Nossa, tá mais difícil entender as respostas anteriores do q responder a pergunta... a minha é mais simples:
Se vc tem as duas amostras na mão, vc pode confirmar que se trata da mesma substância, com testes alternativos e simples, como:
pH e SOLUBILIDADE, aconselho também misturar as substâncias e fazer um nofo P.F., se a faixa de temperatura do PF for estreita caracterizando substância pura, é a mesma, se a faixa for larga é pq são 2 diferentes.
2007-03-23 07:15:56
·
answer #1
·
answered by andrequimico 2
·
1⤊
1⤋
Caso seja possível, devemos aquecer a amostra até que esta se decomponha a uma temperatura determinada ou venha a entrar em ebulição. Se ambas apresentarem os mesmos valores, então trata-se de mesma substância, caso contrário, devem ser substâncias diferentes.
No entanto, algumas substâncias não sofrem alteração com o aumento de temperatura depois de fundidas, ou nosso aparelho de medir ponto de fusão não tem uma temperatura máxima muito elevada.
Podemos nos basear na propriedade de fusão para amostras impuras.
Substâncias puras apresentam um ponto de fusão constante e com pequeno intervalo de variação.
Isto não acontece com substâncias impuras, que têm o ponto de fusão alterado e com grande variação em termos de temperatura de fusão.
O que podemos fazer é pegar uma massa igual para as duas substâncias e adicionarmos uma massa igual de uma terceira substância sobre ambas, de forma a torná-las impuras propositalmente.
Depois de uma boa homogenização em um almofariz, medimos o ponto de fusão de ambas as misturas preparadas. Se o intervalo de fusão for o mesmo para ambas as amostras, é muito provável que A e B sejam a mesma substância, e caso haja diferença, podemos apostar que A e B sejam substâncias diferentes.
Obs.: tentei resolver o problema com a aparelhagem que o laboratório nos informou que possui, ou seja, um aparelho de determinação de ponto de fusão. Normalmente, aquecendo-se a amostra por ponto de degradação ou decomposição, poderemos determinar se há alguma diferença entre ambas, ai, bastaria apeas continuar o aquecimento no mesmo aparelho com a mesma amostra.
A outra alternativa foi também fazendo uso do aparelho, mas com uma informação a mais: misturas de substâncias diferentes fazem com que o ponto de fusão tenha uma variação.
Misturar A com B funciona? Sim na grande mairia dos casos, se A e B forem compostos diferentes com o mesmo ponto de fusão, o ponto de fusão da mistura tenderá a variar.
Porém, alguns compostos que apresentam o mesmo ponto de fusão, como os enantiômeros podem não apresentarem diferença de temperatura de fusão quando misturados. É o caso por exemplo do cloridrato de de alfa-amino propiofenona, que apresenta a particularidade de cada um dos isômeros opticamente ativos ter um ponto de fusão 189-191°C, enquanto a mistura deles (racêmico) possui praticamente o mesmo ponto de fusão 190-191°C. No entanto, quando misturados a uma terceira substância opticamente ativa, seus pontos de fusão apresentarão uma mensurável diferença.
2007-03-23 08:51:02
·
answer #2
·
answered by ricardo n 6
·
0⤊
0⤋
Vc tem várias maneira de fazer isso:
vc pode determinar a densidade dos dois... se forem diferentes não serão a mesma substância!
Ou simplesmente observando a cor e textura dos dois... se for a mesma substância para os dois, a cor e textura terão que ser as mesmas!
Vc pode ver se uma delas reage com ácido ou base e a outra não...
E vc pode também (é mais difícil se for sólido) determinar a temperatura de ebulição!
2007-03-23 22:13:52
·
answer #3
·
answered by viniquimica 4
·
0⤊
1⤋
Ponto de fusão é a temperatura na qual ocorre a mudança do estado sólido para o estado líquido. Para se determinar o ponto de fusão de algumas substâncias, utiliza-se a técnica do tubo de Thielle.
As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias.
Dependendo do aparelho o aquecimento pode ser feito eletricamente ou através de banho. Há vários líquidos que podem ser utilizados como banho de aquecimento e, neste caso, o líquido escolhido depende do sólido a ser fundido.
A tabela abaixo mostra os líquidos mais comumente utilizados como banho. Os valores dos pontos de fusão encontrado na tabela abaixo, foram determinados à pressão de 1 atm (760 mmHg).
Líquidos de Banho Ponto Fusão Líquido (ºC)
Água 0
Glicerina 17,5
Ácido Sulfúrico 10
Óleo de Parafina 16
Ponto Ebulição Líquido (ºC) Usado p/ Medir Ponto Fusão
Água 100 95
Glicerina 290 150
Ácido Sulfúrico 295 220
Óleo de Parafina 287,5 250
Apesar de existir vários aparelhos para se determinar o ponto de fusão das substâncias, o processo é sempre o mesmo: aquecimento da amostra e verificação da temperatura de fusão, através do termômetro.
Para se determinar o ponto de fusão do Naftaleno, por exemplo, utilizando a técnica do tubo de Thielle, procederíamos da seguinte forma:
Pulverizar uma pequena porção de Naftaleno em um almofariz.
Fechar uma das extremidades do capilar no bico de Bunsen.
Introduzir o Naftaleno no capilar, compactando-o. Proceder a compactação da amostra, deixando o capilar cair por uma vareta de vidro. Esta operação deverá ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias, para que se tenha compactado, no capilar, aproximadamente 1 cm da substância.
Prender, através de anel de látex, o capilar ao termômetro, de tal forma que a parte que contém a amostra fique junto ao bulbo do mesmo.
Montar a aparelhagem, utilizando como banho Glicerina.
Aquecer o tubo de Thielle lentamente, deslizando a chama sobre a parte lateral inferior do mesmo.
Observar cuidadosamente até o ponto de fusão e anotá-lo.
2007-03-22 21:28:03
·
answer #4
·
answered by Lucas Brandão 3
·
0⤊
1⤋