Animais de estimação devem ser vacinados. Algumas doenças graves, não causam alteração imediata no comportamento dos bichinhos, por isso a visita ao veterinário deve ser periódica. Veja algumas doenças que um animal sem cuidados, pode transmitir aos seus filhos:
* Ancilostomíase (Cães): Infectam o intestino delgado e podem causar pneumonia. O contágio é feito através das fezes do animal, contaminadas com vermes. Sintomas: Erupção cutânea vermelha, com intensa coceira na área onde penetrou a larva (geralmente nos pés). Causa verminose e anemia. Nos casos mais graves, chega a ser necessário uma transfusão de sangue.
* Toxocaríase (Cães e gatos): É uma doença parasitária grave. O contágio é feito pela ingestão acidental dos ovos do verme presentes nas fezes do animal. Em casos raros, o ovo do verme pode contaminar os olhos, causando deterioração da visão e até cegueira. Este tipo de contaminação ocorre com mais freqüência em crianças que brincam na terra ou areia e deve ser tratado por um oftalmologista. Sintomas: Dificuldades respiratórias, fígado aumentado e erupções cutâneas. A recuperação normalmente acontece de forma espontânea.
* Toxoplasmose (Gatos) : É uma doença do sistema nervoso central, causado por protozoário chamado "Toxoplasma gondii". O contágio é feito no contato com fezes contaminadas (limpar a caixa de areia, etc.) Sintomas: febre, visão turva, gânglios inchados, dores musculares e baço aumentado. É uma doença especialmente perigosa para as gestantes, pois pode causar o aborto ou má formação fetal. Se o contágio acontecer no final da gravidez, pode comprometer o sistema nervoso do bebê ou causar cegueira. O tratamento é complicado e necessita de um médico especialista em toxoplasmose.
* Raiva (Cães e gatos): A raiva é uma doença letal. Requer vacinação imediata. o animal raivoso, passa a apresentar um comportamento arredio e agressivo, espuma pela boca e não se alimenta. qualquer animal com suspeita de raiva deve ser isolado e colocado em quarentena. Se a doença for confirmada ele precisará ser sacrificado. Sintomas: febre, calafrios, fobia a água, delírios, seguidos de óbito. Contágio: Através de mordida ou arranhões de animais infectados com a doença.
* Doença do "arranhão de gato" ou "febre do arranhão de gato" (Gatos): essa doença começa com uma perfuração na pele, feita por um arranhão de gato, que se torna infeccionada e parece um pequeno furúnculo. Pode ser um arranhão profundo ou superficial. É transmitida por um micróbio chamado "Rochalimaea hendelae". Sintomas: aumento dos gânglios, fraqueza, náusea, calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e febre baixa. Alguns casos vem acompanhados de uma erupção semelhante ao sarampo. Tratamento: Lavar o local do arranhão imediatamente, desinfeta-lo, e levar ao médico ou pronto-socorro. É necessário o uso de antibióticos e acompanhamento médico.
* Tinha (Cães e Gatos): É uma infecção micótica que atinge o pêlo dos animais. É causada por um fungo chamado " Tinea". Altamente contagiosa, basta brincar ou tocar no animal contaminado para contraí-la. Ataca principalmente o couro cabeludo, as unhas e a pele. Sintomas: Começa com uma lesão levemente escamosa na pele, a princípio um ponto redondo que coça. A infecção cicatriza, da parte interna da lesão, para a parte externa do círculo. Pode passar de uma área para outra do corpo. É uma doença resistente, que necessita de tratamento médico.
Espero ter ajudado
Bjs.
2007-03-22 14:00:15
·
answer #1
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
0⤊
0⤋
Maravilhosa a resposta de A Erem. Devo acrescentar o seguinte:
A toxoplasmose, tao temida pelas mulheres gestantes, so eh transmitida, pela falta do habito de nao lavar as maos, depois de limpar a caixinha do gato.
Tal suposicao, tem sido, ha muitos anos, motivo de alarme e panico, no mundo da ignorancia, ate quando "Cats Magazine" publicou os resultados de estudos feitos em varias universidades dos Estados Unidos.
Vou buscar nos meus arquivos de antanho (quando nao havia internet), os recortes sobre esse topico.
Outro dia, numa reportagem do canal de televisao dos animais, lembro ter visto a mesma versao sobre tal mito.
Apenas, lave bem as maos com agua quente e sabao abundante, depois que limpou a caixinha do gato.
Eu fui gestante duas vezes e os gatos dormiam na minha cama. Eh mais facil nos, humanos, transmitir doenca aos animais.
Rogo nao darem o gatinho a outra pessoa. Paz e amor ao bichano. Ele lhe ama mais do que voce imagina.
Meu teclado na tem acento nem "c" cedilhado.
2007-03-22 15:05:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋