English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-03-22 02:36:05 · 12 respostas · perguntado por humanotopia 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

12 respostas

e como precisa! A Educação é a base para a formação de uma Nação e está totalmente abandonada. Faltam verbas, os professores são mal preparados e mal remunerados, muitas escolas públicas estão em péssimas condições. Como pode um país progredir sem olhar pela Educação?

2007-03-25 16:49:14 · answer #1 · answered by Patricia 7 · 0 0

Não, precisa de ALGUMA atenção. Nas últimas décadas, a educação pública foi jogada no lixo. No tempo dos meus pais, escola particular era pra quem não tinha CAPACIDADE de estudar em uma pública, muito mais forte. Hoje, escola pública é um prédio abandonado, com professores mal pagos, sem estrutura básica nem segurança mínima, enfiado em uma comunidade largada por sucessivos governos. Vai na periferia de Sampa, é assustador! Alguém põe fogo na sala de aula e, se o professor reclamar, apanha. E o gajo não tem nem que aparecer na escola, visto que não há repetência.
A educação precisa que as autoridades calem a boca, parem de apresentar projetos de fachada e trabalhem de verdade. Mas isso só vai acontecer quando a gente cobrar durante o mandato dos governantes e mostrar a conta na próxima eleição.
Abraços

2007-03-22 03:09:55 · answer #2 · answered by grillo_n 3 · 1 0

Cara Colega,

A educação brasileira precisa de pessoas dispostas a mudar o status atual, principalmente no que concerne ao sistema público de ensino.

O ensino fundamental e médio constitue o "calcanhar de Áquiles" do nosso sistema educacional. Por que? Porque temos professores mal-remunerados, trabalhando em condições degradantes, sem material adequado, sujeitos a diversos de tipos de violência e mal-preparados para confrontar a realidade social que encontram nas escolas.

Por outro lado, temos escolas com infraestrutura precária. Poucas podem se orgulhar de administrar bem o seu orçamento anual. Carecem de recursos básicos como papel (inclusive o higiênico), giz, dentre outros.

As constantes greves são uma ameaça permanente ao desenvolvimento do aluno. Os planos de aceleração tem reduzido o número de alunos atrasados ao custo de empurrar o problema para adiante. Nossas escolas são desinteressantes. O currículo abordado é tedioso e retrógrado, principalmente o de matemática. Dá-se uma ênfase exagerada no formalismo, repete-se a matéria do ano anterior eternamente. A contextualização de problemas práticos é deixada de lado em prol de um conhecimento hermético.

Quando se fala em melhorar o sistema educacional, algum burocrata do MEC levanta a bandeira dos computadores nas escolas, como se o computador fosse o bálsamo que tudo cura. A colocação de computadores nas escolas esbarra com a falta de infraestrutura, falta de professores treinados e motivados. Assim como, a carência dos alunos em termos de habilidades básicas tais como interpretação de texto, hábitos de leitura, capacidade de raciocínio lógico e quantitativo.

Sem falar em milhares de aspectos do contexto social do aluno que interferem no processo educacional atual e interferirão no uso do computador, tais como, chegar em sala de aula, após uma noite sem comida em casa.

Melhor seria construir hortas comunitárias dentro das escolas, enfocando atividades interdisciplinares e produzindo comida que o aluno poderá levar para casa do que colocar computadores nas escolas. A este respeito, inclusive, existe um projeto desenvolvido pela CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão) em Vitória, que tem obtido bons resultados nas escolas.

Como para variar desgraça pouca é bobagem, o sistema público atua como um referencial para o sistema particular de ensino. Se a qualidade do sistema público é deficitária, o sistema particular também sofre uma queda de qualidade.

A educação é a força motriz para redução da desigualdade social, aumento da qualidade de vida da população e do progresso econômico do País. Qualquer medida adotada para a educação tem um tempo de retorno muito longo e afeta completamente somente as próximas gerações. Temos que tomar medidas severas em relação a educação. E devem ser tomadas imediatamente.

2007-03-22 03:00:39 · answer #3 · answered by lucio_patrocinio 4 · 0 0

A educação de um modo abrangente, ou seja, desde aquela que vem do berço até às escolas. Educar não é apenas trasnmitir conhecimentos. Educar é repassar conceitos de ética, de moralidade, de honestidade, de bons costumes, de amor ao próximo, de cidadania, de conhecimentos, entre outros.
Agora, quando se refere à educação oferecida nas escolas, principalmente as públicas, se faz necessária uma reforma urgente, com melhor qualidade de ensino, com professores mais comprometidos, com melhor formação e recebendo uma remuneração digna, pois ser professor é uma missão.
Obs.: Não sou professora.

2007-03-22 02:58:39 · answer #4 · answered by η嵧ᮠ6 · 0 0

Nossa educação precisa de TODA A ATENÇÃO!
Há muito tempo que educação deixou de ser prioridade no Brasil, afinal, interessa aos políticos que o povo continue ignorante, pois assim é mais fácil de manipular.
A educação é a base de uma nação. Por isso é que o Brasil está como está.

2007-03-22 02:51:45 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

começando a introduzir nossas criançinhas a literapura, para ser mais inteligentes a cada dia que passa

2007-03-22 02:49:52 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

De muita atenção, principalmente dos pais que pões os filhos no mundo e não educam, deixando toda a responsabilidade para as escolas, assim as professoras tem trabalho dobrado tem que educar e ensinar, as professoras fazem o que podem e falta estrutura familiar, a escola não pode levar a culpa por falta de um tijolo no inicio da construção!!!

2007-03-22 02:48:58 · answer #7 · answered by AlgUm prOblEmA 4 · 0 0

Necessita de atenção e ação urgente!!

2007-03-22 02:46:05 · answer #8 · answered by monica l 3 · 0 0

Na verdade precisa de professores!!!

2007-03-22 02:44:47 · answer #9 · answered by bertolivier2004 6 · 0 0

Mais atenção, mais respeito aos professores e a população!

2007-03-22 02:44:32 · answer #10 · answered by lu♪s ♫ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers