English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguém tem algum resumo ou comentário sobre o livro o que é religiao de Rubem Alves, quem tiver e puder me enviar agradecerei muito.

2007-03-23 01:00:04 · 1 respostas · perguntado por AMRR 5 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

1 respostas

É curioso que Freud não tenha tratado a religião com a mesma ênfase com que tratou os sonhos. Em relação aos sonhos, ele manifesta um enorme cuidado com detalhes, buscando as pistas mais insignificantes para acessar os mistérios do subconsciente. Porém, em relação a religião, seu juízo é global e sem nuances. Ela é condenada como uma ilusão que devia acabar. Isto porque Freud acreditava que os sonhos estão condenados ao fracasso face ao poder da natureza e da civilização; daí a inutilidade de sonhar... Sonhos nos levam ao passado onde havia a harmonia com o seio materno, os brinquedos, a sexualidade. Sonhos são símbolos de nossa frustação.

Feuerbach, ao contrário, comtempla nos sonhos lampejos para o futuro. Não que sejam dotados de poderes proféticos, mas contendo as verdades do coração humano representadas de forma enigmática. Cada sonho é um protesto, uma denúncia ou uma recusa que só podem ser ditas nas câmaras noturnas e fora da vida pública e política. A realidade é a negação do desejo.

Neste aspecto, Feuerbach percebe que eles são confissões de projetos ocultos e subversivos, anúncios de utopias em que a realidade se harmonizará com o desjo. E é justamente sobre tais desejos que fala a religião:

"A religião é o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelação dos seus pensamentos mais íntimos, a confissão pública dos seus segredos de amor."

Talvez suas palavras sejam melhor interpretadas na frase abaixo, que particularmente considero umas das mais belas e reveladoras.

"Como forem os pensamentos e as disposições do homem, assim será seu Deus; quanto valor tiver um homem, exatamente isto e não mais será o valor de seu Deus. Consciência de Deus é autoconsciência, conhecimento de Deus é autoconhecimento."

Assim, se a psicanálise dizia "conta-me teus sonhos e decifrarei teu segredo", Feuerbach acrescenta: "Conta-me acerca de teu Deus e direi quem és."

2007-03-23 01:44:55 · answer #1 · answered by patpedagoga 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers