English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1 respostas

.

Tricomas

Apêndices filamentosos, papilosos,tubulares ou aciculares, frequentemente ramificados, uni ou pluricelulares.
Podem ser escamosos ou glandulares.
Os pelos da epiderme representam em geral uma eficiente proteção complementar contra a transpiração excessiva e contra os extremos da temperatura; nas sementes, favorecem a disseminação eólica.
Os tricomas glandulares possuem um citoplasma denso e produzem óleos etéricos, resinas, mucilagens e gomas.
Os tricomas glandulares urticantes são unicelulares e contam com dispositivo inoculador semelhante ´agulha de injeção (urtiga).
Os tricomas radiculares são evaginações de células da rizoderme. Desempenham importante papel de grande importância na absorção de soluções nutritivas do solo.

Aí está um pequeno resumo sobre os tricomas.
Para desenvolver o assunto de forma mais detalhada, é necessário destacar uma das espécies onde eles existam.
Bastante interessante é a eficácia dos tricomas no Platycerium madagascariensis. Sendo brancos, refletem a luz solar e conseguem com que a temperatura da folha cheguem a apresentar 3°C a menos do que a temperatura ambiente.






INFORMAÇÃO CONTIDA NO WIKIPÉDIA
"Tricomas são apêndices da epiderme originados de células chamadas tricoblastos e podem ser uni ou pluricelulares e de estrutura variada. Evitam o aquecimento excessivo, evitam ou facilitam perda de água, digerem presas, protegem contra predadores e ajudam na dispersão de sementes (algodão). Tipos de tricoma:

- Glandulares: secretam óleos, essências, enzimas, substâncias urticantes e acumulam nutrientes (suco de laranja).

- Secretor de sal: livra-se do excesso de sal do organismo (exemplo: avicenia).

- Pêlos radiculares: tricomas da raiz que aumentam sua superfície de absorção.

- Coléteres: tricomas especiais que secretam mucilagem no ápice de alguns caules.

- Hidatódios: secretam soluções aquosas de ácidos orgânicos.

(Retirado da própria wikipédia, mas sumiu não sei porque)

Tricomas são apêndices de origem celular presentes na superfície de qualquer órgão das plantas, constituindo seu indumento. Podem ser estruturas unicelulares, ou formadas por células em série, ou estruturas complexas com células especializadas, simples ou ramificadas. Podem ter origem no mesofilo ou nas epidermes. De maneira geral são vistos como "pêlos" ou pequenas "escamas" na superfície de folhas e caules.

Quanto à sua presença e densidade, as plantas ou seus órgãos podem ser classificados como:

Glabros: sem qualquer presença de tricomas;
Pubescentes: tricomas esparsos e curtos, conferindo, quando muito, uma sensação de leve aveludamento e um certo reflexo brilhante sob a luz;
Pilosos: tricomas curtos, porém densamente distribuídos na superfície, conferindo até mesmo colorações diferentes às folhas;
Hirsutos: tricomas longos e densos, praticamente ocultam a superfície da planta, determinando efetivamente sua coloração.
Os tricomas podem ter função de proteção contra predadores (ou por dificultar o acesso de pequenos ácaros e insetos aos tecidos macios das folhas, ou por causar sensação desagradável ao tato nos lábios e na língua de herbívoros de maior porte), podem estar associados à secreção de substâncias diversas (como em urtigas e plantas carnívoras), ou podem agir na conservação de umidade e calor (como muitas plantas alpinas), ou mesmo para a absorção de água (como em Bromeliaceae). A sua estrutura está associada a cada uma destas funções, e há dezenas de variações em sua forma. A sua presença, densidade e morfologia são características úteis na identificação de muitas espécies."

Boa sorte e bom estudo!

.

2007-03-22 06:26:30 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers