English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

este soro da Verdade. será que existe de verdade. e se sim. como funciona?
e como ele age no cerebro do ser humano e no corpo?
o que sente? euforia?

2007-03-22 17:02:20 · 6 respostas · perguntado por Leika Kodashi 5 em Ciências e Matemática Química

6 respostas

é uma idéia que já foi muito utilizada,mas de concreto não existe artigo ou trabalho sobre o assunto,mas leia :

A expressão soro da verdade faz mais referência ao efeito que se procura com seu uso do que a uma substância específica, já que muitas substâncias químicas diferentes foram utilizadas como soro da verdade ao longo da história. São muitos os exemplos: pantotal sódico, amital sódico, amobarbital sódico, sodiopentathol, LSD (ácido lisérgico) e inclusive o ecstasy.

O mesmo efeito é procurado com a utilização de todas estas substâncias: desinibir o indivíduo e retirar qualquer barreira moral e ética, deixando-o indefeso para que responda a qualquer pergunta sem nenhum tipo de restrição.

Alguns defendem que este procedimento viola os direitos naturais e adquiridos do preso como o direito à liberdade de confissão. A Anistia Internacional sustenta que o emprego de drogas da verdade com propósitos de espionagem pode violar tratados internacionais e a Convenção contra a Tortura.

O mais importante é que, do ponto de vista científico, o soro da verdade não é totalmente confiável. Trata-se de um meio inadequado para obter uma confissão objetiva e verdadeira, pois algumas pessoas podem dissimular a realidade mesmo sob os efeitos dessas drogas. Além disso, outras vezes, pode manifestar-se como fatos consumados coisas que, na realidade, são desejos reprimidos ou sonhos fantásticos que saem à luz justamente devido ao efeito das drogas e que o indivíduo vive como reais.

O soro da verdade é procurado há decênios. As primeiras referências a estes efeitos desinibidores são encontradas no ano de 1936 quando o Dr. Horsleuy inicia a narcoterapia utilizando o pentotal sódico EV lento que, ao ser injetado, provoca estado de semi sonolência, momento no qual a terapia podia iniciar já que o pentotal apagava as habituais barreiras inibitórias que todos possuímos. Daí veio o nome de soro da verdade.

Num âmbito completamente diferente, o militar, os especialistas americanos em espionagem, sabendo que os submetidos a torturas podiam simplesmente dizer ao interrogador o que este queria ouvir, procuravam ansiosamente um soro da verdade para extrair informações verídicas.

Em 1942, o Escritório de Serviços Estratégicos, organização antecessora à Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), pediu aos cientistas que desenvolvessem uma substância química que pudesse acabar com as defesas psicológicas dos espiões inimigos e dos prisioneiros de guerra. Após experimentar diversos compostos como soro da verdade, os cientistas selecionaram um potente extrato de maconha, que recebeu o nome codificado de TD (Truth Drug, droga da verdade em inglês). Posteriormente, a CIA usou como soro da verdade o LSD (ácido lisérgico) durante a Guerra Fria, enquanto, no âmbito público, propagava-se sua utilidade psicoterapêutica e lúdica. O uso do LSD não se mostrou útil já que não se podia garantir que o indivíduo ficasse realmente liberado de suas defesas. Depois de numerosas provas e erros, a CIA descartou essa substância e concluíram que seria mais eficiente empregar o LSD como ajuda para o interrogatório, ameaçando os suspeitos com a possibilidade de deixá-los loucos ou com alucinações permanentes a menos que aceitassem falar. Ainda que escassamente, o LSD foi utilizado com esta função desde meados dos anos 50.

O ectasy (metilenodioximetanfetamina ou MDMA) também foi utilizado como soro da verdade por parte dos norte-americanos nos anos 50. A substância tinha sido descoberta anteriormente pelos químicos alemães Mannish e Jacobson, que a sintetizaram em 1910. Dois anos depois, a companhia Merck a patenteou como redutor de apetite, mas nunca chegou a ser comercializada. Os efeitos psicoativos só foram descritos, pela primeira vez, em 1957 e a droga chegou às ruas para consumo nos anos sessenta.

2007-03-22 17:29:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O nome certo é PENTOTAL SÓDICO. Existe sim e é um barbitúrico que é usado como anestésico. Vá ao site

http://www.ufogenesis.com.br/noticias/noticias.asp?noticias=2205

e outros iguais a este (procure por este nome no Google) que deve ter muita coisa lá sobre.

2007-03-25 11:26:32 · answer #2 · answered by Xiquim 7 · 1 0

sodio pentotal (ou Pentoutol de Sódio) é VENENO MORTAL e usado para matar condenados: te falaram caquinha

o que se usa como soro da verdade é extraido de fungos e foi descoberto pelos alemães na 2a guerra mundial.

funciona geralmente euforia de maneira que o cara começa a falar merdda e no meio dela acaba soltando sem querer alguma verdade

2007-03-22 17:45:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Num sei se esse soro existe não mas sei que tem pessoas que quando bebem ou uxam unzinho, ou inalam gás hélio ficam muito propensos a dizerem a verdade.

Obs: Todos estes procedimentos são prejudiciais ok? até o gás helio quando mal ministrado

tem remédios de psiquiatria q tb fazem a pessoa dizer tudo, e fazer tudo q vc quer como o que os malandros usam para dar o golpe "Boa noite cinderela".

como podes ver a realidade não está tão distante assim da fantasia

2007-03-22 17:21:10 · answer #4 · answered by Fabio F 5 · 1 0

claro que sim, muito do que se faz em cinema é fruto de pesquisas; confira. abração

2007-03-22 21:12:07 · answer #5 · answered by photosofartsbycahen 4 · 0 0

não acho que exista nem coisa parecida, se assim fosse, os americanos, não precisariam manter os terroristas tanto tempo presos em guanta namo, para obter uma confissão

2007-03-22 17:18:53 · answer #6 · answered by Andre M D 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers