Luna Sop,
A idade contemporânea é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa (1789 d.C.).
O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão.
Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.
Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros.
Decorre daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.
Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica.
O neoliberalismo, hoje em dia, é a ideologia adotada em quase todo o mundo. Essa ideologia está difundida em vários planos, principalmente nos planos político e econômico.
Mas para entendermos melhor essa doutrina seria mais adequado analisar historicamente suas raízes e ver como o sistema capitalista chegou a esse estágio.
Nos séculos XVII e XVIII, foi adotado, para base de revoluções liberais, o liberalismo, o qual era uma das bases do movimento intelectual iluminista.
Essa doutrina, o liberalismo, foi desenvolvida por filósofos da época e se dividia em vários campos, mas a mais importante é sua análise na economia.
No campo econômico temos como principal filósofo Adam Smith, pai do liberalismo econômico e do capitalismo, além de outros como Malthus, Ricardo e Mill.
Eles defendiam a ampla liberdade econômica e a não intervenção do Estado na economia. Acreditavam que as relações econômicas podiam ser deixadas em cargo da “mão invisível’’ (expressão usada por A. Smith) do mercado”.
Acreditavam também que a economia era uma ciência que podia ser explicada através de leis naturais, como exemplo, a lei da oferta e da procura e a lei da livre concorrência.
Porém, com a crise de 1930 houve um enfraquecimento no sistema capitalista, forçando assim as grandes potências da época, como os E.U.A., a adotarem métodos a fim de resolver esse problema.
Assim, tomando como exemplo o governo norte-americano, a partir do ‘’New Deal’’, o Estado passou a intervir na economia, regulamentando e direcionando as relações e transações econômicas.
Essa idéia reformista para o sistema foi desenvolvida pelo liberal Keynes, na qual ele afirma que o capitalismo é um sistema socioeconômico essencialmente instável e tende para o desequilíbrio.
2007-03-26 09:29:07
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
Está difícil descobrir. Talvez euros e dólares, somente.
2007-03-22 15:26:38
·
answer #2
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋