Nada disso, no meu ponto de vista. Foi uma jogada, sim, mas para agradar à burguesia da época. Mas a Lei Áurea chegou tarde. O que ainda sustentava o Imperador em seu trono era a burguesia agrícola, para quem era vantajosa a escravidão. Só por ela é que a abolição não acontecera juntamente com a independência.
O fim da escravidão significou que os fazendeiros deveriam começar a pagar pelo trabalho das pessoas, o que não os agradou em nada. Por conta disso, o império perdeu sustentanilidade e, um ano após a assinatura da Lei Áurea, foi proclamada a República.
Portugal nada teve com a abolição dos escravos, posto que, na época da abolição, o Brasil já era independente havia 66 anos.
2007-03-22 03:44:17
·
answer #1
·
answered by L 3
·
1⤊
0⤋
Portugal não foi "bonzinho" porque o Brasil já era independente. Portugal foi o 1º paÃs do mundo a declarar a abolição da escravidão. O Brasil foi o último. "A primeira iniciativa no sentido da eliminação do regime de trabalho escravo no Brasil tem por substrato pressões da coroa inglesa onde, com a revolução industrial, desenvolve-se a idéia de promover o fim da escravidão como forma de ampliar mundialmente os mercados consumidores para os bens industriais de exportação.
No Brasil, valendo-se de uma posição privilegiada, após o apoio à transferência para cá da famÃlia real portuguesa, o governo inglês consegue a assinatura do “Tratado de Aliança e Amizade”, de 28/02/1810, celebrado entre D. João VI e o Rei Jorge III da Inglaterra. Nesse tratado D. João compromete-se a “convencido da má polÃtica do comércio de escravos” cooperar com o Rei da Grã Bretanha e a adotar em seus domÃnios uma “gradual abolição do comércio de escravos”. Ficava também vedado aos portugueses continuar o trafico na Ãfrica fora dos domÃnios de Portugal.
Em 1815 Portugal e Inglaterra celebram novo pacto para abolição do tráfico de escravos em todos os lugares da costa da Ãfrica ao norte do Equador. Além dessa medida o texto reafirma que D. João adotaria em seus domÃnios uma gradual diminuição do comércio de escravos.
Em 1817 firma-se, ainda entre Portugal e Inglaterra, uma convenção que estabelece o direito mútuo de visita e busca nos navios de ambas as bandeiras, suspeitos de tráfico negreiro, constituindo na prática uma autorização à Inglaterra para agir sobre os navios portugueses, já que só a marinha inglesa teria o necessário poder bélico. Criava ainda comissões mistas para o julgamento dos navios apresados que passaram a funcionar em Serra Leoa e no Rio de Janeiro".
Assim , o Brasil teria de abolir a escravidão e é para evitar essa situação que se decide pela secessão. Declarando a independência, D. Pedro evita a proclamação da república e mantém a escravidão. A lei Aurea é quase criminosa. Os ex-escravos são expulsos das fazendas, vão para as cidades e daà nascem as favelas! No fim de contas, um exército de mão de obra ao dispor do capitalismo e da indústria nascente, ao preço da uva mijona! Não foi Portugal que assinou a ridÃcula lei Ãurea. O Brasil já era independente desde 1822. Tinha já 66 anos que Portugal não mandava nada. O que acontece é que os portugueses são os bodes expiatórios do Brasil. Tudo o de mau na colônia veio dos portugueses, mesmo que esses portugueses já fossem descendentes de várias gerações daqueles que teriam vindo de Portugal. Em suma, já eram brasileiros. Só que português de Portugal é burro, português do Brasil é que é esperto, é Ãndio! Até nome de Ãndio foram buscar para marcar bem a sua brasilinidade. Entretanto, dizimaram os verdadeiros Ãndios e ainda hoje os tratam mal. Também não gostam dos Sem-Terra. Gostam de manter as capitanias dos portugueses.
2007-03-22 11:20:43
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ela só assinou a lei áurea.
2007-03-22 18:42:09
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre A princesa Isabel libertou mesmo os escravos=
Postura política
Liberal, a Princesa uniu-se aos partidários da abolição da escravidão. Apoiou jovens políticos e artistas, embora muitos dos chamados abolicionistas estivessem aliados ao incipiente movimento republicano. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo.Em 30 de junho de 1887 assumiu a regência do Império pela terceira vez. A Abolição provocava grande oposição entre os fazendeiros escravocratas. Eram tensas as relações entre a Regente e o Gabinete Ministerial conservador. A Princesa aliava-se ao movimento popular, enquanto o Barão de Cotegipe defendia a manutenção da escravidão. Aproveitando-se da oportunidade oferecida por um incidente de rua, Isabel demitiu o Ministério e nomeou o Conselheiro João Alfredo. Estava aberto o caminho para a liberdade dos negros no Império.
Em 13 de maio de 1888, num domingo, aconteceram as últimas votações de um projeto de abolição total. Certa da vitória, a Regente desceu de Petrópolis, cidade serrana, para aguardar no Palácio Imperial o momento de assinar a Lei Áurea. Usou uma pena de ouro especialmente confeccionada para a ocasião, recebendo a aclamação do povo do Rio de Janeiro.
Em 28 de setembro o Papa Leão XIII lhe remeteu a comenda da Rosa de Ouro. Mas a elite cafeeira não aceitava a Abolição. Cotegipe, ao cumprimentar a Princesa, vaticinou: "Vossa Alteza libertou uma raça, mas perdeu o trono".
De pensamento arrojado para sua época, D. Isabel era partidária de idéias modernas, como o sufrágio feminino e a reforma agrária. Documentos recentemente descobertos revelam que a Princesa estudou indenizar os ex-escravos com recursos do Banco Mauá.
2007-03-22 11:18:47
·
answer #4
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Primeiro vamos verificar "quem" fez o "que". Primeiro, Portugal não teve nada a ver com a libertação dos escravos no Brasil porque em 1888 (ano da assinatura da Lei Áurea) o Brasil já era uma monarquia cujo soberano era brasileiro (descendente de português somente) e não mais uma colônia daquele país (Portugal).
Segundo, a escravidão já dava sim, sinais de exaustão. Infelizmente não dá para falar com detalhes, pois o escopo deste assunto é longo, mas há estudos históricos que mostram que a princesa Isabel não só pretendia abolir a escravidão como também queria indenizar os negros. Isso foi descoberto numa carta enviada por ela (princesa Isabel) ao Visconde de Santa Vitória (que fora sócio do Visconde de Mauá). Lembre-se que um dos alicerces do Império era o apoio da Aristocracia escravocrata e a libertação dos escravos suprimiu o apoio desta importante camada da sociedade da época e foi um dos motivos que levou a queda da monarquia em 15 de novembro de 1889, por isso não considero ter sido uma "JOGADA" a assinatura da Lei Áurea, pois o Imperador (que não era bôbo) sabia que sua permissão para assinar a Lei Áurea (é claro que ele sabia que Isabel iria fazer isso) colocava o seu trono em risco.
2007-03-22 11:07:05
·
answer #5
·
answered by Crânio 2
·
0⤊
0⤋
Foi tudo jogada.. o Brasil foi o ultimo grande pais a liberta-los.. mas depois da Lei Aurea eles continuaram semi-escravos, pois eram alugados para repartições publicas e aristocratas, ao invés de serem estimulados a trabalharem por conta própria. Esse é um dos motivos de ainda existir miséria, analfabetismo, violência e trabalho escravo no Brasil...
2007-03-22 10:53:12
·
answer #6
·
answered by morcego 2
·
0⤊
0⤋
Entre outros motivos, pressão internacional
Brasil dentro de um determinado contexto analisado
do mundo ocidental, foi um dos últimos, senão´o último
país a abolir a escravatura.
tomara que algum professor de história, venha em nosso
auxílio, completar essa resposta
abs
PS Mas o que`Portugal tem a ver com isso ????
?????
2007-03-22 10:47:34
·
answer #7
·
answered by chocada 5
·
0⤊
0⤋
Com certeza foi jogada, pois se não seria pior, pois devido a isso ela ganharia respeito e admiração por eles, de certa forma teria um certo controle por eles
2007-03-22 10:44:44
·
answer #8
·
answered by So Di Bobera 3
·
0⤊
1⤋
Quem libertou os escravos foi:
A ciência, que tornou o trabalho escravo inútil.
O progresso, que ensinou ser melhor pagar e ter consumidores.
E a mudança, pois à medida que os escravos foram se tornando brasileiros. Eles passaram a ter alguns direitos.
2007-03-22 10:39:36
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
a princeza isabel aproveitou um espaço na lei para assinar a lei aurea, enquanto d.pedro II viajava, tanto é que ela é a redentora. ela esteve aqui na minha cidade e fez uma doação de 50.000 libras esterlinas para construir um engenho de açucar para um barão da cana. tchau.
po crer: a princeza isabel foi uma verdadeira brasileira e disso eu me orgulho.
2007-03-22 10:33:35
·
answer #10
·
answered by falcão 5
·
0⤊
1⤋