English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Me respondam: Se o tratado de tordesilhas foi assinado em a 7 de Junho de 1494, entre Portugal e Castela (parte da atual Espanha), definindo a partilha do chamado Novo Mundo (Brasil). Como se explica que historicamente o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500???

2007-03-21 22:44:56 · 12 respostas · perguntado por *Camilla* 7 em Artes e Humanidades História

12 respostas

Antes mesmo da descoberta de novas terras, ou do chamado "Novo Mundo", Portugal e a Espanha acirraram uma disputa em 1492, com os conhecimentos do navegante genovês Cristóvão Colombo, do descobrimento da América, a serviço da coroa espanhola, a Espanha imaginava ter alcançado as Índias e queria garantir seu monopólio de sua exploração.
Já os portugueses desejavam manter e assegurar seu monopólio sobre as rotas marítimas no sul do Atlântico e também a posse das terras que já suspeitavam existir a oeste do oceano atlântico.

Assim, que Cristóvão Colombo descobriu a América, os espanhóis pediram a intervenção do papa, que deu seu parecer em favor à Espanha.
Portugal, não aceitou a decisão e ameaçou entrar em guerra contra os espanhóis, após duras negociações, o Tratado de Tordesilhas foi assinado.

O Tratado de Tordesilhas permaneceu válido até 1750, quando os portugueses começaram a avançar (descumprir o Tratado de Tordesilhas) para terras a oeste, daí então passou a vigorar o princípio que a terra pertencia a quem a ocupasse.

2007-03-23 03:43:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Não sei, mas a pergunta é boa, merece uma estrelinha...
Um abraço!

2007-03-23 10:28:30 · answer #2 · answered by Raphael M 6 · 1 0

Os povos europeus ja sabiam da existencia de um novo continente ao sul graças a expançao maritima nao so dos europeus como dos asiaticos e dos povos tidos como barbaros(como os vikingns), ja relatavan em suas viagens a
existencia de uma terra nao explorada no que era chamado
fim do mundo, e os propios europeus ja havian passado varias vezes por la e so aportaram se tivessem problemas de manutençao ou abastecimento nunca com a intençao de conquistar as terras para si, essa vontade de conquista surgiu com a expançao maritima dai o motivo do tratado, os paises so poderiam dominar a regiao que lhe cabia no tratado. Mas apesar do conhecimento previo das regioes a considerada descoberta era importante pois determinava quando aquela regiao passou a fazer parte do mapa nautico e que pais tomou-a pra si primeiro.

2007-03-22 13:01:43 · answer #3 · answered by hqdiego 3 · 1 0

Quem descobriu o Brasil foram os nativos que a aqui viviam, vindos das montanhas do Chile, após terem atravessado o oceano pacífico, um acontecimento perdido na história, tem nada de portugueses terem descoberto o Brasil!!

2007-03-22 07:02:13 · answer #4 · answered by Paulo 21 3 · 1 0

Antes mesmo de Tordesilhas já tinham descoberto a América, pois teve um tratado antes de Tordesilhas em q Portugal só ficava com água rsrs ai então fizeram o de Tordesilhas mudando a linha imaginária de lugar e assim Portugal pegando o Brasil....

Esse descoberta ai, deve ser pq foi qdo chegaram pela primeira vez no Brasil (que todo mundo soube) Nas outras devem ter sido pessoas q vieram escondidas, "na moita"

Nossa história tem muitas mentiras como essa hehe Deve ser para criar uma história mais bonita , com heróis e tal hehe

Kisses

2007-03-22 06:29:05 · answer #5 · answered by Math Girl 7 · 1 0

Pois é! Muito na nossa história está mal contado! E isso é uma delas! Será que nosso país já não havia sido descoberto muito antes desse tratado???

2007-03-22 05:55:07 · answer #6 · answered by Estrela* 4 · 1 0

O início da expansão marítima portuguesa, sob a égide do Infante D. Henrique, levou as caravelas portuguesas pelo oceano Atlântico, rumo ao Sul, contornando a costa africana. Com a descoberta da Costa da Mina, iniciando-se o comércio de marfim, ouro e escravos, a atenção da Espanha foi despertada, iniciando-se uma série de escaramuças no mar, envolvendo embarcações de ambas as Coroas.

Portugal, buscando assim proteger o seu investimento, negociou com Castela o Tratado de Alcáçovas (1479), obtendo, posteriormente, do Papa Inocêncio VII em 1481 a bula Æterni regis, que dividia as terras descobertas e a descobrir por um paralelo na altura das ilhas Canárias, dividindo o mundo em dois hemisférios: a Norte, para a Coroa de Castela; e a Sul, para a Coroa de Portugal. Somando-se a duas outras bulas anteriores de 1452 e 1454, de Nicolau V e de Sisto IV, Portugal e a Ordem de Cristo haviam recebido todas as terras conquistadas e a conquistar ao sul do cabo Bojador e da ilha Grande Canária.

Preservavam-se, desse modo, os interesses de ambas as Coroas, definindo-se, a partir de então, os dois ciclos da expansão: o chamado ciclo oriental, pelo qual a Coroa portuguesa garantia o seu progresso para o Sul e o Oriente, contornando a costa africana (o chamado "périplo africano"); e o que se denominou posteriormente de ciclo ocidental, pelo qual a Espanha se aventurou no oceano Atlântico, para Oeste. Como resultado deste esforço espanhol, Cristóvão Colombo alcançou terras americanas em 1492.

Ciente da descoberta de Colombo, mediante as coordenadas geográficas fornecidas pelo navegador, os cosmógrafos portugueses argumentaram que a descoberta, efetivamente se encontrava em terras portuguesas.

Desse modo, a diplomacia espanhola apressou-se a obter junto ao papa Papa Alexandre VI, espanhol, uma nova partição de terras. Não podia deixar o Papa de conceder aos Reis Católicos os mesmos direitos outorgados aos reis portugueses! Assim, em 3 de maio de 1493, a bula Inter cætera estabelecia uma nova linha de marcação, um meridiano que separaria as terras de Portugal e de Castela. O meridiano passava a cem léguas a oeste dos Açores e de Cabo Verde. As novas terras descobertas, situadas a Oeste do meridiano a 100 léguas das ilhas do Cabo Verde, pertenceriam à Espanha. As terras a leste, pertenceriam a Portugal. A bula excluía todas as terras conhecidas já sob controle de um estado cristão.

Os termos da bula não agradaram a João II de Portugal, julgando já ter direitos adquiridos que a Bula vinha ferir. E a bula criava confusão, pois um meridiano vinha anular o que um paralelo tinha estabelecido. A execução da Bula, na verdade, era impossibilitada por sua imprecisão e pela imperfeição dos meios científicos da época para a fixação do meridiano escolhido. Assim sendo, D. João II abriu negociações diretas com os reis católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela para mover a linha mais para Oeste, argumentando que o meridiano em questão se estendia sob todo o globo, limitando assim as pretensões espanholas na Ásia. D. João II propôs, por uma missão diplomática aos reis católicos, estabelecer um paralelo das Ilhas Canárias como substituto ao meridiano papal. Os espanhóis recusaram a proposta mas se prestaram a discutir o caso. Reuniram-se então em Tordesillas.

2007-03-22 05:54:22 · answer #7 · answered by josue d 3 · 1 0

eram assim aqueles reis e rainhas gananciosos. abração

2007-03-23 03:24:28 · answer #8 · answered by photosofartsbycahen 4 · 0 0

Coisas lusitanas.

2007-03-22 18:40:48 · answer #9 · answered by ? 6 · 0 0

É porque eles ja sabiam que existiam terras aqui e quando eles "descobriram" o Brasil eles só fizeram cena...

2007-03-22 14:47:33 · answer #10 · answered by *Joyce* 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers