Por que dizer raça negra e raça branca quando todos somos de uma única raça, a humana?
Por quando vemos um homem negro a maioria de nós não falamos "Esse ou aquele homem" mas sim "Esse ou aquele negro"?
Essas são pequenas amostras do racismo incubido em nossa sociedade. Nem sentimos nem vemos isso como racismo. Aprendemos a ser assim.
Eu estou tentando aos poucos tirar essa parte da minha educação. O único problema que eu enfrentei foi quando, um dia dessa semana, fui informar para uma senhora quem era o novo professor da minha turma e falei "É aquele homem ali!". Ela procurava e procurava, pois só havia um senhor no corredor. E perguntou "Onde?" e eu descrevi a vestimenta dele. Dai ela disse "Ah, que homem menina?! É um nêgo! Hahahah..." .
Gostaria que vocês pudessem citar esses pequenos racismos que puderam presenciar.
2007-03-22
11:25:03
·
6 respostas
·
perguntado por
Evy Lynn
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Grupos e Culturas
➔ Outras - Grupos e Culturas
* Ana:
É verdade. Normalmente quando alguém é nosso amigo ou parente, esta pessoa não é negra, é morena escura. Como se dizer-se negro fosse um desaforo.
2007-03-24
04:47:49 ·
update #1
* mAX_gRAH… :
Você falou uma verdade. O preconceito vem dos dois lados. Os negros usam as blusas "100% negro" como forma de afirmar seu orgulho pela cor quando, no entanto, sentem-se inferior por causa dela. Quando não deveriam.
Eu acho um absurdo as cotas para negros. Sou a favor de cotas para pobres (que não necessariamente devem ser negros).
Minha composição étnica é 75% branca (família do meu pai é toda européia e 25% da descendência de minha mãe), 12,5% negro e 12,5% índio. Tenho cabelos louros, olhos verdes, pele branca... e considero-me mestiça. Mas conheço pessoas que por terem um avô espanhol dizem que têm descendência espanhola. Negar as próprias raízes, na minha opinião, é negar sua própria existência. Poxa, uma de minhas bisavós maternas era branca, olhos azuis (estilo Ana Paula Arózio) e casou-se com um negro (meu bisavô). Imagine-se na época em que eles viviam (anos 20 a 30), a coragem de assumir o amor deles... Isso é lindo.
2007-03-24
05:06:32 ·
update #2
* Sem nome =]:
Eu também espero que a vida ensine à sua amiga a ser diferente. Mas continue tentando colocar a cabeça dela no lugar, afinal de contas, é para isso que servem nós, amigos, não é?! =P
2007-03-24
05:10:19 ·
update #3