English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

pra que?

2007-03-22 10:19:03 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Educação Especial

14 respostas

Boa pergunta. Pra que?*

2007-03-23 02:48:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Por ser um Rio.
Os rios são muito inportantes.

O Nilo é um rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do equador e desagua no Mar Mediterrâneo.

A sua bacia ocupa uma área de 3 349 000 km2 abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egipto. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6695 km.

É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Branco é formado principalmente do degelo do Monte Heha, que se torna um curso de água no Burundi com nome de Kagera e desagua no Lago Vitória, de onde nasce o Nilo Branco. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.

O Nilo, desde tempos imemoriais, é a base de tudo para as populações ribeirinhas a ele. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e do plantio do Egipto. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordam o leito normal, cerca de 20 km, e inundam as margens, depositando aí uma camada riquíssima de húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios. Tão logo o período de enchente passa, aproveitam ao máximo o solo fértil para o cultivo. Actualmente, o Nilo garante a sobrevivência de um décimo da população africana.
Julga-se que os Antigos Egípcios conheciam o Nilo até ao ponto de confluência do Nilo Branco com o Nilo Azul, em Cartum. Embora não tenham explorado o Nilo Branco, acredita-se que conheceriam o Nilo Azul até à sua nascente no Lago Tana.

Em meados do século V a.C., o historiador grego Heródoto realizou uma viagem ao Egipto, tendo percorrido o rio até Assuão, a fronteira tradicional do Antigo Egipto.

No século II a.C. Eratóstenes desenhou um mapa que mostrava de forma bastante precisa o percurso do Nilo até Cartum, no qual também se mostravam dois afluentes, o Atbara e o Nilo Azul. Eratóstenes foi o primeiro a postular que a nascente do Nilo estaria em lagos equatoriais.

Em 25 a.C. o geógrafo Estrabão e Aelius Gallus (governador do Egipto romano) exploraram o Egipto até Assuão. Estrabão descreveu também o rio no Livro 17 da sua Geografia, aludindo às teorias de Eratóstenes.

Em 66 d.C., na época do imperador Nero, o exército romano tentou encontrar a nascente do rio. Porém, e segundo Séneca, o pântano do Sudd, impediu o exécito de avançar. Ainda no século I um mercador grego chamado Diógenes relatou ao geógrafo Marino de Tiro que durante uma viagem pela costa oriental africana decidiu penetrar pelo continente, tendo ao fim de vinte e cinco dias chegado junto a dois grandes lagos e a uma cadeira de montanhas cobertas de neve de onde o Nilo nasceria. No século II Ptolomeu utilizou esta informação para fazer um mapa onde se mostrava o Nilo Branco a nascer desses lagos, que recebiam as suas águas das Montanhas da Lua (Lunae Montes). É provável que estas montanhas sejam os montes Ruvenzori, situados entre o Uganda e o Zaire.

No século XII Muhammad Al-Idrisi atribui como nascente do rio Nilo e do rio Niger um lago. No século XVI conhece-se uma expedição árabe que procurou atingir as nascentes do Nilo pelo Sahara e Sudão.

Em 1618 o jesuíta Pero Paris (ou Pedro Páez) foi o primeiro europeu a localizar as nascentes do Nilo Azul no Lago Tana, tendo falecido na Etiópia vítima de malária. Em 1770 o escocês James Bruce realizou uma viagem de exploração do Nilo Azul no Lago Tana, ficando com a fama de descobridor da sua nascente, embora como exposto o jesuíta ali chegou primeiro.

A partir do ano de 1821 o vice-rei do Egipto Mehmet Ali e os seus filhos seriam responsáveis por várias viagens de exploração do Nilo.

Em Dezembro de 1856 Richard Francis Burton convidou John Hanning Speke para participar numa expedição aos grandes lagos da África Oriental. Em resultado da expedição Burton e Speke tornaram-se os primeiros europeus a chegar ao Lago Tanganica em Fevereiro de 1858. Na viagem de regresso Speke viajou em sentido norte e descobriu o Lago Vitória (que recebeu este nome em honra da rainha Vitória) e que considerou como nascente do Nilo.

Em 1860, sob os auspícios da Royal Geographical Society, Speke realiza uma nova expedição à região acompanhado por James Grant, da qual resultaria a descoberta do rio Kagera e do local de saída do Nilo a partir do Lago Vitória (as Quedas de Ripon, 1862).

2007-03-26 03:00:01 · answer #2 · answered by Meyri 2 · 0 0

Além de guardarem consigo grandes conhecimentos até hoje inexplicáveis, os egípcios eram também grandes agricultores, se utilizando de técnicas inimagináveis para a época. Além de servir para a pesca e navegação, o rio Nilo era instrumento importante para eles na agricultura, pois na época de escassez de chuva, eles plantavam às margens do Nilo utilizando suas águas na irrigação. Quando aquelas terras já estavam esgotadas de nutrientes, vinham as chuvas provocando enchentes e trazendo novos nutrientes e depositando-os onde os egípcios voltariam a plantar quando as águas baixassem.Bjos!

2007-03-23 06:08:28 · answer #3 · answered by Nazario 3 · 0 0

Porque o Nilo é cheio de água! Sabe para que serve a água????? Eim???? Faz idéia????

2007-03-22 11:08:52 · answer #4 · answered by xerxes 3 · 0 0

O rio Nilo era essencial para a agricultura que eles praticavam, e para o uso da água normalmente no cotidiano deles, se não fosse o Nilo, naquela região deserta, pode-se dizer que a civilização egípcia não teria se desenvolvido, pois não haveria como eles sobreviverem.
Um abraço!

2007-03-22 10:34:20 · answer #5 · answered by Raphael M 6 · 0 0

Pra sua sorte tive uma aula desse assunto anteontem!Pelo que entendi os egípcios dependiam do nilo porque o rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura,enfim todas as grandes civilizações se formaram perto dos rios, por exemplo, os povos da Mesopotâmia, que se formaram próximos do rio eufrates e do rio tigre.Enfim os rios foram importantíssimos para o desenvolvimento dos povos egípcios!Espero ter ajudado!

XD

2007-03-22 10:32:48 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Por que era um gramde rio que permitia , a naveganção. e ligava-se a muitas cidades, e paises, e ao mar.

2007-03-22 10:25:24 · answer #7 · answered by Hilander 1 · 0 0

Porque suas cheias eram regulares e com isso favorecia a agricultura, pois daí poderiam retirar produzir alimentos...

2007-03-22 10:25:06 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Porque as grandes civilizações surgiram em regiões proximas a rios. A água sempre foi um bem precioso desde a antiguidade...Pena que em tempos atuais estamos desperdiçando esta riqueza tao preciosa....

2007-03-22 10:24:52 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

por causa da agua e meios de transporte

2007-03-22 10:24:19 · answer #10 · answered by Leone 6 · 0 0

Os egípcios dependiam do Nilo. O Nilo é um grande rio, e foi indispensável para o Egito se tornar uma grande civilização.

Mas porquê o Nilo era tão importante?

Ele tinha uma fase de cheia. Nessa fase, o rio levava uma camada de lodo para as terras ao seu redor. Esse lodo era muito rico em nutrientes e permitiu com que o solo fosse fértil. Sem o Nilo, o Egito não existiria.

2007-03-22 10:23:35 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers