Acho uma grande oportunidade.
Mesmo a partir das respostas aqui dadas, vejo que existe mta ignorância religiosa, medo ou simplesmente preconceitos a respeito deste assunto.
Bom! Acho que não se trataria de converter as pessoas, mas uma alusão do que são as mais diversas manifestações do fenómeno religioso desde os primórdios da humanidade. Trata-se de mostrar as pessoas uma dimensão fundamental da espécie humana ao longo da história dos povos (com dados científicos quiçá tb de fé).
De uma ou de outra maneira o homem busca a Deus. Apoiemo-nos em leis, princípios ou liberdades, mesmo assim acredito que não temos muitas hipóteses de escamotear esta verdade. O homem é um ser religioso.
Há que ensinar e estudar religião tb nas escolas onde ensinamos e estudamos outras dimensões humanas: desporto, ciência, técnica, números, seres, etc.
O homem não pode continuar a alimentar a ignorância de si-mesmo.
Os benefícios não tardarão, mesmo que morramos nós, as futuras gerações provarão o bónus disso.
Abraços
2007-03-21 23:55:30
·
answer #1
·
answered by NelloPessoa 3
·
2⤊
0⤋
Olá amigo, vai me desculpar mas não sou a favor do ensino religioso nas escolas sejam públicas ou privadas.
A religião seja ela qual for não deve ser ensinada nas escolas mas sim no seio da família.
Também acho que não deve ser imposta pois depende de cada um e daquilo que cada ser acredita, não adianta você ensinar uma criança a ser cristão, quando ela um dia mais tarde vê que aquela religião nada tem a ver com ela e optar por outra. Religião não se ensina se sente, bjs.
2007-03-21 23:03:22
·
answer #2
·
answered by fatima 2
·
3⤊
0⤋
O Estado Brasileiro é laico, por isso sou contra
Religião é questão de escolha
Abraços do ☼
2007-03-22 09:56:42
·
answer #3
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
2⤊
0⤋
Sou a favor do estudo sobre as diversas Religiões sem que o professor se atenha a essa ou aquela Religião...Um estudo abragente é a melhor forma de não virar um ATAQUE , tendo em vista o diferente UNIVERSO existente em uma sala de aula.
2007-03-22 00:08:22
·
answer #4
·
answered by SOMDASAGUAS 3
·
2⤊
0⤋
Sou contra. Religião se aprende nas Igrejas. Para valores morais e ética existe a Filosofia.
2007-03-21 22:11:59
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
eu acho que deviram enssinar aexistencia de um Deus e o respeito pela suas leis
2007-03-22 09:44:02
·
answer #6
·
answered by Ninguém 6
·
1⤊
0⤋
Acho uma perda de tempo. Cada um escolhe sua religião. Acho mais produtiva uma aula sobre educação sexual p/ ensinar os jovens a ter responsabilidade na hora da relação sexual.
2007-03-22 08:58:52
·
answer #7
·
answered by §öÞH¡ë 5
·
1⤊
0⤋
acho que hoje em dia o ensino religioso não é mais tão válido como em outras épocas, as crianças estão mais questionáveis e os pais não estimulam a religião em casa.
2007-03-21 22:02:30
·
answer #8
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
1⤊
0⤋
"Ceder instalações e horários para o ensino confessional sob a égide da educação pública é inconstitucional porque transfere os recursos e a legitimidade do estado à religião. Promover o ensino não-confessional através de professores da rede estadual também não é admissível porque viola a laicidade do estado e ainda contraria o artigo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação, que estabelece que o ensino religioso deve ser oferecido "sem ônus para os cofres públicos". Quando se promove a religião e seus valores, sejam quais forem, o que se faz na verdade é privilegiar os indivíduos religiosos e suas concepções e discriminar todos os demais. Ora, para salvaguardar a religião, a Constituição Federal já provê liberdade de culto, além de proteção aos locais em que eles acontecem e um generoso artigo em que isenta todos os templos de qualquer tributação. Não há como justificar novos patrocínios.
O ensino religioso fere duas vezes o art. 19 da Carta Magna, que veta que o Estado subvencione a religião e que se criem distinções ou preferências entre brasileiros. Ao favorecer a religião sobre o secularismo, ele ainda infringe o art. 5o da Constituição, privando os secularistas, em função de suas convicções filosóficas, dos mesmos direito que os religiosos.
Caso ele seja instituído, a escola pública se transformará num mercado em que todos os credos que possuírem recursos materiais e humanos terão a mídia da sua doutrinação garantida pelo dinheiro do contribuinte. Além de fazer da escola pública uma Babel do livre mercado religioso, a medida premia os credos ricos e os dispostos a investir pesado em propaganda. Que imagem passaremos às nossas crianças dos cultos que não tiveram a popularidade e a opulência suficientes para dispor de professores em todos os cantos? "
2007-03-21 20:04:15
·
answer #9
·
answered by ? 4
·
1⤊
0⤋
Completamente! Todas as pessoas têm o ditreito de conhecer TODAS AS RELIGIÕES, sem inflência de opiniçao e escolher a que mais lhe aprouver!
2007-03-21 19:39:20
·
answer #10
·
answered by elidarolim 4
·
1⤊
0⤋