suas operárias, soldados e outras particularidades que dependem de inteligência e organização moral para coexistir e produzir o que produzem. Castores constroem complicados diques nos riachos e acabam construindo um lago atrás de si, represam a água nas correntezas. São obras que dependem de conhecimentos, a cultura moral dos castores, das matilhas de lobos, enfim a moral não começa no Homo sapiens, existe em todo o espectro dos níveis de desenvolvimento evolucionário de todos os seres vivos e o topo da moral não é o homem, o homem está 600 mil anos á frente dos Gorilas e Chimpanzés, temos 99% de seus genes mas esse 1% de diferença genética nos torna tão mais evoluídos que eles os Chimpanzés, mas existem comprovadamente seres extraterrestres que estão 9 bilhões de anos mais evoluidos que nós, esses Ets que nos visitam aqui em seus aparelhos voadores.

Tudo o que existe devido a existência de Homo sapiens aqui, são os fenômenos morais humanos.

Assim se você estiver andando numa floresta e encontrar um copo descartável, entenda você se deparou com um fenômeno moral humano. Se olhar para uma planta, folha, semente, ou qualquer outro ser vivo ou partes dele, estará olhando para um fenômeno biológico. Se olhar para seu corpo nú estará olhando para um fenômeno biológico, contanto se olhar para seu paletó estara olhando para um fenômeno moral, o paletó foi feito por algum ser vivo inteligente e que aplicou conhecimentos para confeccioná-lo, portanto é um fenômeno moral. Um cheque ao portador é um fenômeno moral ligado a uma imensa rede de outros fenômenos morais nas áreas da administração moral da sociedade. Discos Voadores são fenômenos morais, são aparelhos muito complexos, produzidos por seres muito mais antigos e evoluídos que nós os humanos, o této da biologia são os Ets e o této da Moral as suas civilizações adiantadíssimas.
Certamente os Ets levaram a vida para diversos planetas, dentre eles a Terra onde estamos e toda a vida e inclusive nós, temos origem extraterrestre.

Os fenômenos são de cinco tipos:

Fenômenos morais
Fenômenos biológicos
Fenômenos químicos
Fenômenos físicos
Fenômenos matemáticos
Abaixo disso é o Caos, energia sem movimento, ausencia de tempo, espaço e velocidade, ausencia de relatividade, o Caos.

2007-03-23 01:54:40 · answer #1 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 2 1

Platão esta certo,quando ele desenvolve o mito da caverna ,é bem isso que ele quer expressar,que as pessoas saiam da ignorancia,e usem o seu racional para poder enchergar oq ue existe em nossa volta....

2007-03-23 11:17:16 · answer #2 · answered by deipe2004 5 · 2 0

Olá, Luz ! Realmente, a forma como Platão opõe o corpo à alma, o sensível ao inteligível, e todas as demais dualidades contrárias que permeiam a vida humana, direcionam o olhar do homem virtuoso para uma vida essencialmente contemplativa.
Entretanto, é preciso esclarecer que os gregos, da época de Platão, entendiam a virtude como conhecimento. A moral se restringia praticamente ao campo cognitivo; assim, ser bom era conhecer a bondade, ser justo era conhecer a justiça. Valia o oposto para o vício, ou seja, ter vícios era ser, sobretudo, ignorante.
A filosofia deve aos latinos, principalmente a Santo Agostinho, a idéia da vontade como instância que se auto-determina, não estando ligada necessariamente ao racionalismo, pois, podemos querer aquilo que racionalmente pode nos prejudicar.
A invenção do conceito de vontade, por Agostinho, foi fruto de seus dilemas íntimos, queria seguir a vontade divina, mas percebia em si mesmo vontade ou vontades contrárias, que o afastavam do Eterno. O que Agostinho descobriu, que nenhum filósofo pôde descobrir antes dele, foi que não basta ter conhecimento do que é a Bondade, precisamos também querer ser bons, e para isto, nossa vontade, muitas vezes, luta contra nossa razão.
Agostinho teve contato com o Neoplatonismo, via Plotino e Porfírio. Os neoplatônicos eram uma corrente radical platônica, e chegavam a desprezar notoriamente a matéria.
Mais uma vez a filosofia de Agostinho buscou outro caminho: ainda que a vida feliz esteja na contemplação do Eterno, é necessário que busquemos, aqui, na dimensão temporal, ter olhos de ver a divindade, se não amamos o nosso semelhante, que nossos olhos vêem, como poderemos amar aquilo que não vemos? Portanto, o conhecimento sensível, o corpo, são importantes para chegarmos à contemplação.

Um abraço !

2007-03-23 11:47:18 · answer #3 · answered by croata_sp 4 · 1 0

Concerto, progredir e elevar a moral ser humano agir por amor, platão já falava isso a quanto tempo atrás e mesmo que muito tempo se passo é a humanidade tampa os verdadeiros olhos pra acreditar no homem.

Jesus - Maldito o homem quem acredita no homem.

2007-03-23 10:01:23 · answer #4 · answered by Anao 1 · 1 0

E uma teoria ...mas note q a racionalidade levada ao extremo poucas vezes e moral,o extremo controle do corpo leva a conseqüências muito irracionais

2007-03-23 09:17:05 · answer #5 · answered by Verushka Сељак 6 · 1 0

Se Platão vivesse no Brasil, ou passasse um ano por aqui, certamente modificaria sua teoria, pois aqui a IRRACIONALIDADE é a marca registrada da nossa filosofia.
Basta ver nossos políticos, as elites, a riqueza circundada pela miséria, a corrupção, o povo querendo circo e Big Brother, carnaval, futebol, trabalho escravo infantil, deputados trabalhando só para pedir aumentos e empregar parentes e amigos, mentiras cabeludas para explicar por que o país tão rico não consegue crescer, etc.
vamos parar por aqui, deixemos platão pensar que está certo.

2007-03-23 09:09:15 · answer #6 · answered by SEM TOP 7 · 1 0

Platã é um dos homens mais inteligentes que ja existiram, com certeza está certo.

2007-03-23 08:58:43 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 1

Hoje vc levantou inspirada, hein
quem sou eu pra discordar de Platao?

Um bom dia

2007-03-23 08:49:07 · answer #8 · answered by ladysorrow 7 · 2 1

Olha só... admiro muito Platão, seus escritos, suas teorias, suas idéias. Já fui amarrado em Platão. Mas hoje percebo que nós não agimos somente pelo intelecto. Nossa vida não é só raciocínio. Nós agimos, e às vezes muito mais pela sensibilidade, pela paixão, pela emoção, por aquilo que sentimos e vemos, do que pela razão intelectual, pensada e aprimorada através do crivo da razão. Nietzcshe demoliu muita coisa de Platão e depois dele praticamente todos os filósofos começaram a pensar esta questão proposta pelo grego de uma forma diferente, rompendo com a tradição escolástica, patrisca e até mesmo moderna.
Devemos sempre cuidar de nossa alma sim! Mas não devemos esquecer que não podemos deixar de lado nossas virtudes sensitivas... elas não podem ser separadas de nós, nunca!

2007-03-23 16:52:02 · answer #9 · answered by Tadeu 2 · 0 0

amiga Poderosa e Muito Gata Luz
este filósofo Plantão está certo
na teoria e na pratica também
Te amor muito de verdade Beijos ler

2007-03-23 14:08:40 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers