English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

(para evitar emitir uma resposta inútil e vazia, leia td o texto)

no qual denunciava que os professores (como ele) que davam aulas para alunos de nível médio (antigo 2º grau) estavam sendo ''obrigados" pela própria Diretoria de um determinado Colégio (particular) a "aprovarem" os alunos, mesmo que esses não estivessem indo bem nos seus "estudos", mesmo ele estivessem faltando ás aulas frequentemente e fazendo pessimas provas e testes; como se isso não bastasse, o professor disse que era constantemente humilhado e ironizado por esses alunos, que o tratavam como um mero serviçal (empregado mesmo) mas que ele (o professor) não podia fazer nada, já que tinha familia para sustentar e dependia do emprego. Ou seja, se ele resolvesse dar nota baixa pra alguém, recebia a denuncia, o Diretor chamava-o para uma "conversa ao pé do ouvido" e o ameaçava de demiti-lo, caso ele não reconsiderasse a sua "errônea" avaliação; Então eu gostaria de obter uma análise sua, em cima dese fato decadente.

2007-03-21 13:27:20 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

Por favor se vc não tiver algo de útil e produtivo para dizer, ou não possuir inteligencia suficiente para dar a sua opinião, procure uma pergunta idiota para responder; quero ouvir sugestões, compartilhar informações e não absorver bobagem; qualquer resposta vazia, inútil e fora do meu questionamenro, será devidamente excluída; desciulpe-me, mas é esse o padrão do Dinastia dos Faraós!

2007-03-21 13:31:12 · update #1

9 respostas

O cenário que se apresenta é preocupante.
Eu conhecia parte desta realidade em escolas públicas e aplicado a séries iniciais, como uma forma de diminuir a evasão escolar por repetência, baseado em que a alfabetização não se conclui ou restringe ao primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Não que concorde mas consigo entender a argumentação, porém o que se vê são situações em que na verdade o nível de escolaridade não corresponde a apreensão do conhecimento esperado para o mesmo.
O que leva a pensar na velha discussão sobre discurso e prática, parece que tais medidas também acarretaram uma acomodação na comunidade escolar e um descomprometimento com o ensino.
Quanto a rede privada isso é resultante do saber ter se tornado um produto cada vez mais valorizado, com a diminuição de empregos formais, exigi-se cada vez mais uma escolaridade maior mesmo para atividades menos complexas. Como ética e lucro não são uma companhia constante, vê-se essa triste realidade de um faz de conta.
Essa situação também revela um distanciamento das famílias em relação a formação de seus filhos, porque havendo acompanhamento não seria tão difícil detectar a real situação a que submetem seus filhos e pela qual pagam bem.
Porém a repercussão destas posturas na vida dos jovens ainda me parece mais séria, porque com atitudes como essa estão aprendendo por um orgão/instituição de formação que burlar é natural, que não há necessidade de respeito nas relações humanas, que professor e ensino não tem valor, que são bens que podem ser comprados como frutas em supermercado.
A escola deveria além de dar competência a partir do ensino, formar cidadãos, e está na verdade fornecendo a sociedade arremedos de estudantes e profissionais.
Por isso os professores cada vez adoecem mais por causas vinculadas ao trabalho, uns pela impotência e conflito entre a ética e a sobrevivência, além das pressões sofridas diretamente em sala de aula e fora dela pelas administrações, parece que além de uma reforma política urge uma reforma educacional e vigiada.
Para arrecadação de impostos as vigilâncias se fazem presentes mas nas escolas, onde estão? Afinal não há multas.

2007-03-21 15:44:39 · answer #1 · answered by calu 4 · 0 0

Olha, eu já ouvi falar muito disso. Sempre foi zoada por estudar em colégio particular, mas isso que vc citou está acontecendo mais prescisamente em colégios públicos.
O que acontece é que, para pesquisas e dados da Onu e de ong's, o grau de escolaridade é medido pelo "diploma", e não pelo conhecimento, então faz - se isso para diminuir o indíce de analfabetismo no país (apenas em tese, claro!). Além do governo não ter que manter alunos repetentes na escola, o que gera gastos, todos ficam felizes em saber que o analfabetismo caiu "tantos por cento"...
E conheço muitos pais que concordam com isso para não ter que ver seus filhos reprovados.
É uma pena, por que isso nao é de hoje... ¬¬

2007-03-21 20:45:03 · answer #2 · answered by Myrella 5 · 1 0

É amigo, sou da época em que o ensino público era considerado melhor do que o particular, e os professores daquele tempo gozavam de prestígio e recebiam uma remuneração mais digna. O ensino, mesmo nos colégios particulares (e havia muitos que levavam o ensino a sério) não se limitava a transmitir conhecimento ou informações, mas também princípios éticos que se refletiam na conduta dos adolescentes e jovens daquela época.
Se, de um jovem uniformizado, mesmo na rua, esperava-se um comportamento condizente com a respeitabilidade do colégio que freqüentava, que dizer então do corpo docente e da diretoria?
Sem dúvida os tempos mudaram. A frouxidão de caráter parece ser a marca do século que se inicia.

2007-03-21 21:00:38 · answer #3 · answered by Roberto 7 · 0 0

Gostaria de parabeniza-lo pela sua postura sempre muito séria e ética; realmente é insuportável receber respostas imbecis, de alienados que sequer sabem se expressar direito, sobre um tema sério; Eu já tinha ouvido falar em algo semelhante; Pelo que sei as escolas particulares vivem de lucro e o que interessa mesmo para eles é a quantidade(R$) Quanto mais, melhor; então sei que isso existe mesmo; os alunos tratam alguns professores como seu empregado pq sabem que ele está no seu bolso; Isso é a corrupção que já chegou ás escolas particulares, infelizmente.

2007-03-21 21:00:14 · answer #4 · answered by ? 3 · 0 0

Apesar de sua arrogância ,acho que a pergunta merece boas respostas
como a minha:
Acho que esse professor apesar de ter feito a denúncia não deixa de estar
pecando por omissão qdo aceita as ordens desse diretor corrupto e imcom-
petente que provalvemente recebe ameaças dos pais de alunos de tirarem
os filhos da escola se esses não passarem e como só pensa no lucro
ameaça os professores de demissão caso não se sujeitem a fazer o que
ele determina.Cabe aos professores se reunirem e não mais se submete-
rem aos desmandos desses "imbecis" que acham que podem tudo por-
que têm dinheiro inclusive "comprar" as pessoas.Se todos os professores
se unirem o diretor terá que ceder.Será que ele vai demitir a todos de uma
só vez?

2007-03-21 20:55:51 · answer #5 · answered by Dandan 4 · 0 0

nosaaa....
isso é realmente um absurdo
só contribui pra decadência do Brasil, formando cada vez mais pessoas alienadas, e sem poder critico, favorecendo esses politicos de *****...
agora só uma dúvida: essa escola era privada ou pública?

2007-03-21 20:47:51 · answer #6 · answered by Paulinha 2 · 0 0

Vou repetir o que já tenho dito aqui. Enquanto não houver conscientização por parte dos professores também, vai ficar cada vez pior. No meu tempo os professores se orgulhavam da profissão e de no final do ano não "perderem nenhum aluno" e para isso, não ganhavam nenhuma fortuna. Eram abnegados que acreditavam que o futuro REALMENTE estava em suas mãos. A meu ver no caso desse diretor os professores deveriam se unir e DENUNCIAREM.
Imagino, que os pais de alunos, queiram realmente dar um bom ensino para os filhos.
É necessária uma mobilização consciente.

2007-03-21 20:42:52 · answer #7 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

pois é, seu faraó...

essa história de aprovar os alunos, independentemente de eles terem aprendido ou não, já existe faz alguns anos na rede pública de ensino.

sei disso porque já lecionei em escolas estaduais e, na minha família, há diversos professores.

mas o seu comentário revela também que pagar mensalidade para as ecolas privadas, no Brasil, não garante que a qualidade de ensino seja boa...

atualmente leciono em faculdades particulares e há diversos absurdos também no ensino superior.

e a educação, que nunca foi lá grande coisa no país, está cada vez pior...

2007-03-21 20:41:21 · answer #8 · answered by Arthur Dog-dog 5 · 0 0

E para evitar, meu caro, ficar sem resposta, resuma o que queres dizer e então pergunte-o. Não faça uma dissertação num espaço em que as pessoas querem ser objetivas, diretas, claras.

E mais, resposta inútil muitas vezes são resultados de perguntas inúteis, descabidas para com o meio empregado, ou para um público mal-selecionado, como me parece ser o caso.

No mais, desejo boa noite!


i e - b r a z i l

2007-03-21 20:41:41 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 4

fedest.com, questions and answers