Caro Colega,
Há muitas linhas seguidas pelo software e dependendo do horizonte que você esteja mirando a tecnologia pode se modificar radicalmente. Por exemplo, a internet é uma tendência atual. Muito se tem desenvolvido em termos de software e GUI para atender a internet, também recursos multimídia cada vez mais avançados. Entretanto, a Internet acima de tudo é um meio de comunicação, não um software. Ela pode ser acessada por uma aplicação desktop ou móvel.
Aparentemente uma tendência que nos próximos anos estará mais forte é a utilização de sistemas distribuídos e aplicações com processamento altamente paralelo aproveitando ao máximo as características dos novos processadores multi-núcleo.
Em todo caso, podemos enumerar as características predominantes do software para os próximos 10 anos:
- processamento distribuído.
- utilização intensa de bancos de dados com dados e informações na forma de outras mídias.
- altamente integrada com outras aplicações no nível empresarial.
- bastante comunicativa (através de rede e web).
- exigirá máquina para realizar processamento gráfico pesado, pois rodará muitos recursos multimídia.
- terá alta conectividade, inclusive com dispositivos móveis.
- orientada a objetos e componentes.
- utilizará intensamente várias técnicas de manutenção da segurança e integridade dos dados, tais como a criptografia.
2007-03-22 02:41:03
·
answer #1
·
answered by lucio_patrocinio 4
·
0⤊
0⤋
No livro "O Mundo é Plano" do Milton Friedman, há um capítulo que trata brevemente do assunto. Concordo com o autor quando ele fala sobre a grande revolução do software livre.
Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
* A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
* A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
* A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
Um exemplo clássico de Software livre é o Linux. Outro é o Mozilla FireFox. Muitos dizem que este é o futuro dos softwares. Porém, há ressalvas.
Microsoft, Apple etc argumentam que as empresas precisam vender seus softwares para arrecadar recursos para investir em pesquisa e desenvolvimento e pegar esse dinheiro para melhorar seus programas. É um argumento razoável. Porém, grande parte dos investimentos são em conhecimento técnico de pessoas. O software livre tem a vantagem de ter a contribuição de vários programadores e de graça.
Acho q contribuí
Abs
2007-03-22 09:44:00
·
answer #2
·
answered by Rodrigo S 2
·
0⤊
0⤋
se modernizar cada vez mais!
2007-03-22 09:36:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ficar cada veiz mais acessivel co passar dos tempos ;]
2007-03-22 09:34:23
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
So poder ser utilizado via internet!....quer dizer...ninguem mais vai poder piratear...e vai ter de usar on line, pagando pra usar!
2007-03-22 09:28:08
·
answer #5
·
answered by Ricardo J 2
·
0⤊
0⤋