O SPORT Ã CONSIDERADO O CAMPEÃO DE 1987 PELA CBF E PELA FIFA, PORÃM, O STJD E O CLUBE DOS 13 CONSIDERAM O FLAMENGO. NA MINHA OPINIÃO O MÃRITO MAIOR Ã DO FLAMENGO QUE JOGOU CONTRA OS TIMES INTEGRANTES DO CLUBE DOS 13(INTER, GREMIO, SÃO PAULO, ATLÃTICO-MG, CRUZEIRO, ETC...OU SEJA, OS MAIORES CLUBES DO BRASIL); DISPUTANDO A FINAL DO MÃDULO VERDE DA COPA UNIÃO(EQUIVALENTE Ã PRIMEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987) CONTRA O INTER. PORÃM, A CBF COM SUAS "BURROCRACIAS", INVENTA UM TAL DE MÃDULO AMARELO(EQUIVALENTE Ã SEGUNDA DIVISÃO), DISPUTADO POR BANGU, SPORT, PORTUGUESA, CRICIÃMA, ETC. E ACABA CONSIDERANDO O VENCEDOR DO MÃDULO AMARELO(SPORT) O CAMPEÃO. PARA TU VERES O TAMANHO DA TRAPALHADA DA CBF, NO SITE OFICIAL DA PRÃPRIA DIZ QUE A PRIMEIRA DIVISÃO DE 87 FOI O MÃDULO VERDE, MAS QUE O SPORT Ã O CAMPEÃO DAQUELE ANO, VAI ENTENDER...
O QUE DIZ A IMPRENSA:
GAZETA ESPORTIVA
Antes do enrosco entre a primeira e segunda fase da Copa Brasil de 1986, o Conselho Nacional de Desportos (CND), presidido por Manoel Tubino, havia elaborado uma série de medidas com o intuito de moralizar o futebol brasileiro: duas divisões a partir de 87, a primeira com 24 clubes, número que seria reduzido a 20 em 1988 com a presença, pela primeira vez, do rebaixamento.
Mas a mudança do regulamento - que passou de 32 para 36 o número de equipes na fase final daquele ano - abriu um perigoso precedente, colocando em dúvida a execução das medidas. Para acabar com a palhaçada de uma vez por todas, os treze clubes de maior torcida do Brasil se uniram, formaram uma entidade e resolveram colocar ordem na casa.
Nascia ali o Clube dos 13 e a Copa União, um campeonato forte que tinha o mesmo objetivo da antiga Taça de Ouro: tornar o Nacional rentável. Além dos 13, Goiás, Santa Cruz e Coritiba também participaram do torneio.
Os 16 times foram divididos em duas chaves de oito. No primeiro turno, jogaram com times do outro grupo, e no segundo turno, jogaram com os clubes de suas próprias chave. Os vencedores de cada grupo em cada turno disputaram as semifinais.
A CBF tratou de organizar o restante dos times em outras duas divisões "oficiais". E durante o ano, decidiu que os dois primeiros colocados da Copa União teriam que jogar um quadrangular com os finalistas do "Módulo Amarelo" para decidir o tÃtulo brasileiro.
Com a recusa de Flamengo e Inter, sobrou uma polêmica que sobrevive até hoje: quem é o verdadeiro campeão brasileiro de 87? Outra discussão que alimenta a rivalidade dos torcedores paulistas: como terminaram nas últimas posições, Santos e Corinthians não mereceriam o rebaixamento?
GLOBO ESPORTE
RIO DE JANEIRO - O ano de 2007 marca os 20 anos do tÃtulo brasileiro do… Bom, para alguns, do Flamengo, campeão da Copa União (Módulo Verde). Para outros, do Sport, vencedor do Módulo Amarelo. Oficialmente, a CBF considera o time pernambucano o detentor do tÃtulo. Mas a entidade deixava o torcedor confuso em seu próprio site até a tarde desta quinta-feira.
No endereço eletrônico da CBF, há uma página que mostra todos os confrontos entre as equipes que disputaram a Série A. E a entidade considera todos os jogos da Copa União como sendo da Série A. A final entre Flamengo e Internacional está lá, para quem quiser ver, como uma partida da divisão principal. E no caso do Módulo Amarelo não acontecia o mesmo. A final entre Sport e Guarani não era considerada um jogo da divisão principal até a reportagem do GLOBOESPORTE.COM checar o caso junto à confederação.
Ou seja, para o site da CBF, o Sport era o campeão da primeira divisão em 1987, até esta quinta-feira, sem ao menos ter jogado uma partida na competição que a entidade tem como base para indicar como sendo a Série A daquele ano. Os demais jogos do Módulo Amarelo continuam sem estar relacionados entre os da divisão principal.
- Naquela época, o regulamento determinava o cruzamento dos módulos para definir o campeão -diz o diretor do Departamento Técnico da CBF, VirgÃlio ElÃsio, que, no entanto, não soube explicar o porquê de os jogos entre Sport e Guarani, considerada a final, não valerem como jogos de primeira divisão.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM também conversou com Antônio Carlos Napoleão, responsável pelo arquivo histórico da CBF, e o mesmo pediu para falar sobre o assunto nesta sexta-feira. A correção e inclusão da final entre Sport e Guarani nos confrontos da Série A aconteceu no fim da tarde desta quinta.
WIKIPÃDIA
A Copa União foi um campeonato de futebol criado em 1987 pelo Clube dos 13(equivalente ao campeonato brasileiro que não foi disputado aquele ano). Vencida pelo Flamengo, porém, por disputas ente o Clube dos 13 e a CBF, o Sport foi considerado, por um certo tempo, o único campeão nacional daquele ano. Entretanto o tÃtulo do Flamengo é reconhecido pelo Clube dos 13 e pelo STJD.
HISTÃRIA
Em 1987, os rebeldes reunidos na nova associação, apesar das ameaças de desfiliação por parte da CBF, com o respaldo da FIFA, agregam um novo elemento ao mundo do futebol brasileiro, um ambicioso, ou pelo menos inédito, projeto de marketing. Patrocinados pela Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão, organizam a Copa União, e inauguram a era das transmissões ao vivo dos jogos pela televisão, fonte de receita adicional que se revelaria imprescindÃvel à manutenção dos clubes nos anos seguintes.
A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da Fifa. O novo campeonato, composto além dos 13 do clube por Goiás, Santa Cruz e Coritiba, ficou sendo a primeira divisão, batizado de Módulo Verde. A CBF organizou outros três módulos - amarelo, azul e branco, respectivamente segunda, terceira e quarta divisões. Foi a primeira tentativa dos clubes grandes de "preservar a tradição", já que nenhum dos 16 clubes seriam rebaixados para o ano seguinte.
Quando tudo parecia definitivamente encaminhado, a CBF decidiu alterar o regulamento, pressionada politicamente, durante a competição. Criou um quadrangular final entre o campeão e vice dos módulos verde e amarelo, de onde sairia o campeão brasileiro de 1987.
Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas em cada módulo (Flamengo, Inter-RS, Sport e Guarani), a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno: Sport e Inter jogariam em 23 de janeiro de 88. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar.
Na verdade o quadrangular tinha como função definir os clubes participantes da Taça Libertadores da América. Flamengo e Internacional foram punidos por não jogar com o Sport tÃtulo ficando com o tÃtulo e o Guarani como vice-campeão.
Abraço...
2007-03-22 00:59:59
·
answer #6
·
answered by buddha_nh 1
·
1⤊
1⤋